0S 13 PORQUÊS | NA MINHA OPINIÃO

Series e TV, Variedades| Visitas: : 1533

Olá!
Hoje é a minha vez de falar sobre 13 Reason Why ou Os 13 Porquês, essa série que está dando o que falar  que é baseada no livro do Jay Asher, o qual eu já li e vou dar a minha opinião.

ALERTA: Contém Spoiler!

A série foi lançada no dia 31 de março desse ano na Netflix. Foi um alvoroço total para quem leu o livro e para quem é fã da atriz e cantora Selena Gomez, pois ela é umas das produtoras executivas – diziam boatos que ela iria participar da série e etc, mas dessa vez ela não apareceu na frente das telinhas e sim por trás, só que em quesito marketing ela foi uma grande impulsionadora e garanto que a grande maioria do público que assistiu a essa série foram adolescentes e jovens adultos por tratar de temas como bullying, depressão, abuso sexual, invasão de privacidade e suicídio.

Trailer da série: 

Os 13 Porquês, o livro, fez um sucesso tremendo em 2011 se tornando o primeiro da lista de best-sellers do The New York Times. Confesso que amei o tema abordado. Foi de uma forma meio brusca, pois o livro não te dá aqueles detalhes que tem na série e ele simplesmente só te dá o direito de imaginar como foram as situações que aconteceram com Hannah, e o que está acontecendo com Clay e Tony, os conflitos internos e as vozes dos outros personagens só tiveram na adaptação da série, que particularmente achei bem bacana, principalmente ter dado vida aos pais de Hannah.

No livro, Clay Jensen escuta as fitas em uma noite e já na série ele demora os 13 dias e enrola pra caramba, lógico que “baseado” não quer dizer “cópia” e então esse intuito foi para existir a série, mas não havia necessidade para isso tudo, poderia ter reduzido um pouco ou até mesmo ter feito um filme, pois não vejo continuidade, sendo que as razões de Hannah eram o motivo maior de existir a série.

OS 13 PORQUÊS - Minha Opinião - LEPOP

A embaixadora da série Selena Gomez e a edição do livro lançado pela Editora Ática. Imagem retirada da Internet.

 

OS 13 PORQUÊS – MINHA OPINIÃO

Vamos falar sobre as razões porque gostei de Os 13 Porquês:

Gostei porque é uma história dramática (AMO DRAMA) e consegue te prender do começo ao fim, por mais que as vezes ache que não achei tudo isso.

OS PERSONAGENS DE OS 13 PORQUÊS

Tem horas que você odeia Hannah Baker, porque você acha que ela é mimada, mas tem horas que você se identifica pelo motivo dela ser incompreendida e por ninguém dar uma verdadeira chance de conhecê-la de verdade. Ela se culpa quase o tempo todo. Para uma menina que se mudou a pouco tempo e ter recebido má fama logo no começo do ensino médio, realmente é muito cruel, conforme as fitas foram se passando você percebe o quanto aquela bola de neve cresceu e como ela já estava aos poucos se matando por dentro.

As cenas de estupros foram até que bem dramatizadas, te deixando bem desconfortável, deixando você com os nervos à flor da pele, pois isso não é coisa que se faça, ninguém merece passar por uma coisa horrível dessa. Mas para mim as cenas não superaram a cena de estupro que ocorre na série Outlander, que na verdade nem se compara, pois é uma série para jovens, né?!

E de tanto Hannah se achar culpada pelo mundo cruel em que ela estava vivendo, ela criou as treze razões (Os 13 Porquês) que impulsionaram a sua morte. No livro ela morre de overdose tomando comprimidos e na série ela corta os pulsos de uma forma bem agonizante.

OS 13 PORQUÊS - Minha Opinião - LEPOP

Clay Jensen (Dylan Minnette) e Hannah Baker (Katherine Langford).

Clay Jensen é apaixonado por Hannah, mas demorou muito para demonstrar o que sentia por ela. Na cabeça dele, ele era um zé ninguém para ela, e foi um choque para ele escutar que Hannah se achava um nada nesse universo de pessoas “perfeitas”.

Jay Asher, o autor desse livro, teve intuito de escrever essa história para as pessoas procurarem ajuda e, na verdade, a nós mesmos, retomar nossas atitudes com os outros. Ter mais empatia e respeito, pois muitas vezes julgamos as pessoas sem conhece-las, sem ao menos saber o que se passa em suas cabeças.

Clay, no último capítulo, percebe o quanto é importante conhecer as pessoas antes de julgá-las. Ele acaba vendo uma forma de crescer como Ser Humano. Ele viu nas fitas de Hannah uma chance de corrigir seus erros e seguir em frente sendo uma nova pessoa. No livro, Clay não tem atitudes vingativas como na série, ele realmente passa a fita para frente na ordem certa, na qual ele endereça para Jenny Kurtz que na série é a Sheri, mas enfim, só Deus sabe o que Jenny fez com as fitas no livro; e na série já sabemos o rumo que a história tomou.

OS 13 PORQUÊS - Minha Opinião - LEPOP

Clay Jesen (Dylan Minnette).

Tony é o meu personagem favorito. Não é porque ele não está na lista de Hannah, nem porque ele tem um Mustang da hora e que gosta de coisas antigas, e sim por aparentar ser muito confiante e ser mais maduro que os demais.

