LE|POP
JOSEFINA-TROTA-BANNER-LEPOP

ROTEIRISTA ARGENTINA, JOSEFINA TROTTA É A CONSULTORA DA TERCEIRA EDIÇÃO DA “RESIDÊNCIA BASE”

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA TERMINAM ESSA SEMANA

JOSEFINA-TROTA-IMAGEM-LEPOP

Roteirista de filmes como Meu nome é Bagdá (2019) de Caru Alves de Souza, O Livro dos Prazeres (2019) de Marcela Lordy e da série, Manhãs de Setembro (AMAZON Prime Video, 2021), Josefina Trotta será a consultora da terceira edição da Residência Base, um programa gratuito, que estimula o diálogo entre roteiristas promovendo rodas de conversas e consultoria especializada, que tem como objetivo desenvolver roteiros cinematográficos, e dar oportunidade a novos talentos.

Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha, e enviar um argumento de longa-metragem de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas. As inscrições têm um número limitado de projetos, por isso é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes. Uma comissão julgadora escolhida pela RESIDÊNCIA BASE FILMES selecionará os projetos para a segunda etapa de entrevistas, e a partir dela, cinco projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados.

Na edição de 2019, a RESIDÊNCIA BASE FILMES recebeu mais de 300 projetos, e sua edição anterior, que aconteceu em 2013, contou com projetos como “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, e “Pela Janela”, de Caroline Leone.

A ideia para a residência surgiu a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, que participaram de projetos internacionais semelhantes. Desde a última edição, juntou-se a eles o produtor Fernando Sapelli. Ao proporcionar uma semana de imersão, em um espaço de inspiração e em contato com a natureza, amplia-se a experiência criativa.  “RESIDÊNCIA BASE está na contramão da pressa das cidades pois proporciona ao selecionado um tempo de reflexão sobre sua história”, explica Thereza Menezes sobre os objetivos do projeto.

E Esmir Filho complementa: “Os principais diferenciais da RESIDÊNCIA BASE FILMES são: o deslocamento do participante do ambiente de sua casa e trabalho para uma IMERSÃO NA NATUREZA; a consultoria individual ao AR LIVRE; a energia criativa que ronda a casa quando todos estão trabalhando em seus roteiros; e a convivência nos espaços comuns que levam ao diálogo e potencializam os projetos.”

Os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela (Tremembé), de 19 a 25 de setembro, trabalhando em seus projetos com consultoria especializada. Também por conta da pandemia, os participantes serão testados antes e após a estadia, e deverão seguir os protocolos de segurança e as orientações da OMS para prevenção da COVID-19.

A RESIDÊNCIA BASE FILMES é um programa realizado com patrocínio da BONFIO, apoio do Projeto Paradiso, Pousada Fazenda Maristela e Navega. E produzido pela Claraluz Filmes e Saliva Shots.

Para saber mais sobre a primeira edição: https://vimeo.com/74461065

Para saber mais sobre a segunda edição: https://vimeo.com/363349593


SERVIÇO

3ª edição do programa RESIDÊNCIA BASE FILMES

Inscrições: 19 de junho a 06 de agosto

www.residenciabase.com

Residência Base: 19 a 25 de setembro

Local: Fazenda Maristela (Tremembé)

Realizadores: Esmir Filho, Fernando Sapelli, Mariana Bastos e Thereza Menezes

Biografia da consultora JOSEFINA TROTTA:

Josefina Trotta, argentina, é roteirista profissional há 15 anos. Estudou roteiro na Universidade da Califórnia e foi bolsista da Fundación Carolina (Programa Ibermedia) no Curso de Desenvolvimento de Projetos Iberoamericanos 2005.

Escreveu os filmes Meu nome é Bagdá (2019) de Caru Alves de Souza ganhador do Grand Prix de Melhor Longa-metragem da 70 Berlinale Generation, O Livro dos Prazeres (2019) de Marcela Lordy ganhador do prêmio de Melhor Roteiro do 27 Festival de Vitória, O pastor e o guerrilheiro (2019) de José Eduardo Belmonte, El día trajo la oscuridad (2014) de Martin Desalvo, e foi roteirista colaboradora do filme La Vingança (2016) de Fernando Fraiha. Como criadora e roteirista de televisão, se destacam as séries Manhãs de Setembro (AMAZON Prime Video, 2021), Amigo de Aluguel (NBC UNIVERSAL, 2018), Destino (HBO, 2018) e Casados con Hijos (TELEFÉ ARGENTINA, 2007).


