Le|Pop
pokemon-LEPOP

POKÉMON | LEPOPGAMES

Todo mundo sabe que o anime Pokémon faz um sucesso estrondoso no mundo inteiro, e não é de hoje que os famosos monstrinhos de bolso (poket monsters) se tornaram febre por onde passaram. A série Pokémon estreou na tv brasileira na década de 90 e foi a responsável por alavancar a audiência do programa da Eliana na rede Record. A atração japonesa também foi exibida em outros canais como por exemplo: Cartoon Network, na Rede TV, Rede Família, Rede Brasil e, inclusive, na Globo.

Três dos filmes do anime foram exibidos pelo SBT, mesmo com o desenho sendo transmitido na emissora de Edir Macedo, o canal de Silvio Santos tinha contrato com a Warner, responsável pelos direitos da história.

E no mundo dos games? Como Pokémon ficou? Nós aqui do Lepop separamos e comentamos alguns dos jogos dessa febre que já dura há anos. Bora lá?

POKÉMON | LEPOPGAMES 1

Pokémon Red Version e Pokémon Blue Version

São as versões ocidentais dos primeiros games da série,  anunciados em outubro de 1995 e lançados em 1996 no Japão como Red e Green e em 1998 nos EUA como Red e Blue.  A história se passa no continente de Kanto, o protagonista é um garoto que dará início a sua jornada Pokémon na cidade de Pallet e viajará por Kanto para se tornar um mestre Pokémon. O mais bacana disso tudo é que posteriormente foi lançado um anime intitulado de Pokémon Origins que é baseado nestes primeiros jogos da série, para quem é fã o anime e os games são imperdíveis.

Estes dois primeiros games da franquia foram refeitos para o Game Boy Advance e chamados de Pokémon Fire Red e Leaf Green. São considerados a terceira geração e possibilitam, através de trocas entre outros jogos incluindo também eventos oficiais da Nintendo se obter os 386 monstrinhos existentes até aquela época.

POKÉMON | LEPOPGAMES 2

Pokémon Yellow

O game é baseado no anime da série, Pokémon Yellow possui algumas diferenças em relação a Pokémon red e Blue, tais como o seu Pokémon inicial, anteriormente você poderia escolher entre Charmander, Bulbassauro ou Squirtle, em Pokémon Yellow, obrigatoriamente um Pikachu. O jogo conta com a presença dos antagonistas Jessie e James como membros da Equipe Rocket, a localização de alguns Pokémons refletem os encontrados por Ash na série animada.

Pokémon Yellow foi lançado originalmente para o Game Boy da Nintendo, em 1998 e, em 2016 para o Nintendo 3DS através da plataforma Virtual Console.

Pokemon-Pinball-LEPOP

Pokémon Pinball

Jogo da série Pokémon baseado nos games Pokémon Red e Blue. Lançado para Game Boy Color, é um dos jogos do portátil que tem função rumble, onde o cartucho vibra de acordo com a ação. É um dos primeiros jogos Spin-offs da série e teve uma sequência, chamada Pokémon Pinball Ruby e Sapphire.

No Japão e EUA o jogo foi lançado em 1999, já na Europa em 2000.

Pokémon_Trading_Card_Game_LEPOP

Pokémon Tranding Card Game

É o primeiro jogo Pokémon na série Trading Card Game a ser lançado no Japão, em 1998. A versão em Inglês foi lançado na América do Norte em 2000. Foi também o primeiro game de Pokémon lançado para o virtual console do 3DS em 2014.

Pokémon Trading Card Game foi seguido um ano depois por uma sequencia exclusiva lá no Japão, há alguns rumores de que essa sequencia nunca chegou a ser lançado no ocidente por conta do lançamento do Game boy advance,  dessa forma a Nintendo resolveu cancelar seu lançamento por aqui. Vai saber, né?

pokemon-stadium-LEPOP

Pokémon Stadium

Game da série Pokémon para o Nintendo 64, é um jogo de luta entre os Pokémons onde o jogador pode escolher lutar contra a CPU ou outros jogadores, utilizando o Transfer Pak do Nintendo 64 era possível transferir seus Pokémons dos games Pokémon Red, Blue e Yellow. Um fato curioso é que há duas versões deste game, a primeira nunca saiu do território japonês e contava com apenas 42 dos 151 Pokémons disponíveis até então e foi lançada em 1998.

A versão completa de Pokémon Stadium foi sair em 1999 em território japa e em 2000 para o restante do mundo.

Abrindo um parenteses aqui, no primeiro playstation havia um game similar ao Pokémon Stadium chamado Monster Rancher, no jogo você criava seu monstro, cuidava dele em uma fazenda e o levava para os diversos torneios que existiam, era muito divertido. Esse game era baseado no anime de mesmo nome.

PokemonSnap-LEPOP

Pokémon Snap

Pokémon Snap foi lançado em 1999 para Nintendo 64. Esta entre os primeiros spin-offs da série. Nele, o jogador controla um fotógrafo, Todd Snap, que tem como objetivo fotografar cada Pokémon no melhor ângulo possível.

Foi o primeiro jogo da Série em que os Pokémons eram capazes de falar.

