TOKUSATSU | LEPOPCAST 23

Lepopcast, Variedades| Visitas: : 1153

LEPOPCAST no ar! Bastante atrasado, mas no ar. No vigésimo terceiro episódio do LEPOPCAST, abordamos o universo TOKUSATSU, dos famosos heróis japoneses e suas particularidades.

Sabe o que são Metal Heroes? Super Sentais? Sabe quais foram os nomes Tokusatsu mais famosos da saudosa Rede Manchete? Conhece nomes como National Kid, Gavan, Machineman, Spielvan, Jiban, Jaspion, Kamen Rider, Changeman e tantos outros?

Se já conhece sobre esses e outros TOKUSATSUS, vai reviver o saudosismo nesse LEPOPCAST. Se não conhece nada sobre TOKUSATSU, então pegue seu uniforme, espada, pistola, seu robô gigante, coloque os fones de ouvido e bora descobrir.

LEPOPCAST 23 - TOKUSATSU - lepop

DOWNLOAD MP3 – LINK | Agregadores:  YouTUNER, Ouvindo Podcast

FEEDS: Lepop.com.br/feed | Feeds.Feedburner.com/Lepop

Apresentação: LLeo Favaretto, Carlo Barbagalo

Aqui fica registrado o agradecimento ao Anderson Marcarenhas pelas informação sobre Masaaki Hatsumi e o Bujinkan. Muito obrigado.

Abaixo estão as informações sobre o Dojo e o texto também citado no áudio desse LEPOPCAST. Se você se interessa por Ninjutsu, a arte ninja, essa é uma excelente oportunidade de conhecer a essência dessa arte milenar.

Bujinkan Chuugi Dojo

Endereço:
Rua Diogo de Faria, 49 – Vila Clementino – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
(11) 5573-6279

Facebook: https://www.facebook.com/chuugidojo/

Bujinkan Chuugi Dojo - Logo - lepop

Bujinkan Chuugi Dojo – Logo

TEXTO:

“Masaaki Hatsumi, idealizador do seriado Jiraiya é também o fundador da Bujinkan  –Sistema Marcial que inclui 9 ryu-ha (escolas de artes marciais).

No primeiro EP pode-se ver a placa ‘Ninpoh Taijutsu’ na entrada do Dojo da família Yamashi. Esta é uma referencia real à rotina de treinos que Masaaki viveu ao longo da vida.

Originalmente, e esta é uma história contada a partir dos mestres para os alunos além de seu registro em diversos documentos, Hatsumi-sensei já com graduações em diversas artes marciais estava procurando por uma vivência mais completa no mundo do Budô. Após a indicação de um de seus mestres anteriores, Hatsumi viajou até Kashiwabara, afim de conhecer  um senhor chamado Takamatsu Toshitsugu, hoje largamente conhecido como o último ninja vivo que esteve em ação.

Após 15 anos de longas viagens para encontrar seu mestre, o então Soke Takamatsu conta a seu discípulo que não havia nada mais a ser ensinado. Cerca de um ano depois o último ninja partiu deixando nas mãos de Hatsumi a herança milenar de 9 sistemas de luta: 6 samurais e 3 focados exclusivamente em ninjutsu. O mais antigo deles, Togakure Ryu Ninjutsu é utilizado amplamente no seriado e citado na linda frase ‘Sucessor de Togakure’. Hatsumi é o 34º soke desta escola. 

A ideia de formar um sistema de luta surgiu após a morte do Soke anterior. Um sistema didático foi criado, com suas respectivas graduações e em seguida um nome: Bujinkan. Que significa ‘Casa do Divino Guerreiro’ (é uma das principais inspirações sobre a vivência que Hatsumi absorveu de seu mestre).

Após o ‘boom’ dos ninjas nos anos 80, em grande parte graças a Hollywood, muitas informações sobre os ninjas e suas praticas foram deturpadas; Conta-se no tatame, de forma não oficial, que Hatsumi então decidiu divulgar sua arte e os valores ensinados por seu mestre também através do seriado Jiraiya, alcançando assim as mais tenras gerações. Muita coisa que se vê na história dos ninjas, nos dojos e nos treinos, hoje em dia também é vista no seriado:

  • Proteção da família
  • Enfrentar as dificuldades
  • Perseverar
  • Lutar contra a dor do próximo
  • Corrigir o inimigo.

Hoje a Bujinkan é uma instituição mundial, e tem forte atuação na América Latina contando com milhares de alunos do atual Soke”.

