Le|Pop
NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 1

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES

Vamos falar agora de uma empresa que contribuiu e contribui até hoje para o mundo dos games, personagens queridos dos fãs como Mario, Link, Kirby, Donkey Kong, só ganharam a devida importância graças a Nintendo. Seus consoles que marcaram época vivem até hoje nos nossos corações (S2), os consoles portáteis então, nem se fala.

A Big Nintendo como é conhecida inova a cada geração e sua ultima porrada na cara, foi o Nintendo Switch, um console híbrido que fica ali entre o portátil e o console de mesa. Meus amigos, os caras são gênios não é à toa que são referência quando o assunto são games, e antes que eu esqueça o famoso Playstation, só existe graças a Nintendo. Bom, chega de enrolação e confere aí!

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 2

Nasce uma gigante

A história começa em 23 de Setembro de 1889, quando Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo Koppai para produzir o Hanafuda, um jogo de cartas que acabou se tornando popular no Japão. Em 1907, foi feita uma parceria com uma companhia de distribuição, já que os negócios estavam indo muito bem. Essa parceria foi fechada com o intuito de expandir o alcance dos produtos no Japão.

Em 1929, Fusajiro se aposenta e passa o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, marido de sua única filha, Tei Yamauchi. Após o casamento, Sekiryo passou a ser chamado de Sekiryo Yamauchi.

Com algumas reestruturações realizadas em 1933, a Nintendo Koppai passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co. A empresa seguiu crescendo e em 1947, Sekiryo criou uma outra empresa para que as novas cartas pudessem circular ainda mais, o foco era as cartas do tipo ocidental.

Em 1949, Sekiryo sofreu um derrame e quem assume os negócios é seu neto, Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos. Hiroshi assumi o controle da empresa e revela um estilo bem agressivo nos negócios, chegou a investir em outros seguimentos como rede de hotéis, taxis e por aí vai. No ano de 1951, a empresa passa a se chamar Nintendo Karuta e no ano seguinte, mudou sua sede para um lugar ainda maior.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 3

A suposição comum é que “Nintendo” (任天堂) significa “deixar a sorte para o céu” ou até “deixar a fortuna nas mãos do destino”. Essas suposições, no entanto, podem estar erradas.

Em 1963, a empresa passa a se chamar Nintendo Company e somente em 1969 entrou para o ramo dos jogos (agora a empresa não se dedicava somente as cartas), durante o período em que a empresa expandia seus horizontes, Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um cara que criou brinquedos de sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado de ultra hand a a linha que era composta por “armas de luz“.

Na década de 70 alguns jogos estavam fazendo sucesso como space invaders e Pong, de olho nesse mercado a Nintendo fecha uma parceria com a Magnavox para comercializar uma versão do Odyssey, infelizmente o console não vendeu tanto assim, mas em 1977 foi firmado uma parceria com a Mitsubishi e lançado o Color-TV Game, um console mais atraente resultado de um conselho dado por Masayuki Uemura, outro gênio da Nintendo.

O ano de 1980 foi para a Nintendo um ano importante, nesse período a empresa japonesa entrou em definitivo para o mundo dos games, além de ter sido o ano em que a empresa finalmente chegou aos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um portátil que fez um sucesso estrondoso na época.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 4

Shigeru Miyamoto, Satoru Iwata e Masahiro Sakurai

Como podemos ver a Nintendo é o que é, graças aos grandes nomes por trás da empresa. Mas será que a empresa ficaria tão conhecida assim se não fosse a ajuda de Mario, Kirby e companhia?

Shigeru Miyamoto – Em 1977 Shigeru Miyamoto desembarca na empresa depois de se formar em Design Industrial, a princípio a função de Miyamoto era ajudar no desenho do exterior de arcade, popularmente conhecidos aqui como, fliperamas.

Shigeru é o pai de Donkey Kong que foi lançado em 1981, a história do game é muito simples: Um gorila rapta uma princesa, seu namorado, um homem bigodudo chamado de Jumpman, teria que salvá-la. O game foi visto com desconfiança pela Nintendo americana, mas devido ao sucesso, Shigeru não parou mais de criar. Super Mario Bros, foi lançado em 1985 e o protagonista era justamente o namorado bigodudo da princesa, o tal do Jumpman de Donkey Kong de 1981.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 5
Clássico de dos anos 80 – Donkey Kong

Shigeru Miyamoto trabalha até hoje no desenvolvimento de jogos, além de Mario e Donkey Kong, criou também The Legend of Zelda outro sucesso da Nintendo. Com todo esse currículo de dar inveja, o cara é certamente a “galinha dos ovos de ouro” da Nintendo.

Satoru Iwata – Em meados de 1980 Satoru deu início na sua caminhada dentro da Nintendo, o cara foi contratado pela HAL Laboratory, uma empresa subsidiária da companhia. Antes mesmo de se formar em ciências da computação, Iwata foi o responsável pelo sucesso do clássico Pinball para Nintendinho, em 1983. O sucesso do game, somado a genialidade de Satoru, garantiram a ele o cargo de CEO da HAL Laboratory em pouco tempo.

Depois de muito trabalho em diversas franquias da Nintendo, Satoru foi de vez para a “Big N” como chefe da divisão de planejamento e em 2002, assumiu a presidência da empresa, substituindo Hiroshi Yamauchi.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 6
Satoru Iwata foi presidente da Nintendo até 2015, ano em que faleceu.

Já como presidente, Iwata revolucionou a forma como jogamos videogame hoje em dia. Com a chegada do Nintendo DS ao mercado em 2004, um console portátil que além de usar duas telas, tinha conexão com Wi-fi, permitia disputas locais, além de ter retrocompatibilidade com jogos de Game Boy Advance, a Nintendo causou grandes preocupações a Sony que tinha o seu PSP.

Na sequencia em 2006, foi lançado o Nintendo Wii , um console doméstico que rendeu a Nintendo o posto de líder no segmento mais uma vez, algo que não acontecia há mais de dez anos. Em 2011 o mundo conheceu o Wii U e o 3DS.

Infelizmente, aos 55 anos de idade, Satoru Iwata faleceu vítima de um câncer, mas nos deixou grandes mudanças que influenciam até hoje o mundo dos games.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 7

Masahiro Sakurai – Assim como Iwata, Sakurai trabalhou também na HAL Laboratory e com apenas 19 anos criou Kirby, algum tempo depois criou a série Kirby’s Dream Landy o primeiro jogo do personagem. Em 1999, o mundo conhece o Smash Bros, mais uma criação de Sakurai. No ano de 2003, o cara resolve sair da HAL Laboratory, muita gente pensou que seria o fim de algumas séries criadas pelo produtor, mas em 2009, Sakurai cria o próprio estúdio, o Sora Ltd.

Pra quem pensou que seria o fim de tudo com a saída de Sakurai da Hal Laboratory, já deve ter jogado outros títulos de Smash Bros, inclusive o mais recente deles para Nintendo Switch, o Super Smash Bros Ultimate, quem não jogou, não sabe o que tá perdendo.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 8
Super Famicom CD-Rom

Super Nes CD-ROM

O Snes-CD ou Super Famicom CD-Rom adapter, foi um protótipo de leitor de Cd para o Snes, o periférico acabou não indo para frente por conta das negociações entre a Sony e Phillips. Cada uma delas seguiu com o projeto, tendo como base o protótipo da Nintendo, a Sony deu vida ao Playstation e a Phillips ao CD-I.

Embora o S-NES CD jamais tenha sido lançado, a experiência foi decisiva para todas a partes. Após o fracasso colossal do caro e fraco CD-i, a Philips percebeu que o mercado dos games era muito mais complexo do que ela imaginava. Já a Nintendo concluiu que usar CD-ROM em consoles seria algo
ainda bem distante e não teria benefícios a curto prazo em seus aparelhos, levando em consideração também os loadings, a empresa decidiu manter os cartuchos como mídia principal do Nintendo 64. Enquanto isso, a Sony foi quem se deu melhor em toda essa turbulenta história. Aproveitando a experiência adquirida com a Nintendo, ela decidiu levar adiante o projeto da “Estação de Jogo” anunciada em 1991, mas abandonando qualquer compatibilidade com mídias da Nintendo, e em 1994 foi lançado o PlayStation.

NINTENDO | A GIGANTE DOS GAMES 9
Super Disc – Protótipo que caiu nas mãos de Ben Heck

Acredita-se que a Sony, trabalhava e um projeto paralelo a esse da Nintendo, recentemente apareceu um protótipo que seria capaz de rodar jogos do Snes e reproduzir jogos em disco também. Oficialmente, isso nunca veio à tona, mas supõe-se que a Sony tenha feito cerca de 200 unidades, incluindo alguns protótipos, um deles caiu na mão Ben Heck que conseguiu fazer a unidade de cd, funcionar.

Galera, falar da Nintendo dá assunto pra mais de metro. Tentamos aqui dar uma pincelada nos principais pontos que envolvem a empresa desde seu inicio. Claro, faltou uma porrada de coisa, alguns detalhes bem interessantes, consoles, entre outras coisas. Mas isso abordaremos mais para frente, por enquanto, ficamos por aqui. Valeu e até a próxima!

Acompanhe mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha e comentar.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.