Le|Pop
STREET-FIGHTER-LEPOP

STREET FIGHTER II V | CURIOSIDADES

Street Fighter II V ou conhecido no Brasil como Street Fighter Victory foi exibido pelo SBT na década de 90 e nos anos 2000 pelo Cartoon Network. Para a galera mais saudosista, esse anime traz boa lembranças, mas o que poucos sabem é que SF II V foi um substituto de outro desenho por aqui, bora saber mais!

street-fighter-LEPOP

ANIME

O anime é baseado no game Street Fighter II. foi produzido pela empresa GROUP TAC e dirigido por Gisaburo Sugii que dirigiu também o filme Street Fighter II: The Animeted Movie. A série conta com 29 episódios e foi exibida pela primeira vez no Japão em 1995, na Yomiuri Tv. Uma adaptação americana da série também foi produzida em 1996 pelo grupo de dublagem Animaze e Manga Entertainment, foi lançado na Austrália e nos EUA como uma série de fitas VHS em 1997-1998. Cada fita incluía três episódios e foi lançada em uma versão dublada e outra legendada Em 1997, a ADV Films produziu uma dublagem em inglês exclusivamente para o mercado do Reino Unido.

Em 2017 o anime foi adquirido pela Netflix. Em Portugal o anime foi transmitido em 2001 na Sic Radical.

Street-Fighter-II-Victory-LEPOP

Sucesso? Nem tanto…

A série não agradou tanto assim ao público lá fora e com a falta de patrocinadores a qualidade despencou. Episódios “resumo” começaram a ser produzidos para se levar o anime até um final não decepcionante. Isso funcionou, porque a luta final ficou muito boa, os últimos centavos da produção foram utilizados para não se perder o trampo como todo. Dizem que para medir a falta de grana, era só lembrar que Ryu ficava um episódio inteiro concentrando o Hadouken. Se for verdade mesmo, a coisa tava ruim, mas não podemos esquecer também que Goku levou um século pra fazer a Genki Dama, seria isso uma indicação também de que as coisas não estavam boas em Dragon Ball Z? Duvido muito!

TRAMA

O centro da trama são os amigos Ryu e Ken, ambos com 17 anos, saem pelo mundo e “esbarram por acaso” com os outros personagens do game (todos mais ou menos na mesma média de idade). O jovem Ryu recebe uma carta de seu amigo Ken, convidando-o pra ir aos EUA. A partir daí, os dois passam a visitar vários países do mundo, conhecendo outros lutadores, na companhia de Chun-Li, que na série possuí 15 anos. Resumindo tudo, o anime consiste em trazer o trio de encontro com outros personagens bem conhecidos nos games, enquanto temos uma organização secreta, Shadaloo, tocando o terror.

street-fighter-1-LEPOP

NO BRASIL

No Brasil o anime fez sucesso, mas o que pouca gente sabe é que na época, a emissora de Silvio Santos negociou uma coisa e entregaram outra, bom o negócio foi mais ou menos assim, com o sucesso do filme de Street Fighter protagonizado por Jean-Claud Van Damme, os americanos lançaram uma série animada que aqui foi chamada de Street Fighter Game, onde Guile novamente era o personagem principal. Acontece que a séria ainda não tinha estreado no EUA e o SBT firmou um acordo com a Columbia Tristar (Sony) para exibí-lo por aqui. Só que a distribuidora não esperava que os americanos fossem reter o material, já que a série ainda estava sendo exibido nos EUA e deveria haver uma janela pra exibição fora do país. O SBT não abriu mão de ter o desenho e exigiu que o material fosse entregue, a solução encontrada pela produtora foi ir até o Japão e trazer Street Fighter II V que ainda estava em exibição por lá! Isso acabou fazendo de SFII V o anime que mais rápido deu as caras aqui (5 meses depois da estréia no Japão) e também o 1º anime a estrear pós-fenômeno Cavaleiros do Zodíaco.

SFII V não é nenhuma pérola da animação japonesa mas não deve ser encarado como mais um anime que passou por aqui. Se a série não viesse, o SBT não teria visto o quanto um anime proporciona de Ibope (Street chegou a ter picos de 18 pontos nas manhãs de domingo! ) e provavelmente não teria trazido as Guerreiras Mágicas de Rayearth, Fly e Dragon Ball. A Flashstar também não teria se empolgado com as vendas e apostado no lançamento de animes pro mercado de vídeo.


LISTA DE EPISÓDIOS

01 – A viagem, um convite a São Francisco
02 – O ás da Força Aérea
03 – Duelo em Hong Kong
04 – O inferno de Hong Kong
05 – Um homem chamado dragão voador
06 – O segredo das artes marciais
07 – A vingança de Ashura
08 – A sombra do terror
09 – Karate contra Muai Tai
10 – O mensageiro das trevas
11 – Na trilha das feras
12 – A caverna do demônio
13 – Em busca do Hadouken
14 – O Príncipe Sanguinário
15 – Encontro de gigantes
16 – A mascara do poder
17 – Os tentáculos da morte
18 – A bela assassina
19 – Agentes secretos
20 – O poder inimaginável do corpo
21 – Os prisioneiros do castelo
22 – A manifestação do Hadouken
23 – O brilho misterioso
24 – O reencontro com o pesadelo
25 – A luta violenta
26 – A morte do amigo
27 – A colisão de energias
28 – O domínio de Bison
29 – A batalha final


EPISÓDIO 01

Street Fighter II Episodio 01 - A Viagem, Um Convite à São Francisco

Bom galera, espero que tenham curtido quem quiser acompanhar os episódio pelo youtube, deixamos o primeiro episódio aí, só lembrando também que a Netflix também está com o anime em seu catálogo. Boa diversão!

Siga o LEPOP nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube | Instagram | Telegram

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.
Agora, se quer ouvir a gente opinando, reclamando e palpitando, então o LEPOPBOX é o que você procura.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP. E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

Muito obrigado e até a próxima.


Carlo Barbagalo

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e Educação física, gosta de musculação e artes marciais. Atualmente está focado em seu desenvolvimento pessoal e nas horas vagas coleciona figuras de ação de tokusatsus, curte games, cinema e séries.