Referências:
Shinobi: Winds of 34th Generations

Saigo no Jissen Ninja Takamatsu Toshitsugu

Chuugi Dojo – Bujinkan

Masaaki Hatsumi - lepop

Soke Masaaki Hatsumi | Fundador e Diretor da Bujinkan Honbu Dojo Japão

 

Jaspion, National Kid, Kamen Rider, Black Kamen Rider RX, Machineman, Jiban, Gavan, Spielvan, Jairaiya, Changeman, Flashman, Shaider, Power Rangers, Goggle V, Lion Man, Spectreman,  Cybercops e muitos outros TOKUSATSUS foram citados nesse LEPOCAST. Bem como alguns de seus respectivos inimigos como Kilza, Kilmaza, MacGaren, Kaura, Galdan, Nefer, Rita Repulsa, Satan Goss e muitos outros.

gavan - lepop

Se você gosta das músicas das aberturas das séries citadas nesse LEPOPCAST, ou se quer relembrar, abaixo ficam dois vídeos com diversas das músicas dos maiores heróis Tokusatsu dos anos 80 e 90 – e se eu fosse você abriria esses vídeos em outra aba e daria uma olhada no texto da descrição deles. De repente você encontra algo interessante.  😉

E você não achou que ficaria sem ver os Cybercops no Programa do Gugu, né?

 

Não deixe de se inscrever em nosso canal pra ficar por dentro das novidades que virão. Curta a nossa página no Facebook, siga nosso Twitter. Compartilhe!

O LEPOPCAST vai ao ar toda terça-feira às 19h. Não perca! Assine o nosso FEED para receber as notificações de novos episódios do LEPOPCAST, fazer o download gratuito dos nossos Podcasts e escutá-los onde e quantas vezes quiser. No trânsito, na esteira, no avião; pelo PC, Tablet ou Smartphone.

 

________________________________________________________________________

CREDITS
All musics contained in this podcast episode are licensed under Creative Commons Attribution License and/or are Royalty Free Musics, or Public Domain Musics.

Royalty Free Musics and Public Domain Musics by:
https://freepd.com/
http://danosongs.com/
http://incompetech.com/
http://audionautix.com/
http://mcs.franknora.com/
http://www.freemusicpublicdomain.com
http://audiomicro.com/royalty-free-music
https://www.youtube.com/user/AudioLibraryEN

Audio Files – Series Songs’ Themes:

“Copyright Disclaimer Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for “fair use” for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit, educational or personal use tips the balance in favor of fair use. No copyright infringement intended.”

I must state that in NO way, shape or form am I intending to infringe rights of the copyright holder. Content used is strictly for research/reviewing purposes and to help educate. All under the Fair Use law.
I Do Not Own Anything. All the Rights in This Content Belong to Their Respective Owner/s.

https://www.youtube.com/

SFX:
http://freesound.org/browse/
http://boodahjoomusic.com/blog/adobe-auditions-elusive-loopology-content/

________________________________________________________________________

SOBRE PODCASTING:

Não sabe o que é um Podcast? Não tem problema. Continue lendo esse texto que já vai aprender. E é possível garantir que quanto mais Podcasts conhecer, mais vai se interessar em continuar conhecendo e acompanhado.

 

 

O QUE É UM PODCAST?

Se você é novo na Podosfera e não tem a menor ideia do que é um Podcast, esse texto é pra você, e vai te ajudar a desmistificar muita coisa sobre essa mídia fantástica. E como se trata de uma mídia em crescimento é comum que poucas pessoas saibam do que se trata. Por isso esse texto vai acompanhar todas as publicações do LEPOPCAST para que todos os novos ouvintes/assinantes tenham acesso a essas informações.

Pra que você entenda de fato o que é um Podcast e como este funciona, precisa saber o que o possibilita, quais as tecnologias envolvidas por trás dessa mídia pra que entenda a ideia a mesma.

A internet possibilitou a troca de informação entre pessoas das mais variadas partes do mundo, em tempo real, sem barreiras. E quando falamos em trocar informações não falamos apenas em conversa, mas também em troca de arquivos. Seja arquivo de texto, áudio, imagem… Basta um clique, e voilà.

Dentre todas as tecnologias que vieram com a internet, a possibilidade de armazenamento de conteúdo e de compartilhamento de conteúdo foram as principais influenciadoras do Podcast. E isso porque a pessoa que ouve um Podcast não é necessariamente um “ouvinte”, mas um assinante, pois você literalmente faz uma assinatura para acompanhar as novas publicações, os novos episódios do seu(s) Podcast(s) favorito(s). Por isso agregar e compartilhar um determinado tipo de conteúdo é tão importante.

Toda essa comodidade de receber o conteúdo na hora que este é publicado só é possível graças ao FEED RSS (Really Simple Syndication – algo como “Averiguação Realmente Simples“), que nada mais é do que uma forma simples de você entregar um conteúdo determinado para pessoas que se interessem pelo mesmo.

Num primeiro momento, o RSS funcionava como um News Feed, como uma forma de divulgar informações, geralmente em texto, como funcionava o saudoso Google Reader.

Em 2004, Dave Winer liderou uma equipe de desenvolvedores que vieram a implementar o que passou a ser conhecido como Feed RSS Enclouser, a partir do RSS 2.0. Essa nova tecnologia permitia “anexar” arquivos – na verdade, o que essa tecnologia passou a permitir foi que além da informação em texto, agora era possível disponibilizar o caminho para um arquivo de mídia, tanto imagem, áudio ou vídeo.

Um ano depois, em 2005, um até então VJ da MTV chamado Adam Curry, teve a brilhante ideia de disponibilizar o áudio do seu programa na MTV para o seu público. Com isso, Curry foi a primeira pessoa a criar uma forma de anexar o caminho para um arquivo de áudio através do iPod e, pelo iPOD fazer broadCAST. Então surge o Podcast.

Adam Curry ficou conhecido como The Podfather, trocadilho com The Godfather, título original de O Poderoso Chefão.

Certo, agora que você conhece toda tecnologia e a história por trás dessa mídia cada vez mais crescente, fica mais fácil dar um conceito adequado sobre o que de fato é um Podcast.

 

CONCEITO DE PODCAST

“Podcasting é um meio de publicação de arquivos de mídia digital através de feed RSS, o que permite aos assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado” (Léo Lopes, criador, produtor, âncora e editor do Podcast Radiofobia, editor do Nerdcast, dentre outros, e idealizador do Curso de Podcast).

 

CARACTERÍSTICAS DO PODCAST

  • Conteúdo on demand: o assinante é que escolhe aqui que mais lhe agrada ouvir;
  • Flexibilidade: o assinante escuta o que, quando, onde e o quanto quiser. E o produtor/apresentador pode falar sobre o assunto que quiser;
  • Portabilidade: o assinante pode carregar seu(s) Podcast(s) favorito(s) consigo para onde quiser, uma vez que só precisa de um smartphone qualquer outro aparelho portátil que toque MP3. Basta ter um aplicativo de sincronização de Podcasts, escolher seu programa favorito, sincronizar e ouvir – ou fazer o download para ouvir posteriormente;
  • Interatividade: o assinante tem fácil acesso aos produtores de seu Podcast favorito. Seja através de email, fórum, mídias sociais, comentários no site…
  • Fidelização: uma vez que se gosta do conteúdo de um determinado Podcast, sua fidelização é basicamente instantânea;
  • Engajamento: essa mídia é basicamente um vício tanto pra quem ouve como pra quem produz. Comumente se vê apresentadores de Podcasts sendo convidados para participarem de outros Podcasts, o que gera uma divulgação mútua. E quando menos se espera, lá está o ouvinte conhecendo mais Podcasts, assinando esses conteúdos, compartilhando e, em muitos casos, querendo criar seu próprio programa (acredite, sou prova viva disso);
  • Liberdade: você não precisa ficar preso a uma tela para acompanhar o conteúdo, pois se trata justamente de uma mídia de áudio. Mesmo no caso de Podcasters que hoje também passaram a compartilhar seus programas no YouTube, o assinante não se prende a “tempo de tela”. Pode muito bem deixar o episódio rolando e ouvir enquanto faz outra coisa.

 

COMO ASSINAR UM PODCAST?

Pra assinar um Podcast, se cadastrar em nosso FEED, receber nossas notificações pelo seu celular e até mesmo programar seu smartphone pra baixar o LEPOPCAST pra você, basta instalar qualquer aplicativo de busca de podcast no seu Smartphone (seja Android, iPhone ou Windows Phone) e seguir as instruções do app. Você pode buscar/encontrar seu Podcast favorito pelo nome, título de episódio específico, pela URL do feed, pelo YouTube… Pode inclusive baixar podcasts direto do iTunes. Pronto. Bem vindo à Podosfera. Um universo de histórias, sotaques, contos e causos, motivacionais, institucionais, informativos, divertimento, entretenimento e muito, muito mais.

 

O LEPOPCAST é o Podcast semanal do LEPOP, e vai ao ar toda terça-feira às 19h, sempre com um tema ligado à cultura pop, ou com entrevistas das mais diversas. Sempre levando informação, entretenimento e diversão ao seu dia.

Assine o nosso FEED para receber as notificações de novos episódios do LEPOPCAST e fazer o download gratuito dos nossos podcasts e escutá-los onde e quantas vezes quiser. No trânsito, na esteira, no avião; pelo PC, Tablet ou Smartphone.

E você? O que achou desse Podcast sobre TOKUSATSU? Deixe aí nos comentários pra gente saber. Conta aí.

Gostou? Então baixe o episódio, compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.

 

 

Compartilhe: