Le|Pop
fly-o-pequeno-guerreiro-dragon-quest-LEPOP

DRAGON QUEST (FLY) | CURIOSIDADES

Acordar cedão no Sábado para assistir desenho era lei e dava até uma alegria no coração, principalmente quando ouvíamos a música de abertura desse anime. Bom, sem mais delongas, vamos dar uma relembrada em Dragon Quest, mais conhecido por aqui como Fly!

Abertura de Fly, o Pequeno Guerreiro

DRAGON QUEST

fly-o-pequeno-guerreiro-LEPOP
Fly no game Jump Force

A primeira série de Dragon Quest foi Dragon Quest: Abel Yuusha que surgiu em 1989 sendo produzida pela NAS em parceria com a Tv Fuji.  Mesmo tendo um nome de peso e contando com o character design Akira Toryama, o anime teve somente 32 episódios e não conseguiu decolar. O mesmo anime chegou ao Brasil na década de 90 sendo lançado diretamente para o mercado de vídeo, o título em português Dragon Boy não ajudou muito e a série acabou não emplacando por aqui também.

Ainda em 1989, surgiu nas páginas da Shonen Jump, Dragon Quest: Dai no Dai Boken (Dragon Quest: A Grande Aventura de Dai), para quem não sabe, o Dai é o Fly aqui no Brasil.
Roteirizado por Riku Sanjo e com a arte de Koji Inada, o mangá logo ganhou grande aceitação do público e rapidamente trataram de planejar um anime para tv. Finalmente em 1991 a série estreou no canal japonês TBS e acabou saindo do ar um ano depois.

Parou por quê?

fly-o-pequeno-guerreiro-dragon-quest-LEPOP

Muitos especularam os motivos pelos quais a série saiu do ar, um deles foi o mesmo da série anterior, baixa audiência. Isso é no mínimo estranho, já que o mangá era um sucesso por lá, o que não quer dizer que o anime daria certo também, mas geralmente se um vai bem, por consequência o outro também vai. Uma outra possibilidade que ronda os fãs de outro anime, os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, seriam possíveis desavenças entre as empresas que deram um fim precoce as séries. Tanto no caso de Fly quanto no de The Lost Canvas, tudo que surge são boatos, as razões reais para o cancelamento das séries permanecem em off mesmo.

Só abrindo um parenteses aqui, quem é fã de The Lost Canvas, o canal no Youtube, Sempre Quis Saber, está narrando a continuação da série, exatamente de onde o anime parou. Vale a pena conferir o excelente trabalho que o canal está fazendo, quem tiver curiosidade, dá uma olhada aí:

The Lost Canvas 3ª Temporada – Capítulo 1 / Sempre Quis Saber

Recapitulando, o anime exibido na tv não chegou a contar a metade da história do mangá, o anime possui o total de 32 episódios. Basicamente se você por ventura quiser saber como termina a história, precisará comprar os mangás em japonês (e saber ler também, né?) que somam o total de 37 volumes ou recorrer a sites que traduziram as histórias e disponibilizaram na internet.

A história…

DRAGON QUEST (FLY) | CURIOSIDADES 3

Fly é um garoto órfão que foi encontrado por Blass habitante da ilha de Dermlin. O garotinho passa a ser criado pelo monstro como se fosse seu neto, junto de Gome, uma criatura dourada com asas. A história tem início quando Gome é raptado e Fly parte para resgatar seu amigo. Mais tarde, o pequeno guerreiro conhece a bela Princesa Leona, filha única do Rei de Papunika, que lhe dá como lembrança a Adaga de Papunika, após ser salva por ele. Depois de descobrirem que o garoto possui uma estranha marca de dragão na testa, Fly recebe a visita do lendário Avan, um corajoso guerreiro que foi a Delmlin para transformar o jovem num verdadeiro herói.

Se contarmos mais alguma coisa, vamos dar spoilers, confiram o anime aí:

Fly, O Pequeno Guerreiro – Episodio 01 PT-BR

O anime no Brasil

DRAGON QUEST (FLY) | CURIOSIDADES 5

A Santoy começou a negociar a vinda do anime ao Brasil em 1996 para tentar pegar carona no sucesso de Cdz já que enxergava nela potencial para ser um grande sucesso, como foi na Itália onde se chamava O cavaleiro dragão. Por fim, Fly acabou sendo trazido ao Brasil pela Alien International, cujo o proprietário Roberto Manzoni mais conhecido como “Magrão” diretor também na época do Domingo Legal, fechou outros animes como as Guerreiras Mágicas de Rayearth e Dragon Ball.

O nome do anime foi adaptado para Fly, o pequeno guerreiro, mas depois de pensarem em algo como Fly, o pequeno ninja, A dublagem ficou nas mãos da Gota Mágica e a série estreou no programa do Sérgio Malandro, algum tempo depois passou a ser exibida no Sábado Animado. (Fonte JBox)

Algumas curiosidades sobre os personagens

  • dragon-quest-avan-LEPOPAvan de Ziniur III é o nome completo do herói que liderou o grupo que destruiu o Rei Demônio Hadler, e que treinou Pop, Maan, Jenki e por fim Fly.
  • O único humano que vivia na ilha Dermilin era Fly.
  • Avan ensinou a Fly em seu curto treinamento, os golpes Corte da Terra e Corte das Ondas, no entanto, o Corte do Céu, ele teve que aprender sozinho.
  • dragon-quest-marca-do-dragao-LEPOPMarca do Dragão aparece na testa de Fly pela primeira vez, quando ele enfrenta a Máquina do Mal, utilizada por um sábio de Papunika, que queria a princesa Leona morta. A marca o permite na ocasião utilizar poderosos feitiços de chamas, que o ajudam em sua vitória.
  • dragon-quest-Hyunckel-LEPOP Jenki foi o primeiro discípulo de Avan, no entanto, sentia enorme ódio por ele, pois achava que ele havia assassinado seu pai adotivo, um morto vivo do exército de Hadlar. Com isso, ele se juntou ao exército demoníaco. Tempos depois, descobre que Hadlar foi o assassino de seu pai, e se junta ao grupo de Fly.
  • Ao se juntar ao grupo de Fly, Jenki abandona sua armadura e espada demoníacas e domina todas as técnicas de lança criadas por Avan.
  • Hyunckel é o nome original de Jenki no Japão.

Bom galera, essas foram algumas informações bem básicas sobre o anime Fly. E vocês conheciam o anime, curtiam ele? Não deixe de nos contar, até a próxima!

DRAGON QUEST (FLY) | CURIOSIDADES 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LE|POP pra mais gente.

Acompanhe mais do LE|POP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

E aproveite pra se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Instagram, no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades.

Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.