Le|Pop
VAGA-CARNE-BANNER-LEPOP

VAGA CARNE, MÉDIA-METRAGEM DE GRACE PASSÔ E RICARDO ALVES JR., SERÁ EXIBIDO SÁBADO NO FESTIVAL DE BERLIM

O FILME ESTREIA NO BRASIL EM SESSÃO DUPLA JUNTO A SETE ANOS EM MAIO, DE AFFONSO UCHÔA, EM 19 DE MARÇO

VAGA-CARNE-POSTER-LEPOP

Dirigido pelos mineiros Grace Passô e Ricardo Alves Jr, VAGA CARNE é uma transcriação para as telas do monólogo teatral homônimo, também interpretado por Passô. O média-metragem foi o escolhido para a sessão de abertura da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes e está na programação da 70a edição do Festival de Berlim, que começa essa semana na Alemanha.

As sessões de VAGA CARNE em Berlim acontecerão nos seguintes dias e locais (horário da Alemanha):

Sábado, 22 de fevereiro, 12:30 – Kino Arsenal 1
Domingo, 23 de fevereiro, 17:00 – Silent Green Kulturquartier

A distribuição do filme no Brasil é da Embaúba Filmes, distribuidora sediada em Belo Horizonte, dirigida por Daniel Queiroz, que realiza uma seleção criteriosa, buscando obras para distribuição que considera fundamentais no cenário contemporâneo brasileiro mas que, por vezes, enfrentam dificuldades para chegar a um público mais amplo. “Os médias-metragens geralmente tem dificuldade para serem exibidos até mesmo nos festivais de cinema. Estes dois filmes (Vaga Carne e Sete Anos em Maio), além de serem produzidos por importantes artistas da cena mineira, possuem diversos pontos de diálogo e me pareceu que a reunião dos dois, numa mesma sessão, faria muito sentido, para além de permitir a estreia comercial, em salas de cinema.”, explica Daniel Queiroz.


SOBRE VAGA CARNE

O filme é uma transcriação cinematográfica da peça teatral com mesmo nome (peça que teve carioca prêmios, dentre eles o Prêmio Shell RJ, Prêmio Questão de Crítica, Prêmio Leda Maria Martins, Prêmio Cesgranrio). “Este ‘desejo de cinema’, esse movimento de articulação de uma linguagem à outra é o que movimenta essa construção”, diz Grace Passô.

Os diretores Ricardo Alves Jr. e Grace Passô são parceiros antigos no cinema e no teatro. Juntos já dirigiram peças teatrais e, no cinema, Grace atuou em “Elon Não Acredita na Morte”, dirigido por Ricardo. A ficha técnica é também formada por parceiros de trabalho de ambos. “Um trabalho artístico é sempre um movimento que se relaciona com trabalhos anteriores e o parceiros viabilizam esse movimento criativo”, diz Grace

A produção tem uma abrangente questão social dentro do atual contexto brasileiro, com termos e ideias que rondam as reflexões sobre a nossa sociedade. Para a diretora, “São questões fundamentais e bem antigas, mas que atualmente têm sido pautadas em grupos que não as refletiam antes. A noção de identidade é uma delas e no filme o desejo de uma mulher por encontrar suas identificações sociais não é só afirmativo, cheio de certezas e forte, como alguns querem crer. O desejo de nomear-se é essencial, não é sequer uma escolha e, portanto, o olhar político para si mesma é uma necessidade de sobrevivência: existencial e social”. 

As várias linguagens que o texto possibilita é um dos grandes destaques da história, para Ricardo Alves Jr. “O movimento de articulação de uma linguagem a outra é o que torna essa construção interessante. O texto da peça também foi publicado, pela editora Javali. Portanto, VAGA CARNE transita entre três linguagens, a literatura, teatro e o cinema”.


OS DIRETORES

Grace Passô, nascida em 1980 em Belo Horizonte, é diretora, dramaturga e atriz. Trabalha em parceria com artistas e companhias de teatro. Como dramaturga, seus textos foram publicados em francês, espanhol, mandarim, inglês e polonês. Por suas realizações em atuação – tanto no teatro quanto no cinema – a artista recebeu vários prêmios.

Ricardo Alves Jr., nascido em 1982 em Belo Horizonte, é cineasta, produtor e diretor de teatro que começou dirigindo curtas-metragens que foram exibidos e ganharam prêmios em vários festivais internacionais, entre eles Semana da Crítica do festival de Cannes, Berlinale, Locarno e Rotterdam. Estreou no cinema em 2016 com Elon Não Acredita na Morte, exibido em festivais no Brasil, América Latina, China e Europa. Ele é produtor de Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, que já foi exibido em mais de 30 festivais ao redor do mundo e ganhador do prêmio especial de júri da mostra um certo olhar do festival de Cannes 2018


VAGA CARNE

Ficção | 2019 | Brasil| Cor | 45 minutos
Direção: Grace Passô, Ricardo Alves Jr.
Roteiro: Grace Passô
Direção de Fotografia: Andrea Capella
Montagem: Gabriel Martins
Música: Barulhista
Desenho de Som: Pedro Durães
Direção de Arte: Grace Passô, Ricardo Alves Jr.
Figurinos: Luiz Dias Simões
Maquiagem: Gabriela Dominguez, Tásia d’Paula
Direção de Produção: Nina Bittencourt
Produção: Grace Passô, Ricardo Alves Jr., Nina Bittencourt, Fernanda Hallak, Raquel Hallak
Produção Executiva: Nina Bittencourt.


SOBRE A EMBAÚBA FILMES

A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. A empresa é dirigida por Daniel Queiroz, que vem de uma experiência prévia de mais de 10 anos como programador de cinema. Queiroz é um dos coordenadores da Semana de Cinema, que acontece no Rio de Janeiro e trabalhou anteriormente no Cine Humberto Mauro, no Cine 104, no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e no Festival de Brasília, dentre outros. A Embaúba possui, em seu catálogo, premiados filmes como Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messara; Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes, No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins e Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado. A distribuidora busca se diferenciar pela qualidade dos filmes lançados, apostando em obras de grande relevância cultural e política.


(Texto e Imagens: Divulgação)

DIAMOND FILMS DIVULGA PÔSTER DE ‘MIDWAY - BATALHA EM ALTO MAR’ 2

E aí, curtiu? Então compartilhe com geral e mostre o LEPOP pra mais gente.

Se você é novo(a) por aqui, aproveite pra conhecer mais do LEPOP:
Gosta de Contos e Literatura? Então conheça o CRONICANDO
Gosta de Games? Então dê uma conferida no LEPOPGAMES e no QUICK MATCH
Gosta de Podcast? Então ouça o LEPOPCAST.
Gosta de Action Figures? Então acompanhe o LEPOP ACTION REVIEW.

Se depois de tudo isso você viu que vale a pena acompanhar o nosso trabalho, se inscreve lá no nosso canal do YouTube, dá uma curtida na nossa página no Facebook, segue a gente no Instagram e no Twitter. Assim você fica por dentro de todas as novidades daqui do LEPOP.  E pra não perder nenhuma notificação você pode entrar no nosso canal no Telegram.

E se você gosta de cinema e séries:

Aproveite também pra ler nossas críticas


Nicolas Barreto Maia

Formado em Educação Física, apaixonado por esportes e games, me aventurando no universo das séries e do cinema.