Le|Pop
Lion-Man-LEPOP

LION MAN | RELEMBRANDO

Esse é beeem das antigas, eu particularmente tenho uma vaga lembrança da série desse personagem, o pouco que lembro traz boas recordações, mas e aí, quem lembra do Lion Man? A série aqui no Brasil foi exibida, claro, pela Rede Manchete, teve duas temporadas, mas exibidas fora de ordem. Sempre há uma trapalhada, né? Bora saber mais, Vai!

Lion Man é uma produção da P Productions do começo dos anos 70 e narra a aventura de um samurai capaz de se transformar em um homem-leão e se utilizando desse poder, passa a enfrentar as ameças que surgem no Japão feudal.

lion-man-ghetto-LEPOP

Aqui no Brasil é muito comum rolar umas confusões, exibirem as séries, mas não exibir o filme que muitas vezes complementam os fatos ocorridos, exibir a segunda temporada antes da primeira, como é o caso de Lion Man, chamar uma série de Jaspion 2 quando não é, né? Lembram disso? As confusões são inúmeras, mas … a ordem correta da série facaria assim: Kaiketsu Lion Maru (Lion Man Branco), como o primeiro e o Fuun Lion Maru (Lion Man Laranja) como o segundo e fim de papo, qualquer coisa além disso, é mera confusão.

Kaiketsu Lion Maru (Lion Man Branco)

LION MAN | RELEMBRANDO 1

O Lion Man Branco, foi exibido em 1971 e foi a primeira série da franquia a ser exibida, nos foi apresentado Shishimaru, um jovem capaz de se transformar no destemido Lion Maru e combater os monstros e ninjas malignos de Gosun.

Essa série possui o total de 52 episódios e com o sucesso que fez, foi produzida a segunda temporada intitulada Fuun Lion Maru (o Lion Man Laranja).

A história

O período Sengoku foi marcado pela guerra, foi um período bem difícil no Japão onde muitos perderam suas famílias e crianças órfãs vagavam em busca de comida. Três sobreviventes da guerra foram acolhidos por um poderoso ninja Kashinkoji. Ele, então, faz uma revelação aos três: Gonsu, um feiticeiro que vivia nas montanhas do Himalaia chegou ao Japão para criar o mundo da escuridão.

Kashinkoji entrega para cada um de seus escolhidos um objeto:
Shishimaru foi entregue uma espada que possibilita ao guerreiro se transformar em Lion Man.
Saori uma outra espada à força do homem.
Kosuke deu uma flauta capaz de convocar a alma de Kashinkoji.

As batalhas tem inicio quando Kashinkoji morre vítima dos ninjas e um monstro enviados por Gonsu.

Lion Man Branco 01 Oroti, o Enviado de Satã

Fuun Lion Maru (Lion Man Laranja)

Lion-Man-LEPOP

A série teve apenas 26 episódios, apesar do personagem principal também se chamar Shishimaru, aparentemente este Lion Man não possui conexão com a série anterior, no entanto, há um episódio em que o Lion Man Branco aparece e entrega a espada ao novo herói.

Uma das coisas que chamam a atenção é o modo como Dan Shishimaru se transforma, o personagem usa um foguete para realizar a ação. Não há explicações a respeito deste objeto, de como surgiu, do porque ser um foguete, a única explicação que existe é a do narrador que ainda assim é beeeem vaga:

“Durante a transfiguração, o foguete preso em suas costas carregado com um tipo raro de pólvora se transfere com a energia elétrica proveniente da espada e, em pleno ar, ele se transforma em Lion Man, uma dádiva dos ninjas!”

É essa a explicação que temos, que o foguete está carregado com uma pólvora especial. Isso aumenta ainda mais o mistério, porque não sabemos de onde veio o foguete, nem a tal “pólvora especial”. Quem souber deixa um comentário, por favor!

A história

Dan Shishimaru tem 21 anos e vive no Japão Feudal onde os guerreiros colocam a honra antes da própria vida, neste cenário, o irmão de Dan é morto por um monstro enviado pela família Mantor do Diabo e movido pelo desejo de vingança e justiça, o herói passa a enfrenta-los.

