Le|Pop
RAPHAEL-MONTES-BANNER-LEPOP

RAPHAEL MONTES ESTREIA COMO CRIADOR DA SÉRIE ‘BOM DIA, VERÔNICA’ DA NETFLIX

OITO ANOS APÓS LANÇAR SEU PRIMEIRO LIVRO, RAPHAEL MONTES ESTREIA COMO CRIADOR DA SÉRIE ‘BOM DIA, VERÔNICA’ DA NETFLIX

RAPHAEL-MONTES-IMAGEM-LEPOP

Em 2014, entre amantes dos livros e feiras literárias, só se falava do jovem autor de 24 anos que estava dominando a literatura policial do Brasil. O carioca Raphael Montes, que completa 30 anos, agora, em setembro de 2020, escreveu ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, ‘Uma Mulher No Escuro’, e junto com Ilana Casoy, ‘Bom Dia, Verônica’, publicado com o pseudônimo Andrea Killmore.

O sucesso dos livros criou uma marca e levou Raphael aos roteiros. “Sempre me enxerguei como contador de histórias”, ele explica. “Seja na literatura, no cinema ou na TV, meu desejo é contar histórias que prendam a atenção, discutam temas pertinentes e cheguem ao público”. De 2014 a 2017, ele colaborou na série Espinosa, para o GNT, e foi roteirista na TV Globo, trabalhando com o novelista João Emanuel Carneiro.

Um dos autores mais populares do Brasil, Raphael Montes vendeu mais de 125 mil livros em território nacional desde que começou sua carreira. Agora, a passagem para o audiovisual como criador da série faz com que seu trabalho chegue a mais pessoas, conquistando um novo público acostumado a “maratonar”, ainda mais em uma plataforma mundial como a Netflix.

Em 2017, a Netflix me procurou pedindo uma série de suspense com a minha marca”, Raphael conta. “Em uma reunião em São Paulo, propus adaptar o livro ‘Bom Dia, Verônica’ em oito episódios, sem contar que era um dos autores. Expliquei as mudanças que pretendia fazer, as curvas de cada personagem, os ganchos dos episódios e eles decidiram comprar o projeto.” Raphael é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da série Bom Dia, Verônica, tendo sido responsável por transpor o livro para o streaming, além de fazer a redação final dos episódios e acompanhar todas as fases de produção.

Segundo ele, o desafio de adaptar a própria obra foi grande, mas veio na hora certa. “Para a série, precisei deixar de lado o Raphael escritor e entrar com um novo olhar, de roteirista. Simplesmente não funciona você pensar uma série com a cabeça de escritor. Ainda que o objetivo seja o mesmo – contar uma boa história –, as ferramentas são diferentes”, ele explica. A série Bom Dia, Verônica estreia dia 01 de outubro na Netflix em mais de 190 países.

Raphael já cruzou fronteiras antes com Dias Perfeitos (ed. Companhia das Letras), seu segundo livro, um fenômeno traduzido em 22 países (EUA, Inglaterra, Canadá (inglês e francês), França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Hungria, Dinamarca, Noruega, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Coreia do Sul e Egito) e escolhido como Livro do Mês na Amazon norte-americana. Teve os direitos para cinema vendidos para a RT Features e uma adaptação teatral, com temporadas no Rio e em São Paulo.

Além da carreira de autor e roteirista, Raphael Montes assinou uma coluna semanal em O Globo e apresentou o programa Trilha de Letras, na TV Brasil, dedicado inteiramente à literatura. Em 2019, esteve na lista da Forbes “30 under 30”, que destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers abaixo dos 30 anos. Atualmente, assina uma coluna quinzenal na revista Veja e prepara novos projetos de série, além de seu próximo romance.


(Texto e Imagens: Divulgação)

Siga o LEPOP nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube | Instagram | Telegram

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Agora, se quer ouvir a gente opinando, reclamando e palpitando, então o LEPOPBOX é o que você procura.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

Muito obrigado e até a próxima.  


Nicolas Barreto Maia

Formado em Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.

LEPOP CLUSTER

LEPOP-CLUSTER-POPUP-BANNER-2