LEPOPGAMES no ar! Hoje trazemos até vocês a Análise de um dos games mais aguardados do ano, HORIZON ZERO DAWN.
Exclusivo para PlayStation 4, HORIZON ZERO DAWN surgiu com uma proposta inovadora e ambiciosa, mas será que o game realmente cumpre tudo aquilo que prometeu?
Nesta análise vamos comentar sobre todos os pontos altos e baixos de HORIZON ZERO DAWN, e pensando também na galera que gosta de análises em vídeo, fizemos um vídeo especial demonstrando todos os pontos que abordamos no texto abaixo. Então, bora lá!
FICHA TÉCNICA
- Título: Horizon Zero Dawn
- Lançamento: 28/02/2017
- Plataforma: PS4
- Distribuidora: Sony
- Desenvolvedora: Guerrilla Games
Uma ideia surgiu em 2011, depois do lançamento de Killzone 3, o estúdio Guerrilla Games anunciou que estava para dar vida a um projeto baseado em Killzone. O diretor Mathijs de Jonge chamou o projeto de “o mais arriscado“, com tudo definido, uma equipe de 10 a 20 pessoas começaram a construir protótipos para o jogo e muitos dos elementos incluídos nestes protótipos permaneceram no game. A história ficou por conta John Gonzalez, que escreveu também Fallout: New Vegas entre outros e os variados elementos da história permaneceram intactos desde o inicio da produção.
Horizon Zero Dawn é um daqueles games que chegam com os dois pés no peito, que não pedem licença para entrar e se tornam memoráveis, épicos, fodásticos. O jogo é aquilo que podemos chamar de obra de arte e vale muito a pena conferir.
TRAMA
Horizon Zero Dawn se passa anos no futuro em um mundo pós-apocalíptico onde criaturas mecanizadas e colossais dominam tudo. Com o passar do tempo, a humanidade acabou regredindo para uma sociedade tribal de caçadores que sobrevive em meio a florestas, cordilheiras imponentes e ruínas de uma civilização antiga enquanto as máquinas se tornam cada vez mais poderosas.
Você é Aloy, uma guerreira habilidosa que utiliza todo seu conhecimento adquirido em anos de treinamento para proteger sua tribo da força, do tamanho e o poder bruto das máquinas enquanto explora o gigantesco mundo erguido sobre as ruínas do que sobrou de uma extinta civilização. É neste cenário em que humanos, animais e as máquinas dividem espaço que a nova mascote da Sony precisará se mostrar forte o suficiente para provar seu valor.
UMA PERSONAGEM BEM CASRISMÁTICA
Aloy é uma personagem que mal conheço e já considero pakas, é impossível não criar apreço pela personagem em si, nos tutoriais do game que servem como breve narrativa da infância da garota, temos uma noção de sua origem humilde e de como foi árduo o seu treinamento.
Na companhia de Rost, pai e mentor, a garota desenvolveu todo seu potencial para lhe dar com os desafios do mundo, alguns anos depois como ato final de seu treinamento seus conhecimentos foram colocados a prova em um ultimo teste antes do bicho pegar.
A garota mostra muita personalidade em suas decisões e como uma guerreira está sempre apta a encarar qualquer desafio, para quem acha um exagero a forma de como descrevo a personagem basta jogar uma hora ou bem menos para entender o que estou dizendo.
O GAME
Os cenários de Horizon Zero Dawn lembram muito os vistos em The Witcher 3, e em alguns momentos você tem a sensação de estar jogando The Last of Us justamente quando se visita as ruinas do que era uma cidade, o ambiente mostra muita vida com animais andando de um lado para o outro e dividindo a cena com as maquinas. Vale destacar bem a questão de termos o dia e a noite, assim como dias ensolarados ou chuvosos. A interação da personagem principal com o ambiente é outro ponto que chama atenção, nele você pode extrair a matéria-prima necessária para confeccionar itens de cura, bombas, flechas e todo um aparato de bugigangas, além disso, você pode utilizar as pedras e moitas para se esconder de seus inimigos e pegá-los desprevenidos.
Como nem tudo são flores, os NPCs não possuem nenhuma interação com o cenário não se importam muito com a noite ou dia se está chovendo ou não apenas continuam parados ali em seus lugares como se nada tivesse acontecendo, nos diálogos não expressam nenhum tipo de emoção.
MAPA
O mapa de HORIZON ZERO DAWN é imenso, titânico, e com alguns upgrades comprados nos vendedores você terá acesso a localizações de itens especiais, lugares… E o mais legal é poder saber a localização exata das “espécies” de maquinas, algo bem parecido com o que já vimos em Red Dead Redemption.
No geral, para quem quiser explorar de cabo a rabo esse mapa, prepare-se para gastar algumas boas horas com isso.
INIMIGOS
Quanto aos inimigos, não são só as maquinas que vão nos atormentar durante a jogatina. Claro, na maioria das vezes serão elas as causadoras dos nossos maiores problemas – e, diga-se de passagem, algumas delas lembram os robôs vistos nos jogos da série Metal Gear, mas voltando ao assunto, temos também como inimigos os humanos, e em certos momentos será a interação com o cenário que determinará o sucesso em eliminá-los sem ser visto. Temos aqui mais uma pequena lembrança da saga Metal Gear.
DINÂMICA
O game segue no estilo RPG, e interagindo com outros personagens é nos apresentado um leque de opções com respostas que se desdobram em diferentes ações. Este sistema já foi adotado em títulos como Dragon Age, Fallout e The Witcher 3. Conforme o jogador eleva o nível da personagem acessamos novas habilidades que serão imprescindíveis no futuro, aumentando assim a dinâmica do jogo.
COMBATE
O sistema de combate corpo a corpo de HORIZON ZERO DAWN pode não agradar muito aquela galera que curte executar combos. Além de ser muito simples, não existe a mira travada utilizada nos jogos como Dark Souls, Nioh entre outros, para surrar o inimigo sem errar o golpe. Parece que o foco do jogo está mais na utilização de armamentos como arco e flecha, estilingue e demais. Vale deixar bem claro que apesar dos combates corpo a corpo serem bem simples isso não tira a diversão do game, tão pouco das lutas em si.
ARMAS E EQUIPAMENTOS
E falando em armamentos, para a utilizarmos estes equipamentos o jogo conta com uma forma bem simples para equipá-los e usá-los em batalha. Os equipamentos variam entre arcos, que são melhores para atirar a longas distâncias, armadilhas, estilingues que atiram bombas elementais entre outros. Você contará com um vasto arsenal.
Na hora de equiparmos a “armadura”, podemos escolher entre aquelas que dão mais proteção contra ataques físicos, ou aquelas que protegem melhor contra ataques elementais.
VEREDITO
Horizon Zero Dawn sem duvidas é um jogo que merece muita atenção, que sabe nos envolver e tem brilho próprio. É, sim, digno de entrar para o hall da fama dos games que marcaram épocas.
Pontos negativos
- Npcs não interagem com cenário ou expressam emoções
- Sistema de combate corpo a corpo simplório
Pontos positivos
- Gráficos realistas
- Mapa gigantesco
- Aloy, personagem carismática
- História envolvente e bem apresentada
Horizon Zero Dawn já está disponível exclusivamente para PS4.
Se ainda não viu ao Trailer desse incrível game, vale muito a pena conferir.
Não deixe de acompanhar os próximos vídeos do LEPOPGAMES aqui no LEPOP.
Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.
Até o próximo LEPOPGAMES.