O TRAIDOR, DE MARCO BELLOCCHIO E ESTRELADO POR MARIA FERNANDA CÂNDIDO, ESTÁ INDICADO NA CATEGORIA DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Academia de Artes e Técnicas do Cinema da França divulgou, na manhã da última quarta-feira (29), os indicados ao Cesar Awards 2020, o Oscar Francês.
“…uma coprodução Itália-Brasil – O Traidor, de Marco Bellocchio – foi indicada ao lado de pesos-pesados como “Parasita”, da Coreia do Sul, “Coringa” e “Era uma Vez… em Hollywood”, ambos dos EUA, e três produções europeias – o espanhol “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, e os belgas “O Jovem Ahmed”, dos Irmãos Dardenne, e “Lola Vers la Mer”, de Laurent Micheli.” (Revista de Cinema)
MELHOR LONGA ESTRANGEIRO
O TRAIDOR, de Marco Bellocchio (Itália-Brasil)
PARASITA (Coreia do Sul)
DOR E GLÓRIA (Espanha)
O JOVEM AHMED (Bélgica)
LOLA VERS LA MER, de Laurent Micheli (Bélgica)
CORINGA (EUA)
ERA UMA VEZ … EM HOLLYWOOD” (EUA)
O TRAIDOR, de Marco Bellocchio, concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e foi selecionada pela Itália para disputar uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2020.
Coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França, O TRAIDOR é baseado na história real do mafioso italiano Tommaso Buscetta (1928 -2000), o primeiro do alto escalão da organização criminosa siciliana Cosa Nostra a delatar seus comparsas à justiça no caso conhecido como Maxi-Processo.
Distribuição no Brasil: Fênix Filmes e Pandora Filmes.
E A VOTAÇÃO CONTINUA….
FÊNIX FILMES CONCORRE COM 7 LONGAS NO 46º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES 2019
A VOTAÇÃO DO PÚBLICO PODERÁ SER FEITA PELA INTERNET, ATÉ 17 DE FEVEREIRO
O festival de cinema mais antigo de São Paulo que está em sua 46ª edição, traz de volta os favoritos do ano de 2019 escolhidos pela crítica e pelo público.
E a Fênix Distribuidora que não poderia estar de fora, concorre com 7 longas em várias categorias:
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS
A GRANDE DAMA DO CINEMA
SYNONYMES
MELHOR FILME NACIONAL
ABAIXO A GRAVIDADE
BORRASCA
MELHOR ATRIZ ESTRANGEIRA
Bennu Yildirimlar participa do Filme A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS
Cristina García participa do Filme O HOMEM IDEAL?
Graciela Borges participa do Filme A GRANDE DAMA DO CINEMA
Louise Chevillotte participa do Filme SYNONYMES
MELHOR ATOR ESTRANGEIRO
Alfred Picó participa do Filme O HOMEM IDEAL?
Dogu Demirkol participa do Filme A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS
Luis Brandoni participa do Filme A GRANDE DAMA DO CINEMA
Tom Mercier participa do Filme SYNONYMES
MELHOR DIRETOR ESTRANGEIRO
Carles Alberola – Filme O HOMEM IDEAL?
Juan José Campanella – Filme A GRANDE DAMA DO CINEMA
Nadav Lapid – Filme SYNONYMES
Nuri Bilge Ceylan – Filme A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS
MELHOR FOTOGRAFIA
ABAIXO A GRAVIDADE – Hamilton Oliveira
BORRASCA – Alziro Barbosa
NEVILLE D’ALMEIDA – CRONISTA DA BELEZA E DO CAOS -Alisson Prodlik,Arthur Sherman,Igor Cabral,Thiago Magalhães,Vinícius Brum,Vinicius Charret.
ROTEIRO
ABAIXO A GRAVIDADE – Edgar Navarro
BORRASCA – Mário Bortolotto
NEVILLE D’ALMEIDA – CRONISTA DA BELEZA E DO CAOS – Celso Rodrigues,Ferreira Jr.,Leonardo Luiz Ferreira,Mario Abbade.
DOCUMENTÁRIO
NEVILLE D’ALMEIDA – CRONISTA DA BELEZA E DO CAOS – Mario Abbade.
SOBRE A VOTAÇÃO
Votar é uma forma de demonstrar sua opinião, seus desejos e anseios – e a edição do 46º Festival Sesc Melhores Filmes depende do seu voto para acontecer.
Vote no seu filme favorito de 2019 e torça para vê-lo ou revê-lo na telona do CineSesc em abril.
A votação acontece no site oficial do Festival, até dia 17 de fevereiro de 2020. São mais de 450 filmes pra você escolher, entre produções nacionais e estrangeiras, de variados gêneros.
Tudo o que esteve em cartaz entre janeiro e dezembro do ano passado.
Você pode votar nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia – para os filmes brasileiros; e melhor filme, direção, ator e atriz – para os filmes estrangeiros.
É simples: você entra no site, navega pelas opções e escolhe os seus preferidos. No final da votação, você ganha um voucher, que pode ser trocado por um ingresso, para qualquer sessão de cinema no CineSesc até o encerramento do Festival*.
SOBRE O FESTIVAL
O Festival Sesc Melhores Filmes está em sua 46ª edição, sendo o mais antigo e um dos mais tradicionais festivais de São Paulo. Criado em 1974, o festival oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento, a preços populares e com atenção à acessibilidade: toda sessão possui audiodescrição e legendas open-caption. Os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação, esta dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil.
Participam da votação desta edição 444 filmes, sendo 96 nacionais, 287 internacionais e 61 documentários. Um outro diferencial do festival é a itinerância: várias unidades do Sesc espalhadas pelo estado de São Paulo recebem exibições dos filmes participantes.
O Festival Sesc Melhores Filmes preza por uma política de preços e acessibilidade que amplia a participação do público. Pioneiro em novos modelos de ação, o Sesc acredita na transformação social por meio de uma intensa ação cultural e o festival vem de encontro ao compromisso da entidade com o desenvolvimento sociocultural brasileiro. Uma oportunidade única para os amantes da Sétima Arte!
Saiba mais em: https://melhoresfilmes.sescsp.org.br/
FÊNIX FILMES: NOVIDADE 2
‘VISAGES, VILLAGES’ ENTRE OS 100 MELHORES
Filmado antes do aniversário de 89 anos da mãe da Nouvelle Vague, Agnès Varda, VISAGES, VILLAGES (2017) reúne a diretora e o fotógrafo francês JR em uma jornada por vilas de diversos lugares da França, onde tiram fotografias gigantes de pessoas, paisagens, coisas e animais e as exibem em lugares públicos homenageando moradores antigos e destacando pessoas por suas diferentes belezas, fazendo da fotografia um instrumento de quebra do marasmo cotidiano. Assim, eles convidam a olhar com outros olhos para o mundo e a pensar sobre o significado das alterações que fazem no espaço.
FILMES DA DÉCADA
Site especializado faz lista com filmes que se destacaram nos últimos dez anos (2010 -2019) e Visages, Villages está entre eles. Eleito melhor documentário na Mostra SP, vencedor do Olho de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar 2018, o longa tem direção de Agnès Varda em parceria com JR.
De acordo com o site Plano Crítico, são elegíveis apenas os filmes que estrearam tanto no cinema como em plataformas de streaming, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019, exceto filmes feitos para a TV.
FÊNIX FILMES: NOVIDADE 3
LONGA DIRIGIDO E ROTEIRIZADO POR ALCEU VALENÇA, A LUNETA DO TEMPO, TEM TRECHOS EXIBIDOS DURANTE MOSTRA DEDICADA AO ARTISTA
MOSTRA GRATUITA VAI ATÉ 2 DE FEVEREIRO, NO ITAÚ CULTURAL EM SÃO PAULO
“A mostra permite ao público percorrer seu imenso acervo, dos versos às rimas, do baião ao frevo, do circo ao cinema, observando elementos que remetem à sua vida e obra. Os visitantes terão acesso a fotografias, poemas, músicas, audiovisuais, objetos e produções literárias de sua autoria. Há ferramentas de acessibilidade e conteúdos digitais, com QR Codes e uma experiência imersiva em realidade virtual em 360 graus narrada pelo próprio Alceu.”
OCUPAÇÃO ALCEU VALENÇA
Dividida em seis eixos, a mostra percorre a vida do cantor pernambucano por meio de fotografias, poemas, músicas objetos e produções literárias. A ocupação inicia com o poema “O Tempo”. Em seguida, o público entra em um espaço com baixa luminosidade, pontuado de estrelas, que faz referência ao filme “A Luneta do Tempo” (2014), dirigido e roteirizado por Alceu. Ainda há uma parte que representa o agreste e outra que faz referências ao Carnaval, com sons gravados pelo cantor.
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, Bela Vista, Tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e Dom.: 11h às 20h. Até 2/2. Livre. GRÁTIS
FÊNIX FILMES: NOVIDADE 4
SYNONYMES EM CARTAZ
CORRE PARA O CINEMA, QUE AINDA DÁ TEMPO DE ASSISTIR! O FILME SEGUE EM CARTAZ NAS SEGUINTES CIDADES:GOIÂNIA, PORTO ALEGRE, RECIFE, RIO DE JANEIRO.
Vencedor do Urso de Ouro no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos mais importantes e prestigiados prêmios de cinema do mundo, SYNONYMES, longa-metragem franco-israelense tem direção e roteiro de Nadav Lapid (A Professora do Jardim de Infância, 2014).
Com distribuição da Fênix Filmes em parceria com a Escarlate, o drama que também ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos (Fipresci) conta a história de um jovem israelense que tenta recomeçar sua vida em Paris.
(Texto e Imagens: Divulgação)
E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.
Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.
E já que você gosta de cinema:
Aproveite também pra ler nossas críticas