Lion Man – Episódio 1 – O homem foguete

Lion Man G

LION MAN | RELEMBRANDO 4

Ao final da série Fuun Lion Maru lá nos anos 70, Tomio Sagisu, o criador da série tinha planos para uma terceira temporada com um tom mais sério, com o surgimento de outras séries que fizeram sucesso entre o publico adulto, a terceira temporada de Lion Man ficou de lado.

Cartoon Network

A Cartoon Network entrou na jogada para fazer um anime de Lion Man, batizado de Lion Maru Ghetto, este seria uma sequencia direta de Kaiketsu Lion Maru, o canal buscava investir em séries que acreditavam ter potencial, esse interesse todo veio graças ao sucesso que os animes do bloco Adult Swim faziam na época. Os donos dos direitos autorais de Lion Man, não curtiram muito a ideia de fazer um anime e a deixaram no gelo, os caras optaram por fazer mais uma série tokusatsu.

Nasce Lion Man G

A série finalmente saiu do papel e teve como base o visual desenvolvido pelo próprio Tomio Sagisu em 2000 no livro Lion Maru Vs Spectreman. Para quem não sabe, Spectreman foi outra criação de Tomio pela P Productions. Lion Man G foi produzido pela King Records, empresa responsável por animes de sucesso como Love Hina, Utena e os filmes de Neon Genesis Evangelion. O Visual do personagem foi adaptado por Keita Amemiya, o mesmo que assinou Garo, Kamen Rider ZO, Zeiran, Jetman e Jiban.

A história

lion-man-ghetto-LEPOP

A história de Lion Man G se passa 300 anos após o ultimo embate entre Lion Man e Gonsu. Localizado em Tóquio, a reencarnação do guerreiro Shishimaru é um covarde e azarado gigolô (o cara também se chama Shishimaru ) que tem somente duas clientes, do outro lado da história está Gousan (reencarnação de Gosun), dono da Gousan Enterprise e responsável pela fabricação da droga chamada Skull Eyes.

Bom, resumindo aqui, o novo Lion Man só entra nessa treta toda, depois que Shishimaru encontra um mendigo (reencarnação de Kashinkouji), e este lhe entrega a espada usada pelo Lion Man Branco há três séculos atrás, para se transformar no herói e poder lutar contra os inimigos que estão os atacando. Abaixo a abertura do seriado:

Como foi aqui no Brasil?

Lion man chegou ao Brasil através da Top Tape em 1989, foi exibido na Rede Manchete lado a lado de Jiraya o que acabou agradando bastante o público. As crianças da época acharam Lion Man meio que diferente das demais séries da época, isso porque a série era do início dos anos 70, Jaspion, Jiraya e os demais eram da metade dos anos 80.

Por conta de ser considerado “tosca” e bem antiga a Rede Manchete a tirou da programação, mas mesmo assim Lion Man cativou bastante o público pela tom mais sério que é algo raro de se ver em série tokusatsu hoje em dia.

Na dublagem BR, os caras tinham (tem ainda né?) uma tara por alterar os nomes dos personagens e Shishimaru passou a ser chamado de Shimaru, Tiger Joe Jr de Lion Man Laranja ficou conhecido apenas como Joe Tiger e o vilão de Lion Man Branco, ao invés de ser chamado de Gonsu, foi chamado de Satan Goss, pois é meus caros, é isso mesmo, o nome do vilão de Jaspion.

Curiosidades

Lion man substituiu Spectreman, no dvd, após o ultimo episódio é exibido uma chamada de TV anunciando Kaiketsu Lion Maru.

Um piloto foi produzido pela P Productions chamado de Jaguarman que mais tarde se tornaria o Lion Man que conhecemos.

Jaguarman (Unaired 1967 Tokusatsu Pilot)

Lion Man fez sucesso não só no Brasil e no Japão, na Itália a série foi exibida nos anos 70 com o nome de Ultralion, nos Estados Unidos o primeiro episódio foi dublado e lançado em vídeo intitulado “Magic of the Ninja”. (fonte Toku blog)

Bom galera, espero que tenham curtido essa nostalgia das boas, sem dúvidas aqueles tempos sempre serão lembrados com a devida glória que merecem, até a próxima!

LION MAN | RELEMBRANDO 7

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.

Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.