Le|Pop
Resident-Evil-LEPOP

RESIDENT EVIL | LEPOPGAMES

Resident Evil é uma das franquias do mundo dos games de maior sucesso. Este sucesso é tão grande que parques temáticos como o de Osaka no Japão criado em parceria entre Capcom e Universal Studios, filmes, entre outros,  foram feitos para tornar o nome da série ainda mais memorável.

RESIDENT EVIL | LEPOPGAMES 1

Nos games a série teve seus momentos de altos e baixos, perdeu um pouco o foco daquilo que foi idealizado em seu início, mas em 2017 ressurgiu com Resident Evil 7 resgatando boa parte de seu passado glorioso e trazendo inclusive elementos das antigas que fizeram da série o sucesso que é hoje.  Um fato curioso é que Resident Evil foi baseado no jogo Sweet Home, que foi baseado no filme japonês (Sweet Home). Esse jogo bizarríssimo para a época, foi lançado apenas no Japão em 1989 para o Famicom (Nintendo Entertainment System).

Não conheceu algum game da série? Precisa de mais informações pra se convencer  e dar uma chance para esse jogaço? Nós aqui do Lepop listamos e comentamos os principais jogos da série para você ter a certeza de que Resident Evil vale a pena. Bora lá?

RESIDENT EVIL – ESPECIAL | LEPOPGAMES

Resident Evil 0

RESIDENT EVIL | LEPOPGAMES 3

Inicialmente o game seria feito para o Nintendo 64, na época em que também o Playstation reinava, a Capcom afirmou que o console da Sony,com seus grandes loadings não suportaria o novo sistema implementado no game denominado de “Partner Zapping”, sistema esse em que os personagens cooperavam uns com os outros em tempo real. O projeto para o Nintendo 64 acabou sendo abandonado, e Resident Evil 0 acabou sendo totalmente refeito para GameCube.

Resident Evil 0 foca na missão do Bravo Team, equipe enviada para investigar os crimes bizarros que ocorriam na montanha Arklay periferia da cidade de Raccoon City. A equipe Bravo Team antecedeu o Alpha Team, equipe de Jill e Chris que mais tarde seriam enviados ao local.

Em Resident Evil 0, temos como protagonistas Rebecca Chambers e Billy Coen ambos se encontram e passam a trabalhar juntos para saírem vivos do lugar.

Resident Evil

RESIDENT EVIL | LEPOPGAMES 4

Resident Evil (em teoria o primeiro jogo da série) foi lançado em 1996, mais tarde em 2002 o game ganhou uma nova cara e foi apelidado carinhosamente pelos fãs como Remake. Essa versão foi lançada para GameCube, e digamos que foi um teste para experimentar a capacidade do console e certificarem o quão popular o game se tornaria. Em 2014 a Capcom anunciou Resident Evil HD Remaster, uma versão remasterizada do jogo para GameCube, com gráfico melhorados e imagens em alta resolução, o título finalmente havia desembarcado nos consoles da Sony e Microsoft.

A trama de Resident Evil começa com a equipe Alpha Team seguindo para a região montanhosa de Arklay em busca da desaparecida equipe Bravo Team, ao chegarem na região a equipe é atacada violentamente por cães e os poucos membros que conseguem se safar, acabam se refugiando em uma mansão.

Resident Evil 2

resident-evil-2-LEPOP

A Capcom começou a trabalhar em Resident Evil 2 em 1997, chegou a disponibilizar muito material a respeito e um desses era o tal do Resident Evil 1.5 (Resident Evil 2 prototype) que como o nome já diz, era um protótipo de Resident Evil 2, esse mesmo protótipo seria um game normal da série, no entanto, com cerca de 70-80% de sua conclusão e faltando um mês para o lançamento o jogo foi abandonado e muito pouco de seus conceitos foram aproveitados em RE 2 que conhecemos.

Resident Evil 2 trouxe uma inovação na jogabilidade entre os dois personagens, e a história de Claire e Leon transcorre ao mesmo tempo. Na trama Claire e Leon chegam a cidade com objetivos bem diferentes, mas acabam unindo forças para sobreviver ao caos que Raccoon City enfrenta.

O game é um dos mais preferidos dos fãs da franquia e além do Playstation, consoles como Nintendo 64, Dreamcast e GameCube ganharam suas versões. Atualmente, Resident Evil 2 Remake está em processo de desenvolvimento e deve chegar ao mundo em 25 de Janeiro de 2019.

Resident Evil 3

Resident-evil-3-LEPOP

Resident Evil 3 chegou em 22 de Setembro de 1999 e traz de volta Jill Valentine, um dos personagens protagonistas do primeiro game da série. O jogo apresentou mais algumas inovações, como a mira automática, a possibilidade de esquivar de seus inimigos e os gráficos que melhoraram em relação ao seu antecessor Resident Evil 2.

Na trama Jill passa a agir sozinha na esperança de encontrar Chris Redfield e vê a cidade ser tomada pelos zumbis, como se isso não bastasse, a garota encontra pelo seu caminho Nemesis a  mais perfeita arma biológica produzida até então.

Outro ponto interessante em Resident Evil 3, são as várias combinações possíveis de tipos de pólvoras encontrados durante o jogo, que produzem diferentes munições para as armas. O que pode aumentar a tensão nos iniciantes é a surpresa de ter que tomar uma decisão em momentos importantes do jogo, principalmente quando Nemesis aparece. As consequências de cada escolha são imprevisíveis, o que torna o game diferente caso o jogador queria repetir a dose.

