Le|Pop
SHURATO | CURIOSIDADES 1

SHURATO | CURIOSIDADES

Vamos dar um relembrada nesse anime das antigas exibido na saudosíssima Rede Manchete, Shurato foi muitas vezes acusado de copiar Cavaleiros do Zodíaco até por ter um jeitão bem parecido.
Será que na prática é isso mesmo? Bora saber mais!

SHURATO | CURIOSIDADES 2

A série na TV

Shurato estreou na Rede Manchete em junho de 1996, com o objetivo claro de pagar carona no sucesso de Saint Seiya, que já estava em seu segundo ano de exibição. A série também era baseada em guerreiros que usavam armaduras e tinham conexões com deuses (mitologia hinduísta).

No Japão, Shurato foi produzido por uma concorrente da produtora de CDZ, mas tanto lá quanto aqui no Brasil a série sempre foi considerada uma substituta de cavaleiros, mesmo assim, manteve uma boa audiência nos dois países onde conquistou sua própria fã base.

A série era exibida em dois horários na Manchete, às 10h15 e reapresentada às 18h45 diariamente. A pouca quantidade de episódios, no entanto, não ajudou muito Shurato e o anime não conseguiu atingir a mesma repercussão que seu antecessor Cavaleiros do Zodíaco, tendo seus episódios inéditos rapidamente esgotados. A série foi reprisada até 1999, ano em que a Manchete foi vendida.

SHURATO | CURIOSIDADES 3

Detalhes sobre a série

O nome da original da série é Tenkū Senki Shurato ou traduzindo para o português: As crônicas da Guerra Celestial: Shurato, foi criada por Hiroshi Kawamoto e adaptada para anime pela Tatsunoko Productions.

O mangá de Shurato começou a ser publicado na revista Shōnen King da editora Shōnen Gahosha. Estreou na TV Tokyo em 6 de abril de 1989 e continuou até 18 de janeiro de 1990, chegando a 38 episódios, seu final só foi mostrado na série de OVAsSōsei e no Antō, de 1991. Os países em que obteve maior sucesso foram Japão, França e Brasil.

A obra de Hiroshi Kawamoto possui uma grande carga inspirada na mitologia hindu, já que a maior parte da história se passa numa dimensão paralela chamada de Mundo Celestial que mantêm relação energética com a Terra, o mundo celestial é governado por Vishnu conhecida pelos hindus como a deusa restauradora da ordem e da paz que tem como sua arque-inimiga a deusa Shiva governante de Asra.

SHURATO | CURIOSIDADES 4

A história

Ao final de um torneio de artes marciais, onde Shurato Hidaka e Gai Kurok, dois grandes amigos, estão se enfrentando quando de repente são levados para uma dimensão paralela, conhecida como Mundo Celestial, onde a tecnologia moderna não existe e, ao invés disso, as pessoas dependem de seus Souma, uma forma de energia espiritual bem parecido com o cosmo de cdz.

Shurato (Rei Shura), logo acorda neste novo ambiente e conhece Rakesh, que se diz apaixonada por ele. Não demora muito e Gai (Rei Yasha), aparece vestido com uma estranha armadura (conhecida como Shakti) e tenta matá-lo. Na luta, Shurato encontra um pequeno artefato em forma de leão, que se transforma em sua armadura, mas as coisas ficam difíceis e Leiga (Rei Karla) aparece para salvar a todos levando Rakesh e Shurato para junto de Vishnu. No palácio celestial (morada de Vishnu), é revelado que Shurato pertence ao grupo dos Oito Guardiões Divinos do Povo de Deva.

SHURATO | CURIOSIDADES 5

Curiosidades

Shurato possuí algumas particularidades bem interessantes, vamos listar algumas delas na sequencia:

  • Na dublagem em português, o nome do deus Brahma foi modificado para Brafma. Por conta da cerveja, acharam melhor realizar a alteração.
  • Marcelo Campos o dublador de Shurato, deu um toque de Bruce Lee nos gritos do personagem.
  • Leiga um dos personagens da série, na verdade se chama Reiga, o rei Garuda. Aqui no Brasil talvez com o intuito de facilitarem a pronúncia, deixaram como Leiga, o rei Karla.
  • Não é novidade que Shurato tem semelhanças com Cavaleiros do Zodíaco, uma dessas semelhanças seriam entre os personagens Fudou Myuo (cdz ômega) e Akalanata de Fudou Myou (Shurato).
  • Shurato tem fãs na Clamp e inspirou a criação das Guerreiras Mágicas de Rayearth e Rg Veda.

Bom galera, essas foram algumas das informações a respeito do anime, quem não conhece, fica a dica, vale a pena e a história te prende do começo ao fim.

Acompanhe mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

E não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube, curtir nossa página no Facebook, seguir a gente no Instagram, no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.