Le|Pop
patrine1-LEPOP

ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO

E aí meus guerreiros, tudo certo? Relembrar é viver, anteriormente demos uma passada rápida em Lion Man e relembramos a série, quem não conferiu, dá uma olhada lá! Agora, chegou a hora de relembrar dessa guerreira que apesar de ser um pouco diferente das outras séries tokusatsus que estávamos acostumados a assistir naquela época, Patrine era bem legal! Bom, sem mais conversinha, vamos ao que interessa!

Patrine – Abertura Português – (Brasil)

MAGIA CÓSMICA, METAMORFOSE!

O nome original da série é Bishojo Kamen Powatrin, mas adaptada aqui no Brasil para Patrine, foi produzida pela Toei Company, criada por Shotaro Ishinomori e exibida na década de 90 pela Fuji Tv. Apesar do sucesso no Japão, a série teve somente uma temporada, 52 episódios com cerca de 25 minutos cada um, no BR a série estreou em 1994 no programa Dudalegria quando a Rede manchete comprou os direitos de transmissão junto com Winspector, infelizmente os dois últimos episódios da série não foram exibidos.

patrine-LEPOP

A história

A estudante colegial Saiyuri Murakami levava uma vida comum de uma garota com 15 anos de idade. Filha da dona de casa Noriko e do jornalista Hayato, ela tinha ainda um irmão chamado Hideki e uma caçula chamada Tomoko.

Até o dia em que ao se dirigir para um templo rezar encontrou o Deus Protetor da cidade. Por estar adoentado, ele precisava viajar para Itália para se reestabelecer, deixando a responsabilidade de zelar pela paz no local para Saiyuri, que a partir dali ganha poderes encantados e uma adaga tornando-se a Estrela Fascinante Patrine. Bastava então pronunciar a frase “magia cósmica, metamorfose!” para se tornar a heroína defensora do amor e da paz. Mas ela não podia revelar sua identidade secreta a ninguém, sob pena de ser transformada num sapo.

COMO FOI NO BRASIL?

Como dito anteriormente, a série só foi exibida aqui em 1994 no programa Dudalegria, há um fato que, durante o jornal do Brasil exibido em novembro de 1991 a série teria sido anunciada como a nova atração da Rede Manchete, mas só acabou dando as caras mesmo em 94.

ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 2

Patrine, chegou ao Brasil mais ou menos no segundo semestre de 94, via Tikara Filmes. Por conta do sucesso que teve no Japão, Toshihiko Egashira empresário muito conhecido por ter trazido várias séries tokusatsus ao Brasil, apostou suas fichas na heroína, mas por aqui Patrine não decolou.

A dublagem da série ficou por conta da Windstar (de propriedade de Emerson Camargo, dublador do National Kid), a empresa também desenvolveu o tema de abertura e encerramento em português. A Windstar também fez a dublagem de Winspector, mas diferentemente de Patrine os temas de abertura e encerramento, não foram desenvolvidos por eles.

EMERSON CAMARGO (dublador National Kid) – TokuDoc

Patrine teve alguns produtos licenciados por aqui dentre eles estavam brinquedos e o VHS que na capa intitulava a heroína como, a nova “Rainha dos baixinhos“, claramente tentando surfar na onda da Xuxa.

Curiosidades

  • Como sempre a dublagem fez algumas adaptações, no Japão a personagem principal se chama Yuko, por aqui passou a se chamar Sayuri.
  • Conhecido de muita gente, Kazuoki Takahashi , o Change Griphon de Changeman apareceu no episódio 14, “O Apito Misterioso”, o ator interpretou o vilão 741.
  • Patrine foi uma forte influência para a criação de Sailor Moon, no Brasil tanto Patrine quanto Sailor Moon foram dubladas pela atriz Marli Bortoletto, a atriz também dublou a Mônica (Turma da Mônica) e Hilda de Polaris (Cavaleiros do Zodíaco).
  • Em 2012, a atriz Yuko Hanajima revisitou a personagem para promover o filme Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie Taisen Ultimatum.
  • O nome Patrine é uma adaptação nacional, o verdadeiro nome da heroína é Powatorin, na fonética japonesa fica “Poitrine“, palavra francesa que significa peito. Além do nome, o título da heroína passou a ser Estrela Fascinante em face ao original ser Mascarada Sensual (Bishojo Kamen).
Patrine encerramento brasileiro (LEG Português)

Lista de episódios

01 – A Enviada Por Deus
02 – A Super Policial Feminina
03 – A Misteriosa Escola Particular
04 – O Espírito de Napoleão
05 – Dr. Bill, O Criminoso
06 – O Estranho Barbeiro
07 – Não Sou Ídolo
08 – Trama de Um Parlamentar
09 – A Super Voz
10 – A Faixa Milagrosa
11 – A Fábrica Clandestina de Fiação
12 – O Filho do Presidente
13 – A Indústria de Dinheiro Falso
14 – O Apito Misterioso
15 – A Volta do Dr. Jonny
16 – O Protetor
17 – O Desaparecimento da Flâmula de Carpa
18 – O Fugitivo
19 – A Nova Arma
20 – A Caixa de Música
21 – A Super Energia
22 – O Príncipe de Aparela
23 – Por Um Dia de Investigação
24 – A Casa de Pensamentos
25 – Ataque aos Restaurantes
26 – Devolva A Minha Energia
27 – O Defumador Espanta-Fantasma
28 – A Namorada do Guerreiro
29 – A Trama Diabólica (1ª Parte)
30 – A Trama Diabólica (2ª Parte)
31 – O Concurso de Racha Melancia
32 – O Estudante Assaltante
33 – Flashback
34 – O Sanduíche Respeitado
35 – O Tesouro do Princesa
36 – A Misteriosa Motoqueira
37 – O Crime de Um Infeliz
38 – A Arma Poderosa
39 – Operação Prisão
40 – A Benzedura
41 – Os Dentes Cariados
42 – O Extraterrestre Elegante
43 – O Guerreiro Amado
44 – O Manhoso
45 – A Educação
46 – A Mentira
47 – O Tesouro
48 – A Namoradinha
49 – O Circulo Misterioso
50 – Tragédia No Dia de Natal
51 – Feliz Ano Novo (1ª Parte)
52 – Feliz Ano Novo (2ª Parte)

PATRINE EPISÓDIO 01

ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.