Le|Pop
PETRA-BELAS-ARTES-BANNER-LEPOP

ASSISTA AOS FILMES DO GRANDE CINEASTA FRANCÊS ERIC ROHMER NO BELAS A LA CARTE

A PLATAFORMA DE STREAMING DO CINE PETRA BELAS ARTES É A ÚNICA DO BRASIL QUE TEM TANTOS FILMES DO CINEASTA QUE FARIA 100 ANOS EM MARÇO

ERIC-ROHMER-IMAGEM-LEPOP

O francês Éric Rohmer, um dos cineastas mais importantes da nouvelle vague, foi também crítico de cinema e editor do influente jornal cinematográfico francês Cahiers du cinéma. Considerado um realizador elegante e exigente, ele fazia filmes sobre as casualidades do cotidiano e gostava de retratar histórias de amor da classe média e intelectual francesa, sempre com diálogos cuidadosamente polidos, mas espirituosos.

Seus filmes contam histórias simples, mas onde há uma especial harmonia entre a palavra e a imagem. No Belas A La Carte os assinantes podem encontrar todos os filmes de dois “ciclos” importantes de sua carreira:

CICLOCOMÉDIAS E PROVÉRBIOS“: “A Mulher do Aviador” (1981), “Um Casamento Perfeito” (1982),”Pauline na Praia” (1983), “Noites de Lua Cheia” (1984),”O Raio Verde” (1986), “O Amigo da Minha Amiga” (1987). 

CICLOCONTOS DAS QUATRO ESTAÇÕES“: “Conto de Verão” (1986), “Conto da Primavera” (1990), “Conto de Inverno” (1992), “Conto de Outono” (1998) / “Place de l’Étoile” (1965, episódio do longa “Paris Visto por…”). 


SERVIÇO:

Plano de assinatura mensal, por apenas R$ 9,90 (nove reais e noventa centavos), com acesso a todos os filmes do catálogo (com exceção dos lançamentos especiais), em dois dispositivos simultaneamente; ou locação por filme unitário (catálogo e lançamentos especiais), para assistir em um período de até 48 horas após a compra, por preços variados, a partir de R$ 4,90 (quatro reais e noventa centavos). 

Acesse: http://www.belasartesalacarte.com.br/assinatura


CICLO “COMÉDIAS E PROVÉRBIOS”

A MULHER DO AVIADOR

A-MULHER-DO-AVIADOR-IMAGEM-LEPOP

França, 1981, 101min.  Comédia, Drama, Romance   
Direção: Éric Rohmer

François é um funcionário dos Correios que, numa manhã, decide fazer uma visita surpresa à sua namorada Anne. Entretanto, ao chegar no local, vê um homem deixando o apartamento dela. Ele volta para casa e, mais tarde neste mesmo dia, pergunta a Anne quem era esta pessoa. Ela não responde. Um dia François encontra este homem na rua, caminhando com outra mulher, e decide segui-lo. No caminho conhece Lucie, uma estudante de 15 anos que passa a ajudá-lo.

ELENCO: Anne-Laure Meury, Coralie Clément, María Luisa García, Marie Rivière, Mathieu Carrière, Philippe Caroit, Philippe Marlaud.


“UM CASAMENTO PERFEITO” (1982) 

UM-CASAMENTO-PERFEITO-IMAGEM-LEPOP

França, 1982, 94min.  Comédia, Drama, Romance.    
Direção: Éric Rohmer 

Sabine é uma estudante de artes de 25 anos que está tendo um relacionamento com um homem casado, Simon. Desiludida, ela decide romper o caso e procurar um homem para se casar. É quando conhece Edmond, bem mais velho que ela, porém mais distante que Simon. 

ELENCO: André Dussollier, Anne Mercier, Arielle Dombasle, Béatrice Romand, Féodor Atkine, Pascal Greggory, Sophie Renoir, Vincent Gauthier. 


“PAULINE NA PRAIA” (1983)

PAULINE-NA-PRAIA-IMAGEM-LEPOP

França 1983 90min.  Comédia, Drama, Romance   
Direção: Éric Rohmer

Pauline tem 15 anos e vai passar as férias de outono com Marion, sua prima mais velha. Elas vão para a costa francesa do Atlântico, onde Marion reencontra um velho amigo, Pierre. Apesar do interesse dele, Marion prefere ficar com o aventureiro Henri, apesar de saber que o relacionamento deles não tem futuro. Paralelamente Pauline mantém um romance com o adolescente Sylvain. Até que Henri decide usar Sylvain para se livrar de um problema que teve com Marion, o que atrapalha seu namoro com Pauline.

ELENCO: Amanda Langlet, Arielle Dombasle, Féodor Atkine, Pascal Greggory.


“NOITES DE LUA CHEIA” (1984)

NOITES-DE-LUA-CHEIA-IMAGEM-LEPOP

França 1984 97min.  Comédia, Romance
Direção: Éric Rohmer

Louise encerrou recentemente seus estudos de artes e agora trabalha como estagiária numa firma de decoração de interiores. Ela mora com Remi, seu namorado, num apartamento no subúrbio de Paris. Remi quer se casar, mas Louise está reticente, pois acredita que perderá a liberdade. Ela passa a ficar parte do seu tempo em seu apartamento no centro de Paris, pois acredita que isto fortalecerá a relação com Remi. Porém, sentindo-se sozinha, ela passa a se encontrar com frequência com Octave, seu amigo escritor, e inicia um flerte com Bastien, um jovem músico.

ELENCO: Anne-Séverine Liotard, Christian Vadim, Fabrice Luchini, Pascale Ogier, Tchéky Karyo, Virginie Thévenet.


