Le|Pop
Os-Samurais-Nos-Games-Banner-LEPOPGAMES-lepop

OS SAMURAIS NOS GAMES | LEPOPGAMES

Samurais, guerreiros corajosos, leais, disciplinados, gigantes de seus tempos, exemplos nos tempos atuais. Hoje em dia seus ensinamentos inspiram cada vez mais pessoas, cortes de cabelo entre outros estilos, costumes, ficam cada vez mais evidentes em nossa cultura. Mas e nos games, qual a relação destes nobres guerreiros com os jogos eletrônicos? Nós aqui do LEPOP preparamos uma seleção de games que merecem uma boa doze de atenção.

Antes de nossa seleção, é bom entender o sentido da palavra Samurai. Bora lá?

OS SAMURAIS NOS GAMES – ESPECIAL | LEPOPGAMES

SAMURAI ( 侍 )

Termo dado para a nobreza militar da era pré-industrial do Japão. Em outras palavras, eram guerreiros japoneses que defendiam os Daymio (senhores feudais). A palavra “samurai” é derivada do japonês arcaico, do verbo “samorau”, alterado para “saburau”, que significa “servir” ou “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade.

Os samurais tinham que seguir um código chamado Bushido de conduta e ética muito rígido. Bushido significa ”caminho do guerreiro” e de acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. O Bushido ensina que a katana (espada japonesa) não é simplesmente uma arma. Ela significava a alma e o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes.

Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Samurais-Cavalaria-lepop

(Fonte: Japão em Foco)

Entendido isso, sem mais enrolação, vamos para nossa seleção.

OS SAMURAIS NOS GAMES

Kenseiden

Numa tradução bem rápida, Kenseiden significa “espada sagrada lendária” o jogo foi lançado em 1988 para Master System e desenvolvido pela Sega.

No game, você controla um samurai chamado Hayato que viaja pelo Japão em busca da Espada do Rei Dragão, dos pergaminhos roubados que pertenciam a sua família ao mesmo tempo em que precisa destruir o Castelo Negro.

Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Kenseiden-lepop

Samurai Shodown

No Japão o game se chama Samurai Spirits. É uma série de jogos de luta criada por Yasuchi Adachi, desenvolvida e publicada pela SNK.

Apesar do nome, a maioria dos personagens não é samurai; e em um resumo bem rápido da história do game, com o auxílio de uma entidade chamada Ambrosia, Amakusa Shiro Tokisada momentos antes de sua morte sela um pacto, ao ressuscitar busca a vingança contra seus inimigos e visa trazer ao mundo e entidade com quem selou o pacto.

Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Samurai-Shodown-lepop

Rurouni Kenshin: Ishin Gekitouhen

Com esse nome é mais fácil dizer Samurai X mesmo. O game de luta foi lançado em 1996 para Playstation e é bem similar aos jogos Tekken 1 e 2. O jogo reproduz o primeiro arco do anime. Para a época, o jogo era bem legal.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Rurouni-Kenshin-Ishin-Gekitouhen-lepop

Bushido Blade

O game foi desenvolvido pela Light Weight e publicado pela Square e Sony em 1997. A história do jogo se resume a um assassino que foge levando consigo os segredos de uma organização; você assume um determinado personagem e sai na porrada contra seus antigos companheiros.
Na época de seu lançamento o motor de combate realista em Bushido Blade foi visto como inovador.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Bushido-Blade-lepop

Shinsetsu Samurai Spirits Bushido Retsuden

Bom, é o Samurai Shodow que falamos lá no inicio, o nome dele não possui uma tradução em inglês e ficou conhecido mesmo como Samurai Shodow RPG, foi lançado em 1997 pela SNK. Em resumo, foi um dos poucos RPGs que a empresa lançou e o game nunca foi lançado fora do território japonês.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Shinsetsu-Samurai-Spirits-Bushido-Retsuden-lepop

Soul of The Samurai

Game de ação e aventura desenvolvido pela Konami em 1999, ele chega a lembrar de longe Tenchu e tem uma mistura de leve com Resident Evil, já que a história envolve alguns elementos da série.
Bom, pra saber como isso funciona, só jogando mesmo.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Soul-of-the-Samurai-lepop

Way of The Samurai

Mais um game com o estilão de Tenchu, o jogo foi desenvolvido pela Acquire e lançado em 2002.  A historia se passa no Japão do século 19, o jogador assume o papel de um ronin que vaga por uma aldeia remota e se envolve em um conflito entre clãs rivais.
Uma das característica do jogo é permitir que as decisões do jogador alterem radicalmente o curso da história. Vale a pena conferir, né?
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Way-of-the-Samurai-lepop
Não achamos a arte de capa do primeiro game da série, então vai essa mesmo.

Samurai Warriors

É o primeiro título na série de games criados pela Omega Force da Koei (olha a Koei aí), baseado no período da história japonesa onde você joga com várias personalidades do período. Pra quem não jogou os games da franquia, fica a dica: A diversão é garantida!
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Samurai-Warriors-lepop
Também não achamos a arte de capa desse aqui.

Genji: Dawn of The Samurai

Jogo de 2005 desenvolvido pela Game Republic e distribuído pela Sony.
Na história você controla Minamoto Yoshitsune, que visa derrotar o clã responsável pela morte de seu pai. Durante a jornada, o herói conhece o clã Tamayori guardião das pedras do poder responsáveis por liberar poderes mágicos conhecidos como Kamui. O jogo até que é bonitão, viu?
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Genji-Dawn-of-the-Samurai-lepop

Nioh

Ah, o Nioh… Esse game é fantástico quem viu a gameplay aqui no site, viu que me lasquei sem dó na jogatina. Enfim… O game foi lançado pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo em 2017 inicialmente para Ps4 e posteriormente para PC.
O game conta a história de William Adams, um marinheiro que vai ao Japão em busca de seu inimigo e se depara com uma porrada de demônios. O jogo possuí uma dificuldade ao estilo de Dark Souls, entre outros. Para quem curti passar nervoso, tá aí uma boa pedida!
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Nioh-lepop
Esse aqui cês conhecem, né?

Bônus – Vamos falar de dois games que embora ainda não tenham ainda sido lançados prometem muito.

Ghost of Tsushima

Apesar de não ter ainda uma data de lançamento, Ghost of Tsushima teve um gameplay divulgado na E3 deste ano, e vou dizer que o negócio parece ser bão. O game está a cargo da desenvolvedora Sucker Punch que dispensa apresentações, mas quem não conhece, ela é simplesmente mãe de games como Infamous, Sly Cooper, entre outros.
A história do jogo vai retratar a luta entre os Samurais e o Império Mongol durante o ano de 1274 na Ilha de Tsushima.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Ghost-of- Tsushima-lepop

Sekiro: Shadows Die Twice

Se a desenvolvedora do game anterior dispensava uma apresentação, essa mais ainda, e só de ouvir o nome From Software já sabemos que o game não será fácil. Entre outras palavras se prepare para xingar muito, mas muito mesmo.
Sekiro: Shadows Die Twice tem previsão de lançamento para 2019, está em desenvolvimento pela From Software e será distribuído pela Activision. O game vai retratar uma história de vingança contra um Samurai, vale ressaltar que ele teve um trailer divulgado também na E3 deste ano.
Os-Samurais-Nos-Games-LEPOPGAMES-Sekiro-Shadows-Die-Twice-lepop
ESTRELA FASCINANTE PATRINE | RELEMBRANDO 6

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.