HORIZON ZERO DAWN – ANÁLISE | LEPOPGAMES

Games, Lepop Games| Visitas: : 1393

LEPOPGAMES no ar! Hoje trazemos até vocês a Análise de um dos games mais aguardados do ano, HORIZON ZERO DAWN.

Exclusivo para PlayStation 4, HORIZON ZERO DAWN surgiu com uma proposta inovadora e ambiciosa, mas será que o game realmente cumpre tudo aquilo que prometeu?

Nesta análise vamos comentar sobre todos os pontos altos e baixos de HORIZON ZERO DAWN, e pensando também na galera que gosta de análises em vídeo, fizemos um vídeo especial demonstrando todos os pontos que abordamos no texto abaixo. Então, bora lá!

 

FICHA TÉCNICA

  • Título: Horizon Zero Dawn
  • Lançamento: 28/02/2017
  • Plataforma: PS4
  • Distribuidora: Sony
  • Desenvolvedora: Guerrilla Games

 

Uma ideia surgiu em 2011, depois do lançamento de Killzone 3, o estúdio Guerrilla Games anunciou que estava para dar vida a um projeto baseado em Killzone. O diretor Mathijs de Jonge chamou o projeto de “o mais arriscado“, com tudo definido, uma equipe de 10 a 20 pessoas começaram a construir protótipos para o jogo e muitos dos elementos incluídos nestes protótipos permaneceram no game. A história ficou por conta John Gonzalez, que escreveu também Fallout: New Vegas entre outros e os variados elementos da história permaneceram intactos desde o inicio da produção.

Horizon Zero Dawn é um daqueles games que chegam com os dois pés no peito, que não pedem licença para entrar e se tornam memoráveis, épicos, fodásticos. O jogo é aquilo que podemos chamar de obra de arte e vale muito a pena conferir.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop

 

TRAMA

Horizon Zero Dawn se passa anos no futuro em um mundo pós-apocalíptico onde criaturas mecanizadas e colossais dominam tudo. Com o passar do tempo, a humanidade acabou regredindo para uma sociedade tribal de caçadores que sobrevive em meio a florestas, cordilheiras imponentes e ruínas de uma civilização antiga enquanto as máquinas se tornam cada vez mais poderosas.

Você é Aloy, uma guerreira habilidosa que utiliza todo seu conhecimento adquirido em anos de treinamento para proteger sua tribo da força, do tamanho e o poder bruto das máquinas enquanto explora o gigantesco mundo erguido sobre as ruínas do que sobrou de uma extinta civilização.  É neste cenário em que humanos, animais e as máquinas dividem espaço que a nova mascote da Sony precisará se mostrar forte o suficiente para provar seu valor.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Aloy 2

 

UMA PERSONAGEM BEM CASRISMÁTICA

Aloy é uma personagem que mal conheço e já considero pakas, é impossível não criar apreço pela personagem em si, nos tutoriais do game que servem como breve narrativa da infância da garota, temos uma noção de sua origem humilde e de como foi árduo o seu treinamento.

Na companhia de Rost, pai e mentor, a garota desenvolveu todo seu potencial para lhe dar com os desafios do mundo, alguns anos depois como ato final de seu treinamento seus conhecimentos foram colocados a prova em um ultimo teste antes do bicho pegar.

A garota mostra muita personalidade em suas decisões e como uma guerreira está sempre apta a encarar qualquer desafio, para quem acha um exagero a forma de como descrevo a personagem basta jogar uma hora ou bem menos para entender o que estou dizendo.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 8

 

O GAME

Os cenários de Horizon Zero Dawn lembram muito os vistos em The Witcher 3, e em alguns momentos você tem a sensação de estar jogando The Last of Us justamente quando se visita as ruinas do que era uma cidade, o ambiente  mostra muita vida com animais andando de um lado para o outro e dividindo a cena com as maquinas. Vale destacar bem a questão de termos o dia e a noite, assim como dias ensolarados ou chuvosos. A interação da personagem principal com o ambiente é outro ponto que chama atenção, nele você pode extrair a matéria-prima necessária para confeccionar itens de cura, bombas, flechas e todo um aparato de bugigangas, além disso, você pode utilizar as pedras e moitas para se esconder de seus inimigos e pegá-los desprevenidos.

