Le|Pop
JANPERSON-IMAGEM-2-LEPOP

JANPERSON | QUEM ASSISTIU?

Fala aí galera, beleza? Bom, quem já assistiu Janperson? Poucas pessoas puderam acompanhar o herói, que é até famoso por aqui, apesar de nunca ter sido transmitido no Brasil. O herói segue a mesma linha do que era o Jiban, mas ao invés de termos algo como meio homem, meio máquina, temos um robô como protagonista, além disso, um fato bem curioso: alguns dos trajes utilizados na série foram reaproveitados de outros seriados. Será que Janperson agradou como os outros metal heroes? Bora lá saber mais!

Janperson - Abertura

Tokusou Robo Janperson

O Robô de Investigação Especial Janperson é um dos Metal Heroes, franquia que ficou popular aqui no Brasil através de Jaspion, Jiraiya, Jiban entre tantos outros. Depois de três séries seguidas com temas de resgate (Winspector, Solbrain e a inédita por aqui Exceedraft) a Toei resolveu voltar ao que tinham apresentado em Jiban e mostrar histórias policiais com uma pegada sci-fi.
E deram um passo a mais: dessa vez o herói seria um robô, a forma humana ficaria de fora.

Apesar de parecer chocante para o fã brasileiro, a franquia Metal Hero estava passando por maus lençóis. As séries gastavam tanto quanto os Super Sentais, mas rendiam muito menos grana em venda de brinquedos, tanto que até hoje não se vê mais séries de Metal Heroes, mas em filmes até que ultimamente eles tem dado as caras.

A situação ficou ruim mesmo, quando que no ano de lançamento de Janperson foi lançado os Power Rangers, que ajudou os Sentais a ganharem ainda mais força. Qual foi a solução então? Corte de custos!

Janperson é um festival de reciclagem. Em alguns episódios reparamos que as armas, são versões novas de armas já utilizadas em Winspector (pintadas de roxo, claro!), os robôs que enfrentam o herói são geralmente feitos de pedaços de armaduras antigas de Spielvan, Solbrain, Jaspion e até Jiraiya. A base secreta do protagonista, é a base antiga do Metalder com alguns detalhes a mais e a moto de um dos personagens, apesar do nome GG Slayer que é fodão, a moto é bem simples parece uma CG 125.

A história

Em um futuro distante, cientistas se empenham em criar um robô com características humanas, capaz de acabar com os mais diversos criminosos e androides a serviço do mal. Desses esforços nasce o robô MX-A1, preparado para enfrentar qualquer inimigo, seja ele humano ou máquina. Tudo parecia estar correndo bem, até o dia em que MX-A1 foi exposto a uma bateria de testes, para comprovar o seu poder de ataque e defesa contra androides. O robô, além de destruir os androides, atacou também a equipe de cientistas que o construiu, acabando com um dos propósitos para o qual foi criado: defender a humanidade.

Para evitar maiores problemas, os cientistas resolvem desativar MX-A1 e desmontá-lo, abandonando as partes de seu corpo junto a outros inventos malsucedidos. O projeto seria deixado de lado , mas a jovem Kaoru Saegusa decide recolher os restos de MX-A1 e leva-los para uma base secreta.

Por fazer parte da equipe científica da Polícia, Kaoru não tem dificuldade em transformar o que sobrou do robô em um novo e poderoso aliado da justiça. Nasce, assim o Robô Investigador Janperson, designado a combater o crime na metrópole e defender humanos e androides das garras de cientistas, terroristas e robôs mal-intencionados.

Personagens principais

Janperson -- O protagonista da série. Um robô que trabalha como detetive. Foi uma vez protótipo de robô de combate conhecido como MX-A1. Mais tarde, ele foi reprogramado com as emoções humanas pela cientista Kaoru Saegusa. O herói defende a lei, mas é puramente mecânico, é visto como o tipo de policial que não desiste facilmente.

Gun Gibson -- Robô Atirador, criado pela Gang Guards para destruir Janperson, Após ser salvo por Janperson, ele muda de lado, e passa a lutar pela justiça, tornando-se um poderoso aliado.

Kaoru Saegusa -- Uma jovem cientista, ela reativou e reprogramou Janperson depois que foi desativado pela primeira vez, colocando as emoções humanas dentro dele. Ela recebe e fornece informações para Janperson sobre seus inimigos durante a série.

Curiosidades

No episódio 21 da série, “Desafio! O robô mais forte!” é feito um projeto de armadura para Janperson se disfarçar, nessa armadura são reutilizadas as pernas de Daileon, repintadas em um tom verde metálico.

macgaren-androide-janperson-LEPOP

No episódio 5 de Janperson -- “Voe em meu peito”, o peitoral da armadura do MacGaren foi reutilizado em um dos androides inimigos de Janperson.

Robot-Keiji-K-1973-e-janperson

Janperson lembra o heroi de Shotaro Ishinomori, Robot Keiji K (1973). Embora a semelhança entre ambos fique por conta do fato de serem apenas robôs, quando não estão lutando eles usam roupa normal, Janperson usa uma jaqueta e uma calça quanto a K usa um blazer vermelho, uma calça branca e uma boina amarela.

Episódio 1

Como já é tradição aqui, dá uma olhada no primeiro episódio da série e curte aí!

JANPERSON (Episode 1)

ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.