Le|Pop
BGS-2019-LEPOP

BGS 2019: COMO FOI O EVENTO

Fala galera, beleza? Marcamos presença na BGS 2019 que contou com participações de grandes empresas, criadores de conteúdo, desenvolvedores, artistas e vai embora. Bom, como foi o evento no geral? Quais atrações se destacaram? Como foi a Brasil Game Show 2019 na nossa opinião? Vamos conferir.

BGS-2019-LEPOP

CARLO BARBAGALLO – CONSIDERAÇÕES

Grandes eventos aqui em São Paulo sempre atraiu a atenção de muita gente e quando digo muita gente, é muita gente mesmo. Tive a oportunidade de participar da CCXP em 2017 e agora da BGS 2019 e vou dizer que é gente que não acaba mais, eventos desse porte não poderiam se quer serem diferentes disso.

A BGS 2019, trouxe uma porrada de novidades, produtos, celebridades do mundo dos games, contou com um Delorean (réplica do Delorean usado no filme de volta para o futuro), a taça da Champions League, a boneca Annabelle utilizada nas gravações do primeiro filme da franquia, os artistas de GTA V, o evento em si foi bacana, mas nem tudo foi um mar de rosas e vou dizer o porquê:

PITICAS

Não posso deixar de relatar esse fato que foi um pouco desagradável para nós, estivemos em contato com o Marketing da Piticas presente no evento. Solicitamos o contato da pessoa que poderia nos auxiliar em alguns assuntos do LEPOP e a atendente simplesmente deu um chá de cadeira no nosso amigo Luiz Leonardo Favaretto, que mais abaixo vai comentar melhor o ocorrido.

SONY

Tava afim de jogar um game no estande da Sony? Pois é meus caros, se você foi um desses, teve uma surpresa bem delícia, era necessário agendar através de um aplicativo sua vez. Isso pegou a mim e mais alguns de surpresa, mas pelo que pude acompanhar a empresa já fez isso em eventos passados.

DESENVOLVEDORAS INDIES

Cara, aqui eu digo que a BGS poderia dar uma pouco mais de espaço para esse pessoal, eles estavam numa localização bem desfavorável, realmente eles mereciam um espaço maior e uma melhor divulgação. Lá tivemos a chance de conversar com alguns desenvolvedores e acompanhar games que estão praticamente prontos para serem lançados, games muito bons e que ganharão grande destaque em breve.

Chega de reclamar, né? Vamos ao que foi bacana no evento:

WARNER

A Warner deixou a Annabelle do primeiro filme meio que escondida, mas foi uma das coisas bem bacana do estande deles, as promotoras que estavam presentes deram um show de simpatia, foram atenciosas não só com nós do site, mas com o público em geral. A empresa também trouxe o novo Resident Evil intitulado de Project Resistance e que olhando de perto parece ser bem interessante. Resumindo, a Warner mandou muito bem.

NINTENDO

A Nintendo só falhou em uma coisa: Não trouxe nada para ser vendido no evento, nem consoles, nem jogos. Tirando isso, a empresa que vem subindo no meu conceito, trouxe alguns de seus jogos já lançados para Nintendo Switch e a possibilidade de jogar Luigi’s Mansion 3. Para muitos a presença da Nintendo no evento, pode ser um sinal de que a empresa está ou pelo menos tem interesse em voltar a atuar com mais força no mercado brasileiro.

BGS 2019: A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Claro que eventos de grande porte exigem muito de quem está envolvido, isso vai de quem cuida da limpeza até quem cuida de toda a organização para que tudo ou quase tudo saia dentro do planejado, sendo bem franco não tenho o que reclamar de nada.

Ah mas você estava como imprensa…

Sim estava, mas nas dependências de onde o evento aconteceu sempre fomos bem recebidos e informados quando necessário, até mesmo no transporte do metrô até o Expo Center Norte o tratamento foi exemplar, na parte reservada a imprensa, mesmíssima coisa. É até injusto reclamar, né?

bgs-2019-mapa-oficial-lepop
Mapa BGS 2019 | Clique para Ampliar

LUIZ LEONARDO FAVARETTO – CONSIDERAÇÕES

Bom, galera… Eu estive presente na maioria dos dias do evento e, na minha opinião, foi um evento muito, muito bom. Teve lá, seus altos e baixos – é verdade -, mas de maneira geral foram mais altos do que baixos.

Carlo já fez ótimas observações sobre o todo da BGS 2019, então vou me focar em outros detalhes, como o ocorrido com o pessoal do Marketing da Piticas.

PITICAS – ATENDIMENTO “MODELO”

Eventos como a BGS são ótimas oportunidades para empresas “trocarem figurinhas“. Firmarem parcerias, trocas de anúncios, perspectiva de mercado, informações mais detalhadas sobre lançamentos, campanhas, contatos comerciais de maneira geral. E claro que nós do LEPOP aproveitamos esse espaço para também entrar nessa “troca de figurinhas“.

Durante os dias da feira estive conversando com boa parte das empresas expositoras. Fui muito bem tratado e bem assessorado por praticamente todas elas, com exceção da Piticas, stand ao qual me dirigi com a ideia de conversar sobre parceria, anúncios, mas acabei levando um chá de cadeira bastante considerável da parte da responsável pelo marketing, que não fez questão nem de se apresentar – e por esse motivo não tenho como citar seu nome -, mesmo após tanto tempo esperando pelo atendimento, fui tratado com indiferença da parte dela.

O gerente do stand chegou a interromper o bate-papo da funcionária com uma colega para que eu fosse atendido, pois ele viu a quanto tempo eu estava ao lado delas aguardando pelo atendimento e mesmo assim, após a interrupção dele, ela ignorou a minha presença por mais alguns minutos até decidir me atender… Com descaso, pois mal consegui expor a minha proposta, a funcionária se adiantou, me passou um e-mail às pressas, disse “já volto” e foi para o fundo do stand voltar a conversa com a amiga.

Foram mais alguns minutos ali, esperando o tal “já volto“, só para constar que ela não voltaria. De fato não voltou. Eu também não pretendo voltar.

A COBRANÇA PELAS FOTOS COM OS ATORES DE GTA V

É praticamente impossível um evento de grande porte acontecer sem algumas controversas. No caso da edição 2019 da Brasil Game Show, foi relatado pela VOXEL que os atores do game GTA V, Ned Luke, Shawn “Solo” Darnell Fonteno e Steven Ogg estavam cobrando R$ 250 por foto no que deveria ser um Meet & Greet gratuito.

Ao que tudo indica, a cobrança foi feita pelo agenciamento dos atores e não pela BGS, como consta na matéria da VOXEL, linkada no parágrafo anterior.

O caso também foi comentado pela galera da Central:

Atores de GTA 5 cobram R$250 por FOTO na BGS

Nós do LEPOP não chegamos a presenciar o fato, tampouco nos deparamos com fãs que estivessem comentado a respeito. Sendo assim, não temos o que acrescentar da história, mas fica a menção.

Isto dito, quero me ater agora aos momentos positivos da feira.

BANDA VIVALMA

Eu já acompanho o trabalho da banda há alguns anos e confesso que fiquei muito feliz em ver a banda na edição deste ano tocando no palco do stand da CORSAIR.

A banda apresentou alguns covers de músicas de games, animes e agitou a galera presente no stand.

Se vocês não conhecem o trabalho da Vivalma, vou deixar aqui o link do site oficial e do YouTube da banda para conferirem. Vale a pena.

Vivalma – Red Dead Redemption

SBT

Outro ponto que pra mim foi bastante positivo, o stand do SBT na feira. Trouxeram um presente incrível pra quem é fã de Chaves e Chapolin, uma réplica do pátio da vila do Chaves, com um game de realidade virtual na casa da Bruxa do 71.

O objetivo de game era fazer duas poções dentro de dois minutos, usando os ingredientes espalhados pelas bancadas e prateleiras da casa da Dona Clotilde. E claro, pra todo lugar que você olhava com os óculos VR você via referências e mais referências a diversos episódios de Chaves e Chapolin pelo cenário, inclusive a Água da Jamaica e o bolo de aniversário do Seu Madruga.

VIDEO GAME ORCHESTRA

Essa foi uma apresentação que muitos estavam esperando. E valeu a pena. Só que melhor que eu falar é vocês assistirem. É só clicar no vídeo abaixo, já está no ponto.

BGS Esports 2019: VIDEO GAME ORCHESTRA LIVE!

Você pode rever todas as atrações e transmissões oficiais da BGS pelo YouTube. É só clicar aqui.

BGS 2019: CONSIDERAÇÕES GERAIS

Fora o ocorrido com a Piticas, a BGS 2019 foi um evento muito, muito bom a meu ver. Diversas atrações, organização muito boa, atendimento e esclarecimento de dúvidas preciso, suporte pronto… Foi uma boa experiência.

De modo geral, a Brasil Game Show 2019 superou minhas expectativas em diversos aspectos, restando apenas uma ressalva, a localidade destinada às Desenvolvedoras Indies. Era basicamente um easter egg. Realmente difícil de achar e, se você não estivesse muito, mas muito atento passaria desapercebido pela tal “Avenida Indie“.

Eu entendo que é preciso dar mais visibilidade e espaço para os maiores pagadores, para as empresas que estão colocando mais dinheiro por metro quadrado. Essa não é a questão aqui. O ponto é a dificuldade de localizar os desenvolvedores menores no evento. Ficaram num local praticamente escondido e mal sinalizado. Vamos torcer para que no ano que vem seja diferente e que pelo menos haja uma sinalização melhor do acesso. Já seria de grande ajuda.


NICOLAS BARRETO MAIA – CONSIDERAÇÕES

A BGS de 2019 foi a primeira vez que pude participar de em um evento de grande visibilidade. Como um todo, me chamou atenção pela grande variabilidade dos stands onde você consegue conhecer um pouco de tudo e pela ótima organização da feira.

Dentre todos os stands que pude acompanhar, o principal foi o das Desenvolvedoras Indies onde testei alguns jogos, em específico chamado PACER (logo logo sairá uma matéria completa aqui no site sobre o  game,  com gameplay e todos os detalhes) me chamou muito a  atenção pela sua jogabilidade, gráficos de alta qualidade, a quantidade de modos de jogo o tornam um excelente jogo de corrida.

Se você é um fã de games e nunca foi na Brasil Game Show deveria ir, pois é uma experiência gratificante em todos os aspectos tenho certeza que não irá se arrepender.


OVERVEIW

CONVIDADOS | EXPOSITORES | INFLUENCIADORES | LANÇAMENTOS E DESTAQUES |

MEET & GREET | AÇÃO SOCIAL | CAMPEONATOS | BGS ESPORTS | BGS TALKS |


Bom, vocês já puderam ver aí pelas nossas fotos que não somos tão bons fotógrafos assim. Então, pra você que quer ver mais fotos do evento, cosplays, stands e tudo mais, é só clicar aqui pra ver todas as fotos que a galera que foi no evento publicou no Instagram.


VEREDITO

Muito embora esse texto não seja uma de nossas críticas (cinema, séries), achamos por bem dar uma nota ao evento, afinal, como imprensa, nosso feedback acaba auxiliando a organização da BGS a melhorar a experiência dos visitantes.

A BGS 2019, de modo geral, foi um evento muito bom, com alguns poucos problemas. Dentre eles, algo que deveria ser melhor considerado pela feira é a disposição destinada às desenvolvedoras indies. Melhorar a visibilidade desse espaço.

Um outro ponto a ser melhorado em futuras edições da Brasil Game Show é em relação ao contrato firmado com agenciadores de artistas. Pois caso o relato envolvendo o elenco de GTA V seja realmente verdadeiro, pode significar uma falha muito grande na organização da feira.

Veredito 4 - BOM
ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.