Le|Pop
CHANGEMAN-RELEMBRANDO-BANNER-LEPOP

CHANGEMAN | RELEMBRANDO

Já falamos aqui de Flashman, Machine Man, Patrine e por aí vai, mas não falamos sobre esse aqui que é também um clássico, Changeman e a sua batalha incansável contra Rei Bazoo e seu Império Gozma. Bora relembrar!

CHANGEMAN-RELEMBRANDO-BANNER-LEPOP

SENTAI

Antes de mais nada é bom saber o significado do nome Sentai, em japonês significa esquadrão, é um estilo de produção que traz como característica principal, uma equipe onde cada integrante possui uma cor diferente. A missão de tais esquadrões é enfrentar uma organização maléfica que tem o objetivo sagrado da maioria dos vilões de seriados nipônicos: conquistar a Terra. A partir de 1979, o gênero passou a ser chamado de Super Sentai, por conta de algumas inovações que a série Battle Fever J ( co-produção entre a Toei e a Marvel Comics) trouxe, como o clássico robô gigante do time.

Dengeki Sentai Changeman Opening (HD)

DENGEKI SENTAI CHANGEMAN

Dengeki Sentai Changeman ou como ficou conhecido por aqui como Esquadrão Relâmpago Changeman é um Super Sentai que foi produzido pela Toei Company e exibido em 1985 pela Tv Asahi, foi a nona produção do estilo lançada no Japão. Ao todo, foram produzidos 55 episódios e 2 especiais para cinema (curtas-metragens exibidos em festivais da Toei Company). A produção contou com um elenco de atores bastante carismáticos e a química entre eles fez sucesso até no Japão. No elenco destaca-se o ator Shiro Izumi, que interpretou o Change Pegasus e até foi o dublê do monstro Godzilla! O visual da série é consideravelmente melhor que o da produção do ano anterior (Choudenshi Bioman, inédita no Brasil) em todos os aspectos. No quesito inovação, a produção lançou a moda das “bazucas” pros esquadrões. Antes de Changeman, as equipes usavam alguma combinação especial de contra-ataque em equipe.

No final dos anos 80, mais exatamente em 1988, Changeman estreou juntamente com Jaspion na programação infantil da extinta Rede Manchete. A série assim como muitas outras, foi trazida ao Brasil por Toshihiro Egashira que era dono de uma locadora localizada no bairro da Liberdade, posteriormente Toshihiro criou a Everest Vídeo para lançar essas séries em home video, no entanto, isso não deu muito certo e o empresário passou a negociar as séries japas com as emissoras de Tv para obter mais visibilidade.

CHANGEMAN NO BRASIL

Se a palavra herói tinha algum significado naquela época, este significado era Jaspion e Changeman, os heróis japoneses fizeram um sucesso estrondoso no Brasil e até hoje são lembrados pelos fãs mais nostálgicos, isso tanto é verdade, que o Jaspion (série que fez mais sucesso) atualmente possuí projetos para um filme br e um mangá, a Toei e a Sato Company estão em conversas até que avançadas para que o filme saia do papel. O Danilo Modolo do canal Tokudoc no youtube, falou sobre o tema, então se quer saber mais, dá uma olhada no vídeo:

Tudo do FILME DO JASPION até o fim de 2019 - TokuDoc

Mas voltando ao Changeman, muitos brinquedos da série foram lançados pela empresa de plásticos Apolo como bonecos de vinil, bonecos de plástico, além desses, saíram as máscaras dos heróis, a espada e o escudo do change robô, algumas fantasias, LP, bala, chiclete, mochilas, era coisa pra mais de metro.

Dublagem

A dublagem foi realizada nos estúdios da Álamo, embora algumas das vozes tenham sido trocadas repentinamente como a do Change Dragon feita pelo dublador Paulo Ivo e substituída por Ricardo Medrado e o dublador da Shima (Borges de Barros no lugar da voz de Mário Jorge). Gilberto Baroli se encarregou de dublar o sargento Ibuki, o termo sargento era exclusivo da dublagem brasileira.

Home vídeo

Como já é sabido por todos, a Everest lançou toda a série em vídeo, na metade da década de 90, a Intermovies fez o relançamento e para finalizar, em 2010, Changeman foi lançado em DVD pela Focus Filmes.

CURIOSIDADES

  • O Clube da Criança, apresentado pela Angélica, foi o lar das séries a partir de 22 de fevereiro de 1988. Changeman ficou na Manchete até 1992. Em 1994, foi remanejado para a Record e em 1996 para a CNT/Gazeta, onde ocorreu sua última exibição oficial no Brasil.
  • Uma semana depois da estreia na TV, ocorreu um show de lançamento no Anhembi. Foi a primeira apresentação do “Circo Show”, que percorreu diversas cidades do Brasil.
  • Os quadrinhos da série foram lançados no Brasil pela EBAL. Posteriormente, foi parte integrante da revista do Jaspion, publicada pela Abril Jovem. Changeman fez parte também de uma série de crossovers produzidos pelos roteiristas brasileiros, incluindo aventuras com Boomerman, Flashman, Jaspion e um encontro com os Maskman.
  • Tá no Ar: A TV na TV homenageou os Changeman em um sketch que mostrava  a luta do Esquadrão Electro Five.
  • Com 55 episódios, “Changeman” foi o seriado de tokusatsu mais longo dos anos 1980. Também foi o segundo mais longo da franquia “Super Sentai”, perdendo somente para a pioneira série Goranger, que teve 84 episódios entre 1975 e 76.
  • Changeman teve dois especiais de cinema de 25 minutos cada, foram produzidos durante a série e exibidos somente no Japão, durante o Festival do Mangá da Toei.
  • Shiro Izumi (o Pegasus) também fez grande sucesso no Japão em “Jyuranger” (1992), a série que deu origem aos “Power Rangers”. Em “Jyuranger”, Izumi interpretou Burai, o Dragon Ranger, conhecido no ocidente como o primeiro Ranger Verde.
Esquadrão Relâmpago Changeman - Encerramento.

Como já é tradição aqui, acompanhe a seguir o primeiro episódio de Changeman que está dividido em quatro partes, quem nunca assistiu é uma boa oportunidade, para quem já assistiu, relembre aí!

Parte 1

CHANGEMAN | #1 | Os Defensores do Planeta Terra | Parte 1/4 (Dublado)

Parte 2

CHANGEMAN | #1 | Os Defensores do Planeta Terra | Parte 2/4 (Dublado)

Parte 3

CHANGEMAN | #1 | Os Defensores do Planeta Terra | Parte 3/4 (Dublado)

Parte 4

CHANGEMAN | #1 | Os Defensores do Planeta Terra | Parte 4/4 (Dublado)

BARRABÁS | CRÍTICA 2

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.