Le|Pop
DE-QUEM-E-O-SUTIA-BANNER-LEPOP

DE QUEM É O SUTIÃ? GANHA TRAILER E PÔSTER

LONGA DO PREMIADO DIRETOR ALEMÃO VEIT HELMER ESTREIA EM 20 DE FEVEREIRO

DE-QUEM-E-O-SUTIA-POSTER-LEPOP

A Pandora Filmes acaba de divulgar o trailer e o pôster nacionais de DE QUEM É O SUTIÃ?, longa que estreia em circuito comercial no Brasil dia 20 de fevereiro, depois de ser exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme, dirigido por Veit Helmer, acompanha a jornada do solitário Nurlan em busca da dona de um sutiã azul.

Nurlan é um maquinista de trem que vive numa aldeia nas montanhas e tem uma pacata rotina: ele leva o trem pelo subúrbio da cidade, que passa rente às casas, e diariamente cumprimenta sua colega de trabalho Nesrin, que controla os trilhos. Sempre que o semáforo dá passagem ao veículo, o menino Aziz interrompe seus afazeres na casa de chá onde trabalha e sai pelos trilhos com um apito avisando aos moradores para liberarem o caminho.

Os habitantes da tranquila cidade utilizam o espaço entre os trilhos de trem como uma extensão de suas casas, colocando mesas, cadeiras e o varal de roupas. Por isso, é até comum que uma peça ou outra fique presa ao motor do trem e Nurlan faz questão de devolvê-las aos seus respectivos donos.

DE-QUEM-E-O-SUTIA-IMAGEM-2-LEPOP

O diretor conta que a inspiração para o filme veio de uma região na capital do Azerbaijão, onde os trilhos do trem são tão próximos às casas que eles também servem como áreas de lazer, como no filme. “Ali, a vida acontece na estrada de ferro, onde longos trens que transportam combustível passam várias vezes ao dia”, explica Helmer.

Nurlan está prestes a se aposentar e, no dia de sua última viagem, um delicado sutiã azul fica preso no maquinário do trem. Ao bater os olhos na lingerie, ele se lembra de tê-la visto em algum lugar. Na esperança de encontrar um amor e construir uma família, ele parte na jornada mais especial de sua vida: achar a dona do sutiã.

Eu espero que as pessoas vejam o filme como uma arca do tesouro repleta de joias preciosas”, comenta HelmerDE QUEM É O SUTIÃ? é uma história de amor. Com um final inesperado”, sintetiza.

Confira o trailer abaixo:

Trailer oficial De Quem é o Sutiã?


SINOPSE

O maquinista de trem, Nurlan, está indo a Baku (Azerbaijão) pela última vez antes de se aposentar. Ao chegar na cidade, seu trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul. Para escapar da sua existência solitária, Nurlan embarca em uma das jornadas mais aventureiras de sua vida: encontrar a dona de tal peça íntima.

DE-QUEM-E-O-SUTIA-TEXTO-LEPOP

FICHA TÉCNICA

DE QUEM É O SUTIÃ? (The Bra)
Direção: Veit Helmer
Roteiro: Leonie Geisinger, Veit Helmer
Fotografia: Felix Leiberg
Montagem: Vincent Assmann
Trilha sonora: Cyril Morin
Som: Julian Cropp, Robert Jäger
Figurino: Mehriban Effendi
Elenco: Predrag ‘Miki’ Manojlović, Denis Lavant, Paz Vega, Chulpan Khamatova, Ismail Quluzade, Maia Morgenstern
Produção: Veit Helmer
Ano: 2018
Gênero: Comédia
País: Alemanha
Duração: 90min


SOBRE O DIRETOR

Nascido em 1968, o alemão Veit Helmer dirigiu seu primeiro filme aos 14 anos. Mesmo antes da queda do muro de Berlim, ele se mudou para Berlim Oriental para estudar direção de teatro. Em 1991, ele começou a estudar na Escola de Cinema e Televisão de Munique. Depois de diversos prêmios por curtas realizados, ele fez sua estreia em longas-metragens com TUVALU, em 1999, o qual foi exibido em mais de 60 festivais e ganhou 16 prêmios. GATE TO HAVE (com Miki Manojlović e Udo Kier) foi feito em 2003, no subterrâneo do aeroporto de Frankfurt.

BEHIND THE COUCH (2005), sobre a seleção de elenco em Hollywood, foi o primeiro passo de Veit Helmer na produção de documentários. Seu terceiro filme, ABSURDISTAN, teve estreia mundial no Festival de Sundance de 2008 e ganhou diversos prêmios internacionais. Seu próximo filme, em 2011, BAIKONUR, foi ambientado na base de lançamentos de foguetes russa de mesmo nome, no Cazaquistão. Em 2014, Helmer dirigiu o longa infantil FIDDLESTICKS, que foi exibido em 97 festivais e ganhou 21 prêmios. Juntos, seus filmes conquistaram mais de 180 prêmios pelo mundo.

Veit Helmer leciona story-telling em diversas escolas internacionais de cinema.

VEIT-HELMER-DIRETOR-LEPOP

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho. 

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy GuerraEdgard NavarroSérgio BianchiBeto BrantFernando Meirelles, Gustavo GalvãoArmando PraçaHelena IgnezTata AmaralAnna MuylaertPetra Costa e Gabriela Amaral Almeida

Em 2019, a distribuidora criou o projeto Caixa de Pandora que visa programar filmes premiados, escolhidos através de uma cuidadosa curadoria para serem exibidos em salas comerciais da rede Cinépolis, em 20 cidades do Brasil.

PANDORA-FILMES-BANNER-LEPOP

(Texto, Vídeo e Imagens: Divulgação)

DIAMOND FILMS DIVULGA PÔSTER DE ‘MIDWAY - BATALHA EM ALTO MAR’ 2

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.  E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

E se você gosta de cinema e séries:

Aproveite também pra ler nossas críticas


Nicolas Barreto Maia

Estudante de Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.