SOBRE OS REALIZADORES

ESMIR FILHO

Esmir Filho é formado em cinema e fundou a Saliva Shots em 2011. Nela participou da criação e direção geral de diversas obras em vários formatos – videoclipe, televisão, teatro, instalações e cinema. Seu longa “Os Famosos e os Duendes da Morte”, distribuído pela Warner Bros. no Brasil, foi selecionado pelos festivais de Berlim e Locarno e vendido para mais de 5 países, além de ter ganhado o prêmio de melhor filme no Festival do Rio. Seu curta “Alguma Coisa Assim” foi premiado no Festival de Cannes em 2006, enquanto “Saliva” esteve na corrida pela vaga no Oscar de 2008. Em 2016 realizou seu segundo longa com Mariana Bastos, uma coprodução Brasil e Alemanha, também premiada no Festival do Rio. Atualmente prepara-se para lançar “Verlust – Estado de Praia”, seu terceiro longa, uma coprodução Brasil e Uruguai, em conjunto com a Globo Filmes.


FERNANDO SAPELLI

Fernando Sapelli é formado em Cinema e Novas Mídias, assim como artes dramáticas pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Em Los Angeles, trabalhou na produtora Appian Way, do ator Leonardo Di Caprio, e na Sony Pictures Television. Em 2010, Fernando iniciou o projeto People of Change, focado na documentação do trabalho de organizações não governamentais, e seus esforços para mudar a sociedade positivamente, em mais de 15 países. Em 2014 fundou a produtora Claraluz Filmes. Desde que a produtora iniciou suas atividades, já produziu longas metragens como “Exodus – De Onde Eu Vim Não Existe Mais” (2016), dirigido por Hank Levine e com estreia na Mostra Internacional de São Paulo, e “Alguma Coisa Assim” (2017), dirigido por Esmir Filho e Mariana Bastos, com estreia no Festival do Rio onde recebeu o prêmio de melhor edição. Já produziu séries de televisão, como “Filosofia Pop (Segunda Temporada)” (2019) e conteúdo seriado para empresas como TAP Airlines e Google. Em 2020 lançou como produtor a série original Netflix “Boca a Boca”. Atualmente, está em finalização dos longas “Raquel 1,1”, de Mariana Bastos e “La Parle”, uma co-produção Brasil-França.


MARIANA BASTOS

Atualmente trabalha no desenvolvimento de seu segundo longa-metragem, “Raquel 1,1”, um suspense bíblico pop produzido pela Claraluz Filmes. Escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem “Alguma Coisa Assim”, uma coprodução Brasil – Alemanha, ao lado de Esmir Filho, a partir do curta homônimo premiado no Festival de Cannes. Roteirizou e assumiu a Direção Geral da série de doc-reality “Expedição Xingu”, para a Rede Globo – Fantástico. Trabalhou para grandes produtoras e emissoras do Brasil como Paranoid BR, Barry Company, Globomedia, Saliva Shots, Rede Globo, GNT, Sony, entre outras. Foi roteirista da série “Tudo o que é Sólido Pode Derreter”, da TV Cultura. Venceu por duas vezes o concurso de roteiros do Festival Cultura Inglesa, o que lhe permitiu realizar curtas-metragens (“Perto de Qualquer Lugar”, em 2007, e “Sete Anos Depois”, em 2014) premiados em vários festivais nacionais e internacionais. É uma das autoras do hit da internet “Tapa na Pantera”, com mais de 10 milhões de acessos no Youtube.


THEREZA MENEZES

Dirigiu o curta-metragem documental “SABA”, juntamente à Gregório Graziosi, que entrou na seleção do Cinefondation da 60a edição do Festival de Cannes. Trabalhou como editora e produtora durante alguns anos até entrar como sócia na produtora Saliva Shots e trabalhar como produtora executiva de diversos projetos, entre eles, programas de TV, vídeos clipes e longas metragens. Como produtora executiva, lançou dois longas-metragens: “Eu Nunca” (2015), dirigido por Kauê Telloli e “Alguma Coisa Assim” (2017), dirigido por Esmir Filho e Mariana Bastos – além de diversos programas de televisão para GNT e SESCTV. Em 2020, lançou, através de novo selo Fetiche Features, a série original da Netflix “Boca a Boca” e o filme “VERLUST” de Esmir Filho com Andrea Beltrão e Marina Lima, pela Saliva Shots, em co-produção com a Casa de Cinema de Porto Alegre. Desde 2016, está a frente do bloco de carnaval Pagu que hoje é um dos maiores blocos da cidade.


(Texto e Imagens: Divulgação)

Siga o LEPOP nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube | InstagramTelegram

Curtiu? Então, compartilhe com seus amigos. Fala da gente pra mais gente. Isso nos ajuda bastante; e se você gostou, muito provavelmente conhece uma galera que também vá gostar.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Agora, se quer ouvir a gente opinando, reclamando e palpitando, então o LEPOPBOX é o que você procura.

TODAS AS NOSSAS REDES SOCIAIS ESTÃO AQUI

Muito obrigado e até a próxima.


Nicolas Barreto Maia

Formado em Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.