Resident Evil Code: Veronica

resident-code-veronica-LEPOP

O game foi lançado em 2000 para Dreamcast, foi o primeiro para os consoles de 128 bits. Desde seu anúncio o jogo chamou atenção pelo gráficos melhorados e pelo retorno de uma personagem bem querida entre os fãs: Claire Redfield. A maioria dos fãs considera RE Code: Veronica como uma continuação direta de Resident Evil 2.

A história do game se passa três meses após a destruição de Raccoon City, Claire viaja para a Europa em busca de seu irmão e acaba sendo capturada e levada para uma prisão localizada na ilha Rockfort. O pesadelo começa mais uma vez, quando um ataque à ilha libera o vírus e transforma todos os seus habitantes em zumbis.

O console da sega (Dreamcast) voltou a receber uma versão mais atualizada do game intitulada de Resident Evil Code: Veronica Complete, que contava com cenas adicionais e um final estendido. Mais tarde, essa edição ficaria conhecida como Resident Evil Code: Veronica X e foi lançada para Playstation 2 e Gamecube, o Playstation 3 também recebeu uma versão em HD.

Resident Evil 4

RESIDENT EVIL | LEPOPGAMES 5

Resident Evil 4 é criticado por uns e considerado o melhor por outros, o jogo causou muita controvérsia, mas, mesmo assim, foi considerado um dos melhores games da quinta geração. RE 4 marca uma mudança de rumos na franquia, trouxe uma gama de novidades, além de deixar o jogo mais voltado para a ação, o que acabaria influenciando os próximos jogos da franquia.

A trama do game traz de volta Leon S. Kennedy, seis anos após os eventos de Raccoon City, Leon se tornou um agente do serviço secreto norte americano e responsável pela segurança da família presidencial.  Com o sequestro da filha do presidente, o cara é enviado para uma ilha do continente europeu onde se depara com algo que pensava ter acabado.

Resident Evil 5

resident-evil-5-LEPOP

Resident Evil 5 foi lançado em 2009 com gráficos em alta definição e jogabilidade aprimorada, o game traz uma trama que fecha diversos arcos da história dos jogos anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta novos controles e uma nova jogabilidade.

Na trama Chris Redfield está de volta e trava uma luta contra a proliferação de armas biológicas, o cara agora é um dos fundadores da B.S.A.A (Bioterrorism Security Assesment Alliance) e ainda é atormentado pelos fantasmas de uma missão mal sucedida que supostamente custou a vida de Jill Valentine. Chris viaja para à Africa e se une a Sheva Alomar para intervir numa transação ilegal envolvendo B.O.W.s (armas biológicas), durante a caminhada se depara com Albert Wesker, seu maior inimigo.

Resident Evil 6

resident-evil-6-LEPOP

Resident Evil 6 traz um encontro épico entre Chris e Leon apesar das diversas inovações que houveram, aqui a franquia praticamente perdeu sua identidade, comparando Resident Evil 6 com os primeiros jogos da série, fica evidente que o foco deste jogo está voltado totalmente para o gênero ação.

Na trama um atentado terrorista contra o presidente dos Estados Unidos é executado e Leon passa a ser considerado o culpado pela morte do presidente, Chris envolvido em outro evento está na China atuando em um incidente bioterrorista envolvendo o C-vírus, Jake Muller, filho de Albert Wesker está sendo perseguido por ser imune a maioria dos vírus usados em ataques e está sob a responsabilidade de Sherry Birkin, atualmente agente especial do governos dos Estados Unidos. Para finalizar temos a campanha de Ada Wong, a mulher descobre que sua identidade fora roubada, e está sendo usada por alguém que parece querer muito mais do que simplesmente sujar o nome da vilã. Passando por diversos cenários e enfrentando perigos inimagináveis, ela irá confrontar um dos homens mais perigosos do planeta para tentar limpar o seu nome.

Resident Evil 7

resident-evil-7-LEPOP

Resident Evil 7 volta a suas origens e traz a perspectiva em primeira pessoa, o game foi produzido com o motor gráfico RE engine (Reach for the moon Engine) da Capcom e incorpora elementos de jogabilidade conhecidos da franquia, com a exploração e a atmosfera tensa que deram origem ao termo “survival horror”, ao mesmo tempo que mostra uma completa atualização dos sistemas interativos, elevando a experiência de horror de sobrevivência.

Na trama você encarna Ethan Winters que segue para uma região no interior dos Estados Unidos em busca de sua esposa, no local Ethan é recepcionado pela família Baker e passa a travar uma luta desesperada para sobreviver.

Resident Evil 7 foi lançado inicialmente para PlayStation 4 (compatível com VR Mode), Xbox One e Windows PC em 2017. No mesmo ano, o título também ganhou a versão Gold Edition com conteúdos adicionais inclusos, como End of Zoe e Not a Hero, que expandem sua história. Já em 2018 foi a vez do Nintendo Switch receber a sua própria edição, Resident Evil 7 Cloud Version, que funciona por meio de streaming e conta com um modo de aluguel. Todas as versões têm menus e opção de legenda em português do Brasil.

E aí, curtiu? Então não deixe de acompanhar os próximos vídeos do LEPOPGAMES aqui no LEPOP.

Acompanhe mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

E não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Instagram, no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades.

Até o próximo LEPOPGAMES.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.