“O RAIO VERDE” (1986)

O-RAIO-VERDE-IMAGEM-LEPOP

França 1986 94min.  Drama, Romance
Direção: Éric Rohmer

Paris. Delphine é uma secretária que não sabe o que fazer após sua companheira de férias desistir da viagem duas semanas antes da partida. Ela não quer viajar sozinha, mas está sem namorado e não tem facilidade para fazer novas amizades. Uma velha amiga a leva a Cherbourg mas, arrependida, poucos dias depois ela retorna a Paris. Delphine vai aos Alpes, mas logo retorna novamente. Sua última tentativa é para a praia, mas também desanima e resolve tomar o trem para Paris. É quando, já na estação, o olhar de um homem cruza com o seu, o que faz pensar em ficar.

ELENCO: María Luisa García, Marie Rivière, Vincent Gauthier.


“O AMIGO DA MINHA AMIGA” (1987)

O-AMIGO-DA-MINHA-AMIGA-IMAGEM-LEPOP

França 1987 99min.  Comédia, Drama, Romance   
Direção: Éric Rohmer

Blanche é uma jovem balconista, que fica amiga de Lea, uma técnica de computação. Lea está namorando Fabien, mas Blanche no momento não está com alguém. Até que ela conhece Alexandre, um belo engenheiro por quem se apaixona de imediato. Porém, quando Lea rompe com Fabien, ele começa a demonstrar um forte interesse por Blanche.

ELENCO: Anne-Laure Meury, Emmanuelle Chaulet, Eric Viellard, François-Eric Gendron, Sophie Renoir.


CICLO “CONTOS DAS QUATRO ESTAÇÕES”

“CONTO DE VERÃO” (1986)

CONTO-DE-VERAO-IMAGEM-LEPOP

França 1996 109min. Comédia, Romance
Direção: Éric Rohmer

Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha e pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.

ELENCO:Aimé Lefèvre, Alain Guellaff, Amanda Langlet, Aurelia Nolin, Gwenaëlle Simon, Melvil Poupaud .


“CONTO DA PRIMAVERA” (1990)

CONTO-DA-PRIMAVERA-IMAGEM-LEPOP

França 1990 107min.  Comédia, Drama, Romance  
Direção: Éric Rohmer

Jeanne é uma professora de filosofia um tanto temperamental, mas de espírito aberto. Seu noivo está viajando e ela não quer ficar no apartamento dele. Como alugou seu próprio apartamento para um primo, ela termina aceitando o convite de Natasha, uma estudante de música que conheceu numa festa, para dormir na sua casa. Ela se instala no quarto de Igor, o pai de Natasha, que por sua vez passa todas as noites com a namorada. Natasha conta a Jeanne a história do sumiço de seu colar e da suspeita de que a namorada do pai o tenha roubado.

ELENCO:Anne Teyssèdre, Eloïse Bennett, Florence Darel, Hugues Quester, Marc Lelou, Sophie Robin.


“CONTO DE INVERNO” (1992)

CONTO-DE-INVERNO-IMAGEM-LEPOP

França 1992 113min.  Drama, Romance 
Direção: Éric Rohmer

Durante as férias de verão Felice e Charles mantiveram um romance passageiro, ainda que sério. Uma confusão com os endereços fez com que eles perdessem contato. Cinco anos depois, Felice está morando em Paris, com sua mãe e uma filha, uma lembrança daquele verão. É inverno, o Natal está próximo, e Felice se divide entre o relacionamento com o cabeleireiro Maxence e o intelectual Loic. Mas, na verdade, ela não consegue se comprometer com nenhum dos dois, talvez porque a memória de Charles e a ideia do que poderia ter acontecido se não tivessem perdido contato ainda pairem acima de tudo.

ELENCO: Ava Loraschi, Charlotte Véry, Frédéric Van Den Driessche, Hervé Furic, Jean-Claude Biette, Marie Rivière, Michel Voletti.


“CONTO DE OUTONO” (1998)

CONTO-DE-OUTONO-IMAGEM-LEPOP

França 1998 106min.  Comédia, Drama, Romance   
Direção: Éric Rohmer

A viúva Magali, de 45 anos, é uma produtora de vinho no sul da França. Isabelle, sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald, um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Étienne, um outro homem.

ELENCO:Alain Libolt, Alexia Portal, Aurélia Alcaïs, Béatrice Romand, Didier Sandre, Marie Rivière, Matthieu Davette, Stéphane Darmon


“PLACE DE L’ÉTOILE” (1965, EPISÓDIO DO LONGA “PARIS VISTO POR…”).

PARIS-VISTO-POR-IMAGEM-LEPOP

França 1965 92min.  Comédia, Drama   
Direção: Claude Chabrol, Éric Rohmer, Jean Douchet, Jean Rouch, Jean-Daniel Pollet, Jean-Luc Godard

Seis histórias dispostas em diferentes seções de Paris por seis diretores. St. Germain des Pres, Gare du Nord, Rue St. Denis e Montparnasse et Levallois são histórias de amor, flerte e prostituição; Place d’Etoile diz respeito a um vendedor de malas e seu guarda-chuva; e La Muette, uma família burguesa e tampões para os ouvidos.

ELENCO:Claude Chabrol, Jean-François Chappey, Jean-Pierre Andréani, Nadine Ballot, Stéphane Audran


(Texto e Imagens: Divulgação)

DIAMOND FILMS DIVULGA PÔSTER DE ‘MIDWAY - BATALHA EM ALTO MAR’ 2

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.  E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

E se você gosta de cinema e séries:

Aproveite também pra ler nossas críticas


Nicolas Barreto Maia

Formado em Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.