LE|POP
O-AUTO-DA-BOA-MENTIRA-BANNER-LEPOP

BASEADO NAS HISTÓRIAS DE ARIANO SUASSUNA, ‘O AUTO DA BOA MENTIRA’ GANHA TRAILER E CARTAZ COM LEANDRO HASSUM, CÁSSIA KIS E NANDA COSTA

COM DIREÇÃO DE JOSÉ EDUARDO BELMONTE, LONGA TEM ESTREIA PREVISTA PARA ABRIL DE 2021.

O-AUTO-DA-BOA-MENTIRA-POSTER-LEPOP

O Auto da Boa Mentira’, novo filme de José Eduardo Belmonte (‘Carcereiros: O Filme’, ‘Entre Idas e Vindas’), acaba de ganhar cartaz e trailer oficiais. Baseado nos contos de Ariano Suassuna, o longa trará quatro histórias criadas a partir de frases clássicas do poeta paraibano, radicado no Recife. Com roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, o filme é uma coprodução da Cine Group com a Globo Filmes e tem sua estreia nos cinemas prevista para abril de 2021.

A primeira história mostra o subgerente de RH Helder (Leandro Hassum), um “zé ninguém” que é confundido com um comediante de sucesso e passa a gostar do mal-entendido. Mas um encontro inesperado com Caetana (Nanda Costa) pode fazê-lo mudar de opinião. Em seguida, conhecemos Fabiano (Renato Góes), um jovem que não acredita em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe (Cássia Kis) e seu pai, morto há anos. Ele precisa da ajuda do palhaço Romeu (Jackson Antunes) e de ter cuidado para não ser feito de palhaço.

O terceiro conto se passa nas areias do Rio de Janeiro e bares do Vidigal, onde Pierce (Chris Mason, de ‘Pretty Little Liars’) é um gringo metido a carioca. Ele inventa que foi assaltado depois de faltar ao aniversário de Zeca (Sérjão Loroza), mas não imagina que a mentira pode chegar ao chefe do tráfico (Jesuíta Barbosa). A última história brinca com uma frase de Suassuna sobre o preconceito sofrido por quem nunca foi à Disney. Nela, a estagiária Lorena (Cacá Ottoni) se sente invisível na empresa de publicidade de Norberto (Luis Miranda), e sonha com o “pseudointelectual” Felipe (Johnny Massaro).

O Ariano Suassuna tinha uma fascinação por mentirosos, não os que mentiam para prejudicar os outros, mas porque isso mostrava a capacidade de invenção do povo brasileiro diante de adversidades. O filme fala muito sobre os tempos atuais. Um comentário irônico sobre a cultura da mentira na sociedade brasileira”, afirma o diretor José Eduardo Belmonte, que se inspirou em filmes como “Relatos Selvagens” e longas italianos e franceses dos anos 60 e 70.

O elenco conta também com Rocco Pitanga, Giselle Batista, Michelle Batista (“O Negócio), Bruno Bebianno (“Minha Mãe É Uma Peça”), Leo Bahia (“Chacrinha: O Velho Guerreiro”), Letícia Novaes/Letrux (“Qualquer Gato Vira-Lata 2”), Letícia Isnard (“Carlinhos e Carlão”), Karina Ramil (“Porta dos Fundos”), entre outros. Guel Arraes assina a produção associada e Fatima Pereira, Luciana Pires, Mônica Monteiro e Rômulo Marinho, a produção executiva. ‘O Auto da Boa Mentira’ tem distribuição da Imagem Filmes.


SINOPSE:

Dizem que mentira tem perna curta. Se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações onde, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.


ELENCO:

Fama

Leandro Hassum: Helder
Rocco Pitanga: Lúcio
Nanda Costa: Caetana
Giselle Batista: Wheydja
Michelle Batista: Whemitta
Mariana Bassoul: Recepcionista
Arilson Lucas: Assistente de Palco
Erlene Melo: Alguém no Hotel
Paulo Roque: Outro Alguém no Hotel
David Felix: Bartender
Rafael Ritto: Fã Hotel
Mariana Ruggiero: Hostess Bar
Bruce Brandão: Hugo
Raul Franco: Mais Outro Fã
Alê Marinho: Segurança dos Computadores
Lais Carvalho: Uma Fã no Hotel
Zévitor Antunes: Outro Fã no Hotel


Vidente

Renato Góes: Fabiano
Matheus Dantas: Fabiano Criança
Cassia Kis: Luzia
Jackson Antunes: Palhaço Romeu
Romulo Marinho: Homem Mau
Carlos Gregório: Profeta
Flávia Prosdocimi: Luzia Jovem
Andrely: Mágico


Furão

Chris Mason: Pierce
Serjão Loroza: Zeca
Jesuita Barbosa: Chefia
Marcelo Magano: Pirrainha
Duda Senna: Filha do Chefia
Bruno Bebiano: Sueco
Vanessa Rocha: Mulher da Comunidade


Disney

Cacá Ottoni: Lorena
Luis Miranda: Norberto
Johnny Massaro: Felipe Porto
Leo Bahia: Estagiário Matheus
Letícia Novaes: Josi
Letícia Isnard: Liliana
Karina Ramil: Mariana
Rodrigo Garcia: Pedro Vargas
Silvio Guindane: Wagner Mello
Juliana Poggi: Professora de Lorena

Confira o trailer abaixo:

O Auto da Boa Mentira | 29 de abril nos cinemas | Trailer Oficial


FICHA TÉCNICA:

Produção Executiva Cine Group: Fatima Pereira, Luciana Pires, Mônica Monteiro
Produtor Associado: Guel Arraes
Direção: José Eduardo Belmonte
Roteiro: João Falcão, Tatiana Maciel, Célio Porto
Produção Executiva: Rômulo Marinho
Direção de Fotografia: Kika Cunha
Montagem: Quito Ribeiro, ZéPedro Gollo
Edição de Som e Mixagem: Ricardo Cuts
1˚ Assistente de Direção: Julia Moraes
Direção de Arte: Daniel Flaksman
Figurino: Ana Avelar
Maquiagem: Uirandê Holanda
Produção: Cinegroup
Coprodução: Globo Filmes
Distribuição: Imagem Filmes
Classificação indicativa: 12 anos


SOBRE O DIRETOR – JOSÉ EDUARDO BELMONTE:

José Eduardo Belmonte é formado em cinema pela Universidade de Brasília. Apesar de ser formado em uma escola que predominava o documentário, migrou para a ficção aonde se notabilizou pela direção de atores. Dirigiu seis curtas-metragens e oito longas-metragens que somados alcançaram mais de cem prêmios nos principais festivais. Foi diretor geral da série “El Hipnotizador” para HBO. Na Tv Globo fez a adaptação do longa “Alemão” em formato de minissérie intitulado: “Alemão, Os Dois Lados do Complexo”, sobre a ocupação militar no Complexo do Alemão contra o tráfico de drogas. Realizou como diretor geral para mesma emissora, a série de ficção “Carcereiros”, baseada no livro homônimo do médico Drauzio Varella sobre o problemático sistema penitenciário brasileiro. A série foi premiada no MIP Drama Screening em Cannes/2017. Iniciou a carreira de longas com “Subterrâneos”. Seu segundo longa, “A Concepção”, foi lançado nacionalmente em 2006. Nesse mesmo ano, filmou o drama “Meu mundo em Perigo” com o qual também foi premiado. Seu quarto longa “Se nada mais der certo”, do qual também foi produtor, foi premiado no Festival do Rio 2008 e no 41º Festival de Brasília. No início de 2011, filmou seu primeiro projeto comercial, a comédia “Billi Pig”. Em 2014, filmou “Alemão”, sucesso comercial produzido pela RT Features com quem também realizou, um ano antes, o arthouse “O Gorila”. Dirigiu e produziu o road movie “Entre Idas e Vindas”, lançado comercialmente em 2016. Em 2015 dirigiu o filme de terror “Aurora” e o documentário “Mobília em Casa”. Em 2019, filmou “As Verdades” e se lançou “Carcereiros – O Filme”.


SOBRE A PRODUTORA – CINE GROUP:

A Cine Group é uma produtora com mais de 20 anos no mercado, que tem em seu currículo programas na TV, filmes documentais e de ficção, publicidade e institucionais. Para o canal GNT, fez dez temporadas do premiado “Chegadas e Partidas” e sucessos “Socorro, Meu Filho Come Mal” e “Santa Ajuda”. Entre outras produções, se destacam “Era Uma Vez Uma História” (Band/ Warner), em coprodução com a Eyeworks, e “Brasil: DNA África” (GloboNews/ BBC Earth). Para o History Channel, realizou a superprodução “Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília” e o reality “O Infiltrado”, vencedor do Prêmio APCA e finalista do Emmy International. Para o canal Futura, fez as séries “Destino: Educação” (também indicada ao Emmy International) e “Conexão Maker”. No canal Arte 1, produziu o programa “Poesia e Prosa”, apresentado por Maria Bethânia, além de quatro temporadas da série “O Tempo e a Música”.


SOBRE A COPRODUTORA – GLOBO FILMES:

Criada em 1998, a Globo Filmes atua como coprodutora de conteúdo multiplataforma com o propósito de fortalecer a indústria audiovisual nacional. Participou de mais de 300 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro. Comédias, romances, documentários, infantis, dramas, aventuras: a aposta é na diversidade de obras que valorizam a cultura brasileira. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, até longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.


SOBRE A DISTRIBUIDORA – IMAGEM FILMES:

Fundada em 1998, a Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema, vídeo e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde destacam-se: ‘Sai de Baixo – O Filme’, ’10 Segundos para Vencer’, ‘É Fada!’, ‘O Nome da Morte’ e ‘Crô Em Família’. Além das produções internacionais, Fúria em Alto Mar e Paddington 2, bem como o premiado ‘VICE’ e os recentes ‘Rambo: Até o Fim’ e ‘Maria e João – O Conto das Bruxas’.


(Texto, Vídeo e Imagens: Divulgação)

Siga o LEPOP nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube | Instagram | Telegram

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Agora, se quer ouvir a gente opinando, reclamando e palpitando, então o LEPOPBOX é o que você procura.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

Muito obrigado e até a próxima.


Nicolas Barreto Maia

Formado em Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.