Como nem tudo são flores, os NPCs não possuem nenhuma interação com o cenário não se importam muito com a noite ou dia se está chovendo ou não apenas continuam parados ali em seus lugares como se nada tivesse acontecendo, nos diálogos não expressam nenhum tipo de emoção.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Cenario Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 2 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 7

 

MAPA

O mapa de HORIZON ZERO DAWN é imenso, titânico, e com alguns upgrades comprados nos vendedores você terá acesso a localizações de itens especiais, lugares… E o mais legal é poder saber a localização exata das “espécies” de maquinas, algo bem parecido com o que já vimos em Red Dead Redemption.

No geral, para quem quiser explorar de cabo a rabo esse mapa, prepare-se para gastar algumas boas horas com isso.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Mapa 1 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Mapa 2 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Mapa 3

 

INIMIGOS

Quanto aos inimigos, não são só as maquinas que vão nos atormentar durante a jogatina. Claro, na maioria das vezes serão elas as causadoras dos nossos maiores problemas – e, diga-se de passagem, algumas delas lembram os robôs vistos nos jogos da série Metal Gear, mas voltando ao assunto, temos também como inimigos os humanos, e em certos momentos será a interação com o cenário que determinará o sucesso em eliminá-los sem ser visto. Temos aqui mais uma pequena lembrança da saga Metal Gear.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Inimigo Humano Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Inimigo

 

DINÂMICA

O game segue no estilo RPG, e interagindo com outros personagens é nos apresentado um leque de opções com respostas que se desdobram em diferentes ações. Este sistema já foi adotado em títulos como Dragon Age, Fallout e The Witcher 3. Conforme o jogador eleva o nível da personagem acessamos novas habilidades que serão imprescindíveis no futuro, aumentando assim a dinâmica do jogo.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 1 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 3

 

COMBATE

O sistema de combate corpo a corpo de HORIZON ZERO DAWN pode não agradar muito aquela galera que curte executar combos. Além de ser muito simples, não existe a mira travada utilizada nos jogos como Dark Souls, Nioh entre outros, para surrar o inimigo sem errar o golpe. Parece que o foco do jogo está mais na utilização de armamentos como arco e flecha, estilingue e demais. Vale deixar bem claro que apesar dos combates corpo a corpo serem bem simples isso não tira a diversão do game, tão pouco das lutas em si.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Aloy 4 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Combate 1 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Combate 2 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Combate 3

 

ARMAS E EQUIPAMENTOS

E falando em armamentos, para a utilizarmos estes equipamentos o jogo conta com uma forma bem simples para equipá-los e usá-los em batalha. Os equipamentos variam entre arcos, que são melhores para atirar a longas distâncias, armadilhas, estilingues que atiram bombas elementais entre outros. Você contará com um vasto arsenal.

Na hora de equiparmos a “armadura”, podemos escolher entre aquelas que dão mais proteção contra ataques físicos, ou aquelas que protegem melhor contra ataques elementais.

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Aloy 3 Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop 9

Horizon Zero Dawn - Analise - LEPOPGAMES - lepop - Concept Art Aloy

 

VEREDITO

Horizon Zero Dawn sem duvidas é um jogo que merece muita atenção, que sabe nos envolver e tem brilho próprio. É, sim, digno de entrar para o hall da fama dos games que marcaram épocas.

Pontos negativos

  • Npcs não interagem com cenário ou expressam emoções
  • Sistema de combate corpo a corpo simplório

Pontos positivos

  • Gráficos realistas
  • Mapa gigantesco
  • Aloy, personagem carismática
  • História envolvente e bem apresentada

Horizon Zero Dawn já está disponível exclusivamente para PS4.

 

Se ainda não viu ao Trailer desse incrível game, vale muito a pena conferir.

Não deixe de acompanhar os próximos vídeos do LEPOPGAMES aqui no LEPOP.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.

Até o próximo LEPOPGAMES.

Compartilhe: