Le|Pop
LEONARD-COHEN-I-M-YOUR-MAN-BANNER-LEPOP

BELAS ARTES À LA CARTE TRAZ: “O ÚLTIMO IMPERADOR”, “A ÚLTIMA GARGALHADA”, “CANTA MARIA”(2006), “LEONARD COHEN: I’M YOUR MAN” E “BALADA DO SOLDADO”

FILMES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DESDE A ÚLTIMA QUINTA, DIA 9 DE JULHO

PETRA-BELAS-ARTES-PROMO-LEPOP

Na última quinta (09/07), o cardápio À La Carte surpreendeu, de novo, entregando 5 filmes incríveis de uma só vez!

Temos épico magnífico de Bertolucci, clássico absoluto de Murnau, um brasileiríssimo e sensacional “nordestern”; documentário em homenagem ao músico canadense Leonard Cohen; e clássico russo indicado ao Oscar: “O Último Imperador”(1987), de Bernardo Bertolucci; “A Última Gargalhada”(1924), de F.W. Murnau; “Canta Maria”(2006), de Francisco Ramalho Jr., “Leonard Cohen: I,m Your Man”(2005), e “Balada do Soldado”(1959), de Grigoriy Chukhray.

O Último Imperador”(Reino Unido, Itália, França, 1987), de Bernardo Bertolucci, foi Indicado ao Oscar 1988 em 9 categorias, saindo vencedor em todas elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Música Original. Durante as filmagens da longa cena da coroação na Cidade Proibida, a rainha Elizabeth II esteve em Pequim em viagem oficial, e, apesar da expectativa da produção pela visita dela ao set, com aval das autoridades chinesas, ela não pôde ir. Este foi o primeiro filme produzido na China com total apoio do governo, desde 1949, quando teve início o regime comunista implementado por Mao Tsé-Tung.

A Última Gargalhada”(Alemanha, 1924), de Murnau, um dos principais expoentes do cinema silencioso, dispensa entretítulos para substituir diálogos, utilizando-se apenas de elementos realistas e expressionistas, movimentos de câmera e planos visuais para transmitir ao espectador o aspecto psicológico do personagem. O filme é precursor em diversas técnicas que até então não existiam, como o “zoom”, por exemplo, que foi criado quando Murnau colocou a câmera numa cesta amarrada a uma roldana e a puxou para si. O suíço Emil Jannings foi o primeiro vencedor da categoria de Melhor Ator, na cerimônia inaugural do Oscar, em 1929, por sua atuação em dois filmes que concorriam ao mesmo tempo: “Tentação da Carne” e “O Último Comando”.

Canta Maria”(Brasil, 2006), de Francisco Ramalho Jr., tem seu estilo influenciado por muitos faroestes que o diretor viu ao longo de sua vida, o que o levou a fazer este “nordestern” baseado em um romance do gênio sergipano Francisco J. C. Dantas. E está lá a recriação de cena máster de John Ford: quando Maria (Vanessa Giácomo) acompanha o marido (Marco Ricca) saindo da escuridão da casa para a intensa luminosidade do sertão. A fotografia é de Lucio Kodato com música do Dimi Kireef e canções de Daniela Mercury.

Leonard Cohen: I,m Your Man”(EUA, 2005), de Lian Lunson, é um documentário é coproduzido por Mel Gibson, fã declarado de Leonard Cohen. Durante os anos 1990, a diretora australiana Lian Lunson produziu comerciais e videoclipes para artistas como Neil Young, INXS, Pearl Jam e Public Enemy. Entre as particularidades da vida de Leonard Cohen(1934–2016), está o fato de ele ter morado num monastério budista na Califórnia, no final dos anos 1990, onde era tratado pelo nome zen Jikan, que significa “o silencioso”.

Balada do Soldado”(Rússia, 1959) é o filme de estreia dos atores Vladimir Ivashov e Zhanna Prokhorenko. Esse é um dos primeiros grandes trabalhos do roteirista Valentin Yezhov, que por ele recebeu o Prêmio Lenin e cerca de outros 100 prêmios internacionais. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 1960, foi indicado ao Oscar 1961 de Melhor Roteiro Original e venceu o BAFTA 1962 de Melhor Filme. O diretor Grigori Chukhrai é pai do também diretor Pavel Chukhrai, realizador de “O Ladrão”(1997), que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Nascido na Ucrânia, aos 20 anos, Grigori Chukhrai se alistou como voluntário na Segunda Guerra Mundial, se tornando pára-quedista.


SINOPSES:

O ÚLTIMO IMPERADOR (THE LAST EMPEROR) | Reino Unido, Itália | 1987

O-ULTIMO-IMPERADOR-IMAGEM-LEPOP

Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: John Lone, Joan Chen, Peter O’Toole

A saga de Pu Yi, o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos e viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos.


 A ÚLTIMA GARGALHADA (DER LETZTE MANN) | Alemanha | 1924

A-ULTIMA-GARGALHADA-IMAGEM-LEPOP

Direção: F. W. Murnau
Elenco: Emil Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller

Orgulhoso de seu trabalho, mas já sentindo o peso dos anos, o velho porteiro do hotel Atlantis é afastado de seu cargo e realocado na função de criado do banheiro masculino. O rebaixamento provoca um efeito desastroso na autoestima do idoso e em seu prestígio perante sua família, amigos e vizinhos.

 CANTA MARIA | Brasil | 2006

CANTA-MARIA-IMAGEM-LEPOP

Direção: Francisco Ramalho Jr.
Elenco: Vanessa Giacomo, Marco Ricca, José Wilker

Nos anos 30 do século XX, o nordeste brasileiro está em guerra. Os cangaceiros matam e roubam buscando justiça, sendo Lampião o mais temido deles. Perseguido pelo exército, um dia Lampião recebe abrigo dos pais de Maria, em uma fazendo próxima a um vilarejo. Os soldados descobrem o esconderijo e o atacam, matando os pais de Maria. Lampião consegue fugir. Encontrada por Coriolano, Maria é levada para a casa de seu tio, que é também o prefeito do vilarejo. Lá é tratada por Coriolano e Filipe, dois homens que até então tiveram pouco contato com as mulheres.


LEONARD COHEN: I’M YOUR MAN | EUA | 2005

LEONARD-COHEN-I-M-YOUR-MAN-IMAGEM-LEPOP

Direção: Lian Lunson
Elenco: Leonard Cohen, Bono, Rufus Wainwright

Documentário com registros de um show promovido na Austrália, em 2005, em homenagem ao cantor, compositor e poeta canadense Leonard Cohen, falecido em 07 de novembro de 2016. No palco, cantores e bandas famosas fazem releituras de canções do homenageado e nos bastidores outros artistas, como Bono e The Edge, do U2, dão depoimentos. Um documentário sobre o lendário cantor-compositor, com performances por alguns dos músicos que ele influenciou.


BALADA DO SOLDADO (BALLADA O SOLDATE) | URSS | 1959

BALADA-DO-SOLDADO-IMAGEM-LEPOP

Direção: Grigoriy Chukhray
Elenco: Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko, Antonina Maksimova
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player

Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado Alyosha, de apenas 19 anos, destrói dois tanques alemães e ganha uma medalha como recompensa pelo seu heroísmo. Em lugar da condecoração, Alyosha pede uns dias de licença para poder visitar sua mãe. No caminho para casa, o jovem compartilha com o povo os sacrifícios da vida na retaguarda, e num trem conhece uma garota pela qual se apaixona.


SERVIÇO:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

PETRA-BELAS-ARTES-A-LA-CARTE-PROMO-2-LEPOP

(Texto e Imagens: Divulgação)

Siga o LEPOP nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube | Instagram | Telegram

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Agora, se quer ouvir a gente opinando, reclamando e palpitando, então o LEPOPBOX é o que você procura.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

Muito obrigado e até a próxima. 


Nicolas Barreto Maia

Estudante de Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.