Os 13 Porquês, o livro, não especifica que ele é homossexual, mas achei interessante tê-lo feito dessa maneira, mostrou que ele também tem seus conflitos internos e que não é diferente de ninguém, pois acredito que na fase da adolescência tem muitos jovens que ainda estão se descobrindo e que para eles é muito difícil se assumir sem apoio de ninguém.

Tony, vamos dizer, é o guardião das fitas, pois ele foi o escolhido para revelar as fitas caso desse alguma bosta. Fiquei com dózinha dele porque nem ele sabia o que ia acontecer, quando descobriu foi tarde demais. Para mim ele é um guerreiro. Na posição dele, eu não ia ter psicológico para isso. Ser guardião das fitas tem que ser forte para não fazer besteira.

Christian Navarro como Tony:

OS 13 PORQUÊS - Minha Opinião - LEPOP

Os demais personagens de OS 13 PORQUÊS eu não tenho muito o que falar. Hannah Baker já falou quase tudo. As razões dela são as razões dela. Não tenho o que opinar. Só sei que “te odeio Bryce!”. 

Para todos os envolvidos eles achavam que não estavam lhe causando mal nenhum e isso é o problema. É sinal que cada um só se importava consigo mesmo. As fitas, na minha opinião, foram para mostrar a essas pessoas que por dentro de cada um existe um coração, um pensamento, uma emoção e uma sensibilidade que não se brinca, e que não se julga as pessoas sem ao menos conhecê-las bem, por dentro, e que independente de tudo, todos merecem respeito.

OS 13 PORQUÊS - Minha Opinião - LEPOP

Foto: Divulgação Netflix.

 

OS 13 PORQUÊS – SUICÍDIO

Suicídio, infelizmente é uma causa comum e que não era para ser. A maioria das pessoas que sofrem suicídios são jovens, justamente por não haver pessoas que saibam escutar e compreender seus conflitos internos. Muitas vezes são motivos que para nós são pequenos, mas para outros não são, por isso temos que aprender a compreender as pessoas, nunca sabemos ao certo os problemas que essa pessoa está passando por dentro.

Pessoas que já pensaram ou pensam em suicídio, precisam aprender a procurar ajuda. Eu sei que é difícil. Já pensei em suicídio e não foi uma vez, foram várias vezes. Mas tive amigos que mesmo não sabendo, me ajudaram a superar e uma das grandes razões de ainda estar viva foi o meu irmão caçula, o qual coloquei na minha cabeça: alguém precisa de mim mais do que eu mesma, sou exemplo de vida para ele”, e então comecei a desabafar, fazer trabalhos voluntários – que hoje são importantes para mim. Fiz terapia por um tempo, porque me culpava muito e soltava minha raiva nos outros.

Por experiencia própria eu falo: procure ajuda. Não coloque mais empecilhos na sua vida, tire essa carga pesada de você mesmo, não acredite que esses jogos como “Baleia Azul” seja a solução. Esses tipos de pessoas não querem seu bem. Procure por trabalhos voluntários, é importante você ver que existem pessoas que precisam de você.

SEJA VOCÊ SEMPRE, E JAMAIS ACREDITE QUE VOCÊ É UM ESTORVO PARA O MUNDO. VOCÊ É MAIS DO QUE ISSO.

OS 13 PORQUÊS - Saiba Dizer Não - Minha Opinião - LEPOP

Campanha de 2015 “SAIBA DIZER NÃO”.

 

OS 13 PORQUÊS – CONSIDERAÇÕES

Então para finalizar: Os 13 Porquês é uma série (e um livro) que faz você realmente pensar nesses assuntos, e com o lançamento de ambos ajudaram muitas pessoas a pensarem em desabafar sobre isso.

Só com o lançamento da série a CVV (Centro de Valorização a Vida), que é um serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio, teve um aumento na procura por ajuda desde então. Isso é um ponto positivo.

Clique na imagem abaixo para conhecer o trabalho da CVV.

OS 13 PORQUÊS - CVV - Minha Opinião - LEPOP

http://www.cvv.org.br/

UMA ADVERTÊNCIA:

Não assista a série pensando pelo lado negativo. A intenção, pelo o que percebi, é AJUDAR e NÃO A INFLUENCIAR coisas erradas como a moda da “Baleia Azul”.

Por favor galerinha jovem, não é “engraçado” essa coisa. A vida vale muito mais do que isso.

Obs: Deixe sua opinião aqui nos comentários sobre o que você acha de Os 13 Porquês!

Um grande beijo e até a próxima.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.

Compartilhe:
  • Thiago R Santos

    Na verdade, eu acredito que terá uma segunda temporada, pelo fato de um dos jovens estar com algumas armas guardadas e fotos de todos os envolvidos na fita. Lembrando que ele retira a foto do Alex Standall, pensando no dia em que este o salvou de levar umas porradas. Pode ter retirado a foto por outro motivo também, pois o Alex tentou se suicidar com um tiro e estava na emergência, deixando seu destino incerto.

    Fato é que, talvez, essa possível segunda temporada aborde um tema bastante comum nas escolas Norte Americanas, que é alguém entrar armado na escola, matar meio mundo e se suicidar. A diferença é que essa segunda temporada não teria um livro pra se basear. Mas seria uma história com um tema bastante polemico e reflexivo. Ao pensar nisso, me vem a musica “Jeremy”, do Pearl Jam, à mente.

    • Graziela Damasceno

      Olá Thiago, você tem toda razão. Com certeza na segunda temporada eles continuarão com temas polêmicos e reflexivos.
      Muito obrigada pela sua opinião, foi muito bacana! =D