Le|Pop
a-chorona1-LEPOP

A CHORONA | MISTÉRIOS

Lenda conhecida no México, a chorona ou como é conhecida por lá ‘la llorona‘ carrega consigo uma história triste, mas ao mesmo tempo repleta de mistérios. São muitos os videos em que relatam o choro aterrorizante da entidade, outros mostram possíveis aparições e até filmes já foram feitos sendo o mais recente e que faz parte do universo de Invocação do Mal, A Maldição da Chorona. Vamos conhecer a lenda, as suas variações e ver os tais videos, bora então?

A LENDA

A história tem origem no início do século 16, no México. Em noites de lua cheia, vizinhanças inteiras teriam o sono perturbado pelo choro insistente de uma mulher desesperada. Ela estaria em busca de seus filhos.

Segundo a lenda, a chorona, como ficou conhecida, se chamava Maria. Apaixonada por um homem que sua família desaprovava, Maria decidiu fugir com seu amado e com ele teve dois filhos. Certo dia, Maria descobre que estava sendo traída por seu marido, arrasada e cega de ódio, a mulher pegou seus filhos, símbolos daquele matrimônio desastroso e os afogou num lago. Dois dias depois, quando o ataque de fúria passou, Maria voltou ao rio para encontrar os filhos os encontrou na margem oposta, já sem vida.

Com a dor da culpa e o arrependimento, Maria acaba morrendo de depressão, porém, sua agonia não teria um fim com sua morte, a mulher volta do além para tentar encontrar seus filhos enquanto chora. Segundo os populares, a chorona rapta as crianças que encontra para tentar substituir as suas.

a-chorona-LEPOP

As variações da lenda

Mulher da meia-noite – A Mulher da Meia-Noite, conhecida também como Dama de Vermelho ou Dama de Branco, é um mito universal. Ocorre nas Américas e em toda Europa.

A assombração geralmente aparece vestida de branco ou de vermelho, alguns dizem, que é uma alma penada que não sabe que morreu, outros afirmam que é o fantasma de uma jovem assassinada que desde então vaga sem rumo. Ao contrário de seu nome, ela não aparece a meia-noite, mas desaparece nesse horário, após seduzir algum homem solitário, a mulher pede para que ele a acompanhe até sua casa, chegando em um determinado ponto, mais precisamente no cemitério, a mulher desaparece e o sino da igreja anuncia que é meia-noite.

Linda como é, a mulher parece uma jovem normal. Gosta de se aproximar de homens solitários nas mesas de bar. Senta com ele, e logo o convida para que a leve para casa. Encantado com tamanha beleza, todos topam na hora. Enquanto caminham e conversam logo chegam ao destino, um lugar com o muro alto. A jovem então diz ao acompanhante: “É aqui que eu moro…”. É nesse momento que a pessoa se dá conta que está ao lado de um cemitério.

Mulher de Branco – mulher de branco é um espírito, uma criatura sobrenatural, que normalmente rapta homens ou até mesmo crianças, depois de sofrer de problemas de amor e cometer suicídio quando era viva.

Loira do Bonfim – A Loira do Bonfim é uma personagem mitológica da cidade de Belo Horizonte. Ficou conhecida na cidade a lenda de uma mulher loira que conquistava os homens no centro e os convencia a ir à sua casa, no bairro do Bonfim. Ao chegar lá, ela se dirigia ao cemitério e dizia que ali era sua morada.

Loira de Caeté – A lenda conta a história de uma mulher que teria sofrido um acidente de carro na perigosa estrada que liga a BR-381 à cidade de Caeté, em Minas Gerais, e morrido, juntamente com o filho. O fantasma da “loira” vai, então, à beira da estrada em busca de uma carona que a leve à cidade para buscar ajuda. Os que não param seus veículos para socorrê-la, ao olhar pelo retrovisor no decorrer da viagem, a verão sentada no banco traseiro, de onde desaparecerá em seguida.

Loira do Banheiro – Seria uma adolescente de longos cabelos louros, belíssima e namoradeira que ainda em vida, se escondeu no banheiro masculino (ou feminino, depende de cada versão da lenda) de sua escola, para não ser pega namorando (ou fumando em algumas versões) pelos seus professores ou pela diretora. Por azar,escorrega no piso molhado do banheiro, bate a cabeça e morre. Desde então, seu espírito passa a assombrar e seduzir os garotos que ficam sozinhos nos banheiros das escolas ou aterrorizar as meninas que se arrumam muito à frente dos espelhos de banheiros escolares. Em outra versão, ela é violentada, morta pelos garotos da escola e abandonada no banheiro. Assim como na lenda da Blood Mary, há versões da lenda que dizem: para se livrar da Loira do banheiro, tem que puxar os tampões de algodão de suas narinas, fazendo com que seu fantasma desapareça definitivamente.

A CHORONA NOS CINEMAS

Para saber um pouco mais sobre a lenda destacamos o filme de 2019, apesar de não chegar a ser assustador como outros filmes do universo de invocação do mal, A Maldição da Chorona prende bem a atenção e traz uma personagem bem conhecida dos fãs da franquia Invocação do Mal… não vou dar spoiler.

Há também uma animação mexicana, pra quem curte e prefere, pode ser uma alternativa também.

A Maldição da Chorona – Filme de 2019 e que faz parte do universo de Invocação do Mal, conta a história de uma uma assistente social e seus dois filhos, a mulher começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural chamada de Chorona. 

A Maldição da Chorona | Trailer Teaser Legendado

A Lenda da Chorona – Leo San Juan e Teodora partem em uma nova aventura para pegar um espectro que assombra um povoado. Mas o balão em que viajavam cai em meio a uma tempestade.

La Leyenda de la Llorona - Trailer

SUPOSTAS APARIÇÕES

A coleção de vídeos a seguir, mostram a partir dos 3:50, supostas aparições do espírito, outros só é possível escutar alguém chorando. Se são verídicos, não sabemos, mas são interessantes. Se liga:

7 Aterradores vídeos reais do fantasma da mulher que chora (llorona) - Maldição da chorona

O vídeo abaixo se trata de uma suposta aparição da chorona sobre uma arvore, dá uma olhada:

LA LlORONA ( A CHORONA) APARECE EM TOPO DE ARVORE E ESPANTA INTERNAUTAS!!!

Este outro, apesar de assustador, chega a ser cômico, o animal ao invés de ir embora e deixar seja lá o que for pra trás, fica no carro, iluminando o espírito (ou sei lá o que é isso aqui) e gritando. É bizarro…

Fantasma persegue veículo em estrada deserta na Inglaterra (VIDEO)

Bom galera, espero que tenham curtido, são muitos os relatos, as formas como a lenda se apresenta, mas será que é tudo lenda mesmo? Se o espírito realmente existe, não dá para provar, mas por hora, ficamos com o que é divulgado na internet e contado nos filmes. Até a próxima!

DIAMOND FILMS DIVULGA PÔSTER DE ‘MIDWAY - BATALHA EM ALTO MAR’ 2

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.

E se você gosta de cinema e séries:

Aproveite também pra ler nossas críticas


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.