Le|Pop
ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 1

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL

Se você já assistiu os filmes de Invocação do Mal deve ter conhecido o casal Warren, Ed e Lorraine ficaram famosos pelos diversos casos que investigaram, dentre eles Annabelle e Amityville. O casal ficou famoso não somente por estes casos, mas por diversos outros que desafiam até hoje a lógica, a ciência e vão além da compreensão humana. O LEPOP separou algumas informações e casos investigados pelo casal. Quer saber mais? Então vem com a gente!

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 2

Edward “Ed” Warren Miney & Lorraine Warren Rita

Em 7 de setembro de 1926 nascia, em Bridgeport, Connecticut, nos Estados Unidos, Edward “Ed” Warren Miney, foi um vetrano da Marinha na II Guerra Mundial e ex-policial que se tornou autodidata em assuntos relacionados a assombrações, autor de diversos livros e também palestrante é considerado um dos mais antigos demonologistas norte-americanos. Em 1952, o casal Warren fundou a Sociedade da Nova Inglaterra para a pesquisa psíquica (New England Society for Psychic Researchgations ou N.E.S.P.R. ) e o Museu Oculto Warren.

Lorraine Warren Rita é uma clarividente e médium norte-americana, conhecida por seus trabalhos ao lado do marido “Ed” Warren Miney é
autora também de vários livros sobre o tema sobrenatural, após a morte do marido, em 2006, Lorraine segue à frente do museu com a auxílio do genro Tony Spera.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 3

Como tudo começou

Ed cresceu em uma casa onde constantemente enxergava aparições. Seu pai, cético, sempre dizia ao filho que tudo aquilo tinha uma explicação lógica. Mesmo quando Edward acordava às 3 da manhã com a porta do armário abrindo e saindo uma bola de luz que se transformava em uma senhora idosa que gelava o quarto todo, o cercando com uma respiração ofegante e passos pesados, enquanto ele repetia para si: “Existe uma explicação para isso Ed”.

Já Lorraine começou a ter experiências com mediunidade quando estudava em um colégio de freiras, e aos 12 anos, começou a enxergar luzes ao redor das pessoas. Um dia disse a uma das freiras que a sua luz era mais forte que a da madre superiora. Isso lhe rendeu um castigo de três dias, sem poder falar ou brincar… O pior é que Lorraine não podia contar o que via a seus pais, com medo que eles não entendessem ou ficassem chateados com o assunto. Guardou tudo o que via para si, ate que conheceu Ed, que aos 16 anos de idade, trabalhava como porteiro no “Teatro Colonial” em Bridegport Connecticut. Lorraine e sua mãe frequentavam o local todas as quartas- feiras, começaram a conversar se tornaram amigos e em uma visita à casa de Lorraine, Ed a pediu em namoro. Eles tiveram uma filha e lhe deram o nome de Judy.

Ed decidiu se tornar um artista. Pintava quadros e sua especialidade era pintar casas, casas mal assombradas, assim como foi a dele um dia. Ed começou então a vender seus quadros,em lugares turísticos como Massachusetts, Vermont, New Hampshire e aproveitando para conhecer lugares mal assombrados. Se Ed ouvia falar em um lugar assim, sua esposa o acompanhava. Pintava então a casa com fantasmas saindo pela porta e pela janela, Lorraine batia à porta e entregava o quadro a Família que lhe pagava por isso. Era um modo de Ed poder saber se o que ocorria na casa daquelas famílias era o mesmo que já tinha acontecido na sua.

O casal não foi o primeiro a estudar a parapsicologia, mas foi o que tornou o tema popular, ministrando palestras em universidades de prestígio em todo os EUA, eles ajudaram a criar parâmetros para estudos do sobrenatural, e colocar em ação pesquisas sérias para temas como possessões, aparições, e afins, tendo escrito diversos livros sobre o assunto. Suas pesquisas são tema de discussões até hoje e em algumas delas contavam com o auxílio da igreja Católica.

Casos famosos

Vamos falar brevemente sobre alguns casos que chamam a atenção até hoje, mais abaixo indicamos alguns livros bem interessantes que trazem os casos de maneira bem detalhada. Os filmes são legais de assistir? Sim, mas é Hollywood meu caros, o pessoal lá curte aumentar os fatos e inserir coisas que não fazem parte da história original, só para ganhar uma graninha a mais, né? Vamos aos casos:

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 4

Família Smurl

Em 1972 Jack e Janet Smurl foram viver em um duplex em West Pittston, Pensilvânia, para fugir das inundações e danos do Furacão Agnes. O casal tinha duas filhas e em 1974, tudo mudou. A filha mais velha do casal, ao amanhecer via em seu quarto varias pessoas flutuando, depois disso cheiros desagradáveis passaram a ser constantes na casa. As coisas só pioraram desde então, o casal Warren foi chamado e identificaram na casa a presença de três espíritos menores, porém o quarto era uma entidade demoníaca.

Depois de realizado quatro exorcismos a casa parece ter encontrado a paz, mas até aí a família Smurl já havia se mudado para outro lugar, já que estavam exaustos por conta dos ataques.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 5
Filme Annabelle 3 – Estreia em 11 de Julho de 2019


Annabelle

Para quem não sabe, a boneca está em exposição no Museu Oculto e está previsto para 11 de Julho de 2019 mais um filme sobre a boneca: Annabelle 3: De volta para casa.

Annabelle pertencia a Donna que ao se mudar de casa para poder estudar, ganhou de sua mãe a boneca. Donna dividia o quarto com uma amiga e passaram a perceber sempre que voltavam para a casa, que a boneca estava em uma posição diferente da deixada ou, simplesmente, em um outro cômodo qualquer.

Não demorou muito para as coisas saírem de controle, enquanto dormia um amigo das garotas achou que estivesse tendo uma espécie de pesadelo, mas estava sendo estrangulado por Annabelle. Quando ele acordou tirou a boneca de seu pescoço e, recobrando o fôlego, percebeu que seu peito estava todo arranhado.

Um padre acostumado a lhe dar com fenômenos paranormais foi chamado, mas não deu conta. Na sequencia o casal Warren entra em cena, de cara constatam que não era um espírito humano que estava ali, mas um demônio que manipulava a boneca para tentar possuir uma alma humana, provavelmente a de Donna. O casal leva a boneca embora e durante o caminho quase sofrem um acidente fatal, até que Ed resolveu parar o carro, jogar água benta na boneca e fazer nela o sinal da cruz. O ritual acalmou Annabelle, mas de volta à casa do casal, ela ainda manteve suas atividades demoníacas por algum tempo. Foi preciso, então, fazer uma espécie de urna de madeira e vidro, onde a boneca permanece trancada até hoje.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 6

Família Perron

O caso é o tema de Invocação do Mal (2013), e conta a história Roger e Carolyn Perron que compraram a casa em 1970. A Fazenda Arnold, tinha quase 81 mil metros quadrados, localizada na estrada Round Top em Harrisville, a casa de campo de 10 cômodos foi construída em 1736.

A família percebeu algo estranho desde o primeiro dia na casa, eles descobriram que oito gerações de famílias viveram e morreram na Fazenda Arnold, incluindo a Sra. John Arnold, que com 93 anos se enforcou no celeiro. Além dela mais vidas foram perdidas na fazenda, incluindo vários suicídios (enforcamentos, envenenamentos), o estupro e assassinato não solucionado de uma menina de onze anos de idade, Prudence Arnold (mais tarde presumiu-se que tenha sido assassinada por um peão da fazenda), dois afogamentos no riacho localizado perto da casa, e quatro homens que misteriosamente congelaram até a morte naquelas terras.

Não demorou muito para que os Perron entendessem porque o vendedor anterior aconselhou-os no dia em que eles se mudaram para a casa, dizendo: “Deixem as luzes acesas durante a noite.”

Fantasmas eram vistos pela família, alguns deles segundo relatos, eram inofensivos, já outros, nem tanto assim. Por conta disso os Warren foram chamados, a história da família Perron terminou completamente diferente da história contada no filme e os Warren não tiveram sucesso em libertar a família de seu tormento.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 7

Quer saber mais?

Os Warren possuem uma infinidade de informações que não caberiam aqui, os casos acimas estão bem resumidos e o que os tornam interessantes são os detalhes que acabaram ficando de fora. Para quem quiser saber mais a respeito, é fã do trabalho do casal e quer conhecer a fundo o que realmente aconteceu, recomendamos os livros abaixo:

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 8

Ed & Lorraine Warren – Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais
Do autor Gerald Brittle, o livro traz a biografia do casal que além de tudo permitiu ao autor ter acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relator extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas, a editora é a Darkside Books.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 9

Ed & Lorraine Warren. Lugar Sombrio
Dos autores Reed Carmen, Snedeker Al e Garton Ray o livro traz a história por traz do exorcismo de Connecticut, a editora é a Darkside Books.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 10

Exorcismo
Mais um livro da editora Darkside Books, neste aqui o autor Thomas B. Allen traz a história que inspirou o filme O Exorcista de 1973.

ED E LORRAINE WARREN | O CASAL DE INVOCAÇÃO DO MAL 11
Imagem do filme Sobrenatural (Título original: Insidious )

Bom galera, esse é um breve artigo sobre os Warren, além dos livros citados há muito mais informações que valem a pena vocês conferirem. É importante observar os fatos e ir além daquilo que a arte nos mostra, o trabalho do casal é e sempre será referência quando o assunto envolver o sobrenatural.

Espero que tenham curtido e até a próxima.

Acompanhe mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.