Pokemon-ruby-LEPOP

Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald

São os jogos que correspondem à terceira geração da série Pokémon. Desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo para Game Boy Advance, foram lançados no Japão no final de 2002 e posteriormente em 2003 para o ocidente. Pokémon Emerald, uma versão especial do jogo, foi lançada em 2004 no Japão e em 2005 na Europa e EUA. Um remake dos dois jogos (Ruby e Sapphire), intitulado Omega Ruby e Alpha Sapphire, foi lançado para Nintendo 3DS em novembro de 2014.

Pokmon-Colosseum-LEPOP

Pokémon Colosseum

Foi o primeiro jogo da série Pokémon para o Nintendo GameCube. O game apresentava dois modos de jogo: um RPG em 3D e um modo de batalha semelhantes a Pokémon Stadium, com conexão entre o GameCube e Game Boy Advance. O jogo é o primeiro RPG de Pokémon em 3D, mas uma questão dele aqui sai um pouco fora do que é visto no anime, você não captura Pokémon selvagens, mas sim o Pokémon de outros treinadores, como assim?

Pokemon-LEPOP

Pokémon Diamond e Pearl

Estes dois jogos adicionaram à série 107 novos monstrinhos, totalizando 493 Pokémons. O jogo se passa na região de Sinnoh, um novo continente baseado na ilha de Hokkaido, no Japão.

Pokémon Diamond e Pearl, em sua primeira semana de vendas no Japão, bateram recordes de vendas, superando Gold e Silver, as versões que mais venderam na primeira semana até então, Pokémon Diamond e Pearl foram os jogos mais vendido do Japão em 2006.

As principais inovações destes dois games foram a perspectiva de câmera, gráficos que misturam 2 e 3D, modos de batalhas entre outros. Para a Europa e Estados Unidos os games foram lançados somente em 2007.

pokemon-black-white-LEPOP

Pokémon Black e White

Estes games deram inicio a quinta geração da franquia, ambos foram lançados no Japão em 2010, e em 2011 para Europa e Estados Unidos. Os jogos trouxeram algumas inovações também, as criaturas que eram estáticas nos games anteriores, agora são animadas, a câmera é dinâmica e os games se conectavam automaticamente com outras pessoas que estivessem jogando uma das duas versões.

Mais tarde em 2012 foram lançados Pokémon Black e White 2.

pokemon-x-y-LEPOP

Pokémon X e Y

Os games são os primeiros títulos da sexta geração e foram lançados em 2013. Ambos os jogos se passam na região de Kalos e trouxeram  ainda mais inovações para a franquia dentre elas estão as batalhas, mega evoluções, a possibilidade de personalizar seu treinador entre outras.

Os nomes X e Y possuem relação com os Pokémon de cada versão sendo Xerneas para o X e Yveltal para o Y.

pokemonsunmoon_LEPOP

Pokémon Sun e Moon

Os jogos foram anunciados e lançados em 2016, ambos se passam na Região de Alola e possuem 12 horas de diferença entre as versões. Tivemos mais algumas mudanças aqui, nesta região por exemplo não temos mais os ginásios onde travávamos as batalhas em troca de insígnias, ao invés disso somos obrigados a cumprir algumas tarefas para só então obtê-las, alguns Pokémons ganharam versões exclusivas para a região dentre elas temos um Vulpix do gelo, um Geodude elétrico estas são algumas das possibilidades que podemos encontrar.

Em 2017 foram anunciados Pokémon ultra Sun e Ultra moon, são versões melhoradas de Sun e moon algo equivalente ao que Pokémon Yellow, Emerald, Platinium foram. Nestes games foram adicionados personagens, Pokémons, formas e características de jogabilidade. Tanto nas versões de 2016 quanto nas de 2017,  foram apresentados os Ultra Beasts, Pokémons de dimensões paralelas.

Pokkén-Tournament-LEPOP

Pokkén Tournament

Jogo de luta lançado para  arcade em 2015, Wii U em 2016 e relançado para Nintendo Switch em 2017 com algumas mudanças sutis em relação ao Wii U, o game é uma mistura de Tekken com Pokémon. Difícil imaginar? Então vamos jogar!

pokemon-lets-go-LEPOP

Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Pokémon Let’s Go, Eevee!

O game promete muitas inovações, ambas as versões são baseadas em Pokémon Yellow e no jogo de celular Pokémon Go. Entre algumas novidades estão: a possibilidade de transferir seus monstrinhos capturados em Pokémon Go para o Nintendo Switch (transferir do Switch para o celular não rola), não teremos mais batalhas contra Pokémons selvagens, o esquema de captura é similar ao do jogo de celular, teremos a volta dos ginásios, o que não quer dizer que chega a ser uma inovação, mas para batalhar neles será necessário cumprir algumas exigências específicas, os gráficos estão bonitões entre outras novidades. Resumindo, o jogo é aguardado com muita ansiosidade, a Nintendo está investindo pesado na divulgação dos games, quem nunca jogou alguma coisa da série aqui está uma ótima oportunidade para dar inicio e conhecer mais a respeito. O lançamento do game foi em 16 de Novembro de 2018.

pokemon-2019-LEPOP

Para 2019 a Big Nintendo promete mais novidades sobre Pokémon, vamos aguardar!

Acompanhe mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

E aí curtiu? Se você tem aquele game preferido de Pokémon, comente, compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Instagram, no Twitter. E, claro, deixar aquele joinha. Até a próxima!


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.