Le|Pop
Machine-Man-LEPOP

MACHINE MAN | RELEMBRANDO

Chegou a hora daquele momento nostalgia, o herói em questão foi exibido pela Band e Record aqui no Brasil, ficou conhecido também como o super-homem japonês, mas por que será? Bom sem muita conversinha, vamos conhecer um pouco mais de Seiun Kamen Mashinman ou Machine man mesmo!

Machineman Abertura

SEIUN KAMEN MASHINMAN

Traduzido como Máscara Nebulosa Machine Man foi produzido pela Toei Company e exibida no Japão entre 13 de janeiro e 28 de setembro de 1984 pela NTV(Nippon TV). Machine Man narra as aventuras de Nikku, estudante universitário vindo do planeta Ivy, do aglomerado estelar das Plêiades para estudar o comportamento dos seres humanos habitantes da Terra.

A série foi criada por Shôtarô Ishinomori e apesar de nem a Toei, nem o próprio Shôtarô confirmarem isso, afirmam por aí que Machine Man foi inspirado no Super Homem, talvez pela similaridade de como chegaram a Terra? Da forma como mantém em segredo as identidades secretas? A verdade é que imaginam uma porrada de coisa a respeito, mas isso é um segredo guardado, pelo jeito, a sete chaves. Retomando, a série possui ao total 36 episódios sendo um deles o resumo, foi exibida por aqui pela Bandeirantes e alguns anos mais tarde pela Record e NGT.

Machine-Man-LEPOP

A história

O jovem Nikku, à bordo da nave Space Colony, vem ao palneta Terra junto de seu companheiro Ball Boy (uma bolinha de baseball voadora) pra estudar a raça humana. Ao chegar aqui, ele se depara com a organização criminosa Tentáculo, chefiada pelo Professor K que visa dominar o nosso planeta. Para impedir os planos do professor, Nikku assume a identidade de Ken Takase (um cara com óculos tipo Clark Kent, será esse o motivo da comparação?) e passa a se transformar no herói Machine Man.

MACHINE MAN

Machine-man-01-LEPOP

Ao erguer e apertar um aparelho, Ken Takase grita “Machine Man” e tem início a transformação: de sua nave, a Space Colony, o veículo Dolphin é teletransportado e se materializa no corpo do rapaz. Deitado dentro do veículo (que também pode ser convertido em um jato), Machine Man passeia pelos céus de Tokyo ao som da música de abertura. Curiosamente o Super Sayaman de Dragon ball lembra bastante Machine Man, outra curiosidade que vale a pena citar aqui é que na dublagem japonesa, a ball boy foi dublada pela famosa atriz Machiko Soga, a Rita Repulsa de Power Rangers ou Bruxa Bandora da série que deu origem aos Rangers, Zyuranger!

NO BRASIL

machine-man02-LEPOP

No final dos anos 80 a Bandeirantes vendo o sucesso de séries como Jaspion entre outros heróis na Rede Manchete, passou a negociar séries como Metalder, Goggle V, Machine Man e Sharivan que no princípio eram exibidos em horário nobre e depois passaram a fazer parte da TV Criança.

Apesar da popularidade dos tokusatsus na época, essas séries passaram despercebidas pelo público e não fizeram o sucesso que era esperado. Machine Man só voltaria à tv por volta de 1993 na Record, quando a emissora passou a exibir os seriados Jaspion, Changeman, Flashman, Sharivan e Goggle V. Na época, a série passou por diversos programas infantis e chegou a ser exibida em horário nobre como tapa buracos.

NO JAPÃO

No Japão, Machine Man fez um sucesso gigantesco vendendo brinquedos que nem água, o sucesso foi tanto que a Toei acabou encomendando outra série a Shôtarô nos mesmos moldes de Machine man e no ano seguinte foi ao ar, Bicrossers.

CURIOSIDADES

MACHINE MAN | RELEMBRANDO 2

Machinem Man estreou na Rede Bandeirantes, dentro do programa TV Criança, em 12 de março de 1990, junto com Goggle V. O programa foi uma aposta da emissora já que os seriados japas estavam em alta na época, e substituiu o programa Circo da Alegria, apresentado pela dupla de palhaços Atchim e Espirro. Posteriormente, Machineman e Goggle V ganharam o reforço de Metalder e Sharivan.

Machine man foi distribuído pela  Oro Filmes e dublado nos estúdios da Álamo, em São Paulo, com vozes bastante conhecidas do mundo tokusatsu.

No Brasil, Machine man teve poucos produtos lançados, aliás, tivemos somente as fitas VHS que foram lançadas no mercado pela VideoBAN e United Kids mais alguns quadrinhos lançados pela editora EBAL, só. Os brinquedos mesmo ficaram só no Japão e hoje em dia se você tiver sorte, consegue algum pelo preço de um rim.

A atriz que interpretou Gunko, Kyomi Tsukada é uma velha conhecida do público brasileiro graças ao seu papel na série Jaspion (1985) onde interpretou a Anri. Kyomi também participou do filme Kamen Rider Shin, em 1992. 

Seiun Kamen Machineman – Encerramento

Bom galera vamos encerrando por aqui, espero que tenham gostado de relembrar mais esse herói e como já é de praxe, quem quiser acompanhar os episódios e assistir o herói em ação, é só clicar aqui e boa